Estoril Classics: rentrée da Fórmula 1… históricos

Michael Lyons e o seu Mclaren M24 dominam a primeira corrida do fim-de-semana, com a Lotus e Williams de volta ao Estoril com intensa batalha.

(auto.look2010@gmail.com)

Dia 9 de Outubro. Passava cerca de meia hora das 14h00 quando os 13 carros que compõem o pelotão da Classic GP – Pre 1986 receberam a luz verde para arrancar para a primeira corrida do fim-de-semana. Recorde-se que a qualificação que decorreu na sexta-feira, Michael Lyons obteve a “pole position” de forma magistral. O piloto do Mclaren M26 deixou Mark Hazel e Steve Brooks, em Williams FW08C e Lotus 91 respectivamente, no seu espelho retrovisor.

Como manda a regra, a partida da corrida de Fórmula 1 Históricos deu-se de forma parada e Michael Lyons foi o mais rápido na reação ao semáforo chegando com o seu Mclaren à travagem da curva 1 com uma vantagem confortável para os seus dois adversários que seguiam logo atrás. Michael Lyons mostrou toda a sua mestria ao volante do seu fórmula construindo uma vantagem de 40 segundos vencendo o primeiro desafio do fim-de-semana.

Mark Hazel que arrancava na linha da frente da grelha em conjunto com o piloto do Mclaren, no entanto o piloto do Williams FW08C falhou o arranque permitindo que Steve Brooks se adiantasse com o seu Lotus 91. Este duo de pilotos batalharam ao longo dos 20 minutos de corrida, providenciando um espectáculo de som, Fair Play e emoção que nos remetia para décadas passadas.

Brooks foi o segundo piloto a receber a bandeira axadrezada seguido de Hazel a um escasso segundo. Brooks, no final, confessou que «foi uma corrida muito divertida numa pista fantástica, o Mike (Hazel) não me deixou respirar um bocadinho, tenho que lhe dar os parabéns pois fez uma corrida fantástica». «Espero que todo o público presente tenha gostado tanto como eu».

Hazel confessou que andou a corrida toda a tentar passar o piloto do Lotus 91 com as cores da John Player Special: «Foi correr atrás do prejuízo, pois falhei o arranque, estava muito calor mas acabo muito satisfeito pois foi uma corrida muito divertida. Só espero que amanhã seja igual, mas comigo à frente», brincou o piloto britânico.

Mark Devis foi o quarto classificado, o sempre bem-disposto piloto belga ao volante do seu Surtees TS16. Quem seguiu o piloto foi Mister John of B, o reservado piloto francês levou o seu Ligier JS J11/15-04 ao terceiro posto da classe B, dedicada a carros com fundo plano ou efeito de solo.

Vincent Rivet, Paul Tattersall, Phillipe Bonny e Judy Lyons completaram a classificação da primeira corrida dedicada aos Fórmula 1 Históricos. Frederick Lajoux e Chris Perkins sofreram problemas técnicos nos seus monolugares, o que levou ao abandono dos dois pilotos.

Este domingo, os Fórmula 1 Históricos voltam à acção com a derradeira corrida, às 13h25, e pode acompanhar tudo ao vivo no Paddock do Estoril Classics com os bilhetes à venda na bilheteira do circuito a partir da 9h00. Pode também acompanhar ao segundo no Live Stream no Facebook do Estoril Classics ou no Youtube da Race Ready.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *