Lando Norris derrotou Verstappen em Miami
O piloto britânico foi bafejado pelo “safety car”, na metade do Grande Prémio de Miami, para lograr o triunfo no duelo com Max Verstappen. O piloto pôs fim a um jejum de quase três anos, desde Daniel Ricciardo, em Itália, em 2021, para colocar a McLaren na rota das vitórias.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Foram precisos 110 Grandes Prémios para o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) inscrever o seu nome na lista de vencedores da F1, triunfo alcançado numa corrida em que soube aproveitar as circunstâncias para dominar a partir da saída do “safety car”.
Foi o regresso da McLaren ao lugar mais alto do pódio, o que não sucedia desde o Grande Prémio de Itália de 2021, efectuado em Monza, onde o australiano Daniel Riccardo foi o vencedor
Curiosamente, o responsável pela entrada em acção do “safety car” virtual começou por ser o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) quando alargou a trajetória numa das curvas e derrubou um meco, que marcava os limites da pista, o qual para alem de ter ficado caído no asfalto, afectou a asa dianteira do Red Bull e impediu o neerlandês de discutir a vitória.
Só que, logo a seguir, o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e o americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes) tocaram-se e o “safety car” virtual, passou a “safety car” real, com Lando Norris a aproveitar o facto de já ter passado pelo lugar do acidente para ir às “boxes” trocar de pneus e regressar à pista no comando, posição que não mais perdeu.
No momento do arranque, Max Verstappen não desperdiçou o facto de largar da “pole position” e assumiu o comando da corrida até ao momento em que parou para trocar os pneus, tendo regressado à pista na quarta posição, o que lhe permitia manter o controlo da corrida e esperar pela paragem dos seus adversários.
Nessa altura foi o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) a assumiu o comando, para o ceder ao inglês Lando Norris, quando foi a sua vez de parar. A partir daí e da troca de pneus, Lando Norris resistiu ao ataque de Max Verstappen quando a corrida recomeçou. O inglês foi ganhando tempo ao seu perseguidor e garantiu o triunfo, à frente do bicampeão do mundo, que foi o piloto que mais pontos arrecadou no fim-de-semana.
O segundo lugar permitiu ao piloto neerlandês aumentar a vantagem sobre o Sergio Perez (Red Bull/Honda), que terminou em quinto, para 35 pontos, depois do mexicano ter estado muito perto de provocar uma grande confusão no pelotão na primeira curva, com o piloto a seguir para a escapatória sem tocar em nenhum opositor.
Entre os dois pilotos da marca de bebidas energéticas colocaram-se os dois Ferrari, com o monegasco Charles Leclerc à frente do espanhol Carlos Sainz. Na fase inicial da corrida, o piloto madrileno deu a sensação de ser o mais rápido que o seu colega de equipa, motivando, muito provavelmente, poder haver uma maior afluência de público dentro de 15 dias no traçado de Imola, palco da próxima corrida.
O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) garantiu o sexto lugar, dois lugares à frente do seu colega de equipa e compatriota George Russell (Mercedes), com o japonês Yuki Tsunoda (VBCAR01/Honda) a intrometer-se entre os dois pilotos ingleses.
Já o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que saiu de 15.º, e o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault), a ficarem nos restantes lugares pontuáveis, com este último a conquistar o primeiro ponto para a equipa.
FICHA DA PROVA
Prova – Crypto.com Miami Grand Prix
Circuito – Miami International Autodrome
Extensão – 308,326 km = 57 x 5,412 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1 volta (5,412 km), em 1’27,241” (223,326 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’27,241”; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’27,382”; 2.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’27,455”; Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), 1’27,460”; 3.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’27,594”; Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’27,675”; 4.ª linha: George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1’28,067”; Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’28,107”; 5.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’28,146”; Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’28,192”; 6.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’28,222”; Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’28,324”; 7.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’28,371”; Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’28,413; 8.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’28,427”; Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’28,463”; 9.ª linha: Logan Sargeant (Williams (FW46/Mercedes), 1’28,487”, Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’28,619”; 10.ª linha: Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’28,824”; Daniel Riccardo (VCARB01/Honda), 1’28,617”
Nota – Daniel Riccardo (VCARB01/Honda) penalizado em três lugares, por ter efectuado uma ultrapassagem em situação de bandeiras amarelas no Grande Prémio da China
Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 23.ª volta; Oscar Piastri, da 24.ª à 27.ª volta; Lando Norris, da 28.ª à 57.ª volta
Volta mais rápida – Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) 1 volta (5,412 km), em 1’30,634” (214,965 km/h)
Vencedor – Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 57 voltas (308,326 km), em 1.30’49,786” (203,669 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Lando Norris | McLaren MCL38 | Mercedes | 1’30’49,786″ |
2.º | Max Verstappen | Red Bull RB20 | Honda | a 7,612″ |
3.º | Charles Leclerc | Ferrari SF-24 | Ferrari | a 9,920 |
4.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-24 | Ferrari | a 11,407″ |
5.º | Sergio Perez | Red Bull RB20 | Honda | a 14,650″ |
6.º | Lewis Hamilton | Mercedes W15 | Mercedes | a 16,585″ |
7.º | Yuki Tsunoda | VCARB01 | Honda | a 26,185″ |
8.º | George Russell | Mercedes W15 | Mercedes | a 34,789″ |
9.º | Fernando Alonso | Aston Martin AMR24 | Mercedes | a 37,107″ |
10.º | Esteban Ocon | Alpine A524 | Renault | a 39,746″ |
11.º | Nico Hulkenberg | Haas VF-24 | Ferrari | a 40,789″ |
12.º | Pierre Gasly | Alpine A524 | Renault | a 44,958″ |
13.º | Oscar Piastri | McLaren MCL38 | Mercedes | a 49,576″ |
14.º | Gaunyu Zhou | Kick Sauber C44 | Ferrari | a 49,979″ |
15.º | Daniel Ricardo | VCARB01 | Honda | a 50,956″ |
16.º | Valtteri Bottas | Kick Sauber C44 | Ferrari | a 52,356″ |
17.º | Lance Stroll | Aston Martin AMR24 | Mercedes | a 55,173″ |
18.º | Kevin Magnussen | Haas VF-24 | Ferrari | a 1’04,683″ |
19.º | Alexander Albon | Williams FW46 | Mercedes | a 1’16,091″ |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 136 pontos; 2.º, Sergio Perez, 101; 3.º, Charles Leclerc, 98; 4.º, Carlos Sainz, 85; 5.º, Lando Norris, 83; 6.º, Oscar Piastri, 41; 7.º, George Russell, 37; 8.º, Fernando Alonso, 33; 9.º, Lewis Hamilton, 27; 10.º Yuki Tsunoda, 14; 11.º, Lance Stroll, 9; 12.º, Oliver Bearman, 6; 13.º, Nico Hulkekberg, 6; 14.º, Daniel Riccardo, 5; 15.º, Kevin Magnussen, 1 16.º, Esteban Ocon, 1.
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 237 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 189; 3.º, McLaren F1 Team, 124; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 64; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 42; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 19; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 7; 8.º, BWT Alpine F1 Team, 1.
Próxima prova – MSC Cruises Gran Premil del Made in Italy e Dell’Emilia-Romagna, dia 19 de Maio, no Autodromo Enzo e Dino Ferrari.