Velocidade moto

Estrelas do JuniorGP brilharam no Estoril

O FIM JuniorGP visitou, mais uma vez, o Autódromo do Estoril, com as jovens estrelas e futuros pilotos no MotoGP a brilharem na pista portuguesa ao do passado longo do fim de semana.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

O Autódromo do Estoril recebeu, no último fim de semana, a segunda ronda do ano do FIM JuniorGP, campeonato que dá acesso direto ao MotoGP, com as suas quatro categorias: a European Talent Cup (ETC), o Campeonato Europeu de Stock, o Campeonato Europeu de Moto2 e, a principal, o Campeonato do Mundo FIM JuniorGP em Moto3.

Os três dias de competição ficaram marcados por fortes aguaceiros que forçaram a organização a encurtar a distância de todas as corridas no domingo, reduzindo-as para dois terços do originalmente programado.

Ainda assim, nada disso impediu a festa de todos os vencedores. No caso da categoria mais baixa, a ETC, Carlos Cano foi o maior felizardo, ao alcançar o triplete de “pole position” mais vitória na primeira e na segunda corrida. A cereja no topo do bolo foi ainda ter assumido a liderança do campeonato. No fundo um fim de semana perfeito para o jovem espanhol de 15 anos.

No Campeonato Europeu de Stock, reservado a motos stock de 600 de cilindrada, o vencedor na única corrida foi, do também espanhol, Adrián Rodríguez, aos comandos de uma Yamaha R6, numa prova marcada por uma interrupção com bandeira vermelha.

Já no Campeonato Europeu de Moto2 disputaram-se duas corridas, onde as vitórias foram divididas. Na primeira, um dominante Mattia Casadei não deu qualquer hipótese à concorrência, celebrando com a sua Boscoscuro com uns impressionantes 12 segundos de vantagem. O italiano sai também do Estoril com a liderança da classificação do campeonato.

O troféu de vencedor da segunda corrida ficou para precisamente o piloto que o persegue diretamente no campeonato, o espanhol Roberto Garcia que esteve aos comandos de uma Kalex.

No evento principal, a corrida o Campeonato do Mundo FIM JuniorGP, quem saiu com a vitória foi Rico Salmela. O finlandês rompeu com a norma das corridas de Moto3 e venceu isolado, demonstrando um ritmo impressionante nas condições de asfalto desafiantes, naquela que foi a sua primeira vitória na competição para o homem da Husqvarna.

Em termos de portugueses, quatro marcaram presença na ronda do Estoril. No ETC, Afonso Almeida alcançou o 21.º lugar na segunda corrida, depois de ter sido desclassificado na primeira. Já Martim Marco, de Coimbra, não conseguiu garantir a qualificação para as corridas.

Depois no Europeu de Stock Gonçalo Ribeiro terminou na 11.ª posição, o seu melhor resultado de sempre neste campeonato. O maior destaque entre vai para Ivo Lopes, que recebeu uma chamada de última hora por parte de EasyRace Team para substituir o lesionado Brett Roberts. Na primeira corrida teve uma infeliz queda enquanto rodava num excelente 4.º lugar, já na segunda corrida alcançou a 10.ª posição, terminando assim no top10 e em lugares pontuáveis.

A próxima ronda do FIM JuniorGP será no Circuito da Catalunha, em Barcelona. Contudo ainda haverá mais uma visita a Portugal, com o Autódromo Internacional do algarve a receber a competição nos dias 21, 22 e 23 de junho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *