DAKAR

Rally Dakar com novidades para 2025

Considerada a maior e mais difícil competição de todo-o-terreno do mundo, a organização do Rally Dakar, versão 2025, começou hoje a revelar os primeiros “mandamentos” da competição na cidade catalã de Barcelona, cabendo esse desígnio a David Castera, diretor da prova.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A 47.ª edição do Rally Dakar vai permanecer na Arábia Saudita e será disputado entre os dias 3 e 17 de janeiro, com a cidade de Bisha, no sudoeste daquele país, a receber as verificações técnicas e administrativas, bem como o prólogo e a partida cerimonial.

O curto traçado cronometrado, que tem como objetivo definir a ordem de partida para a primeira das 12 etapas, serve de aperitivo de apresentação oficial das equipas, em Shubaytah, na região do Empty Quarter.

A principal novidade anunciada por David Castera é o traçado diferenciado para motos e automóveis em cinco dias do Dakar. O objetivo passa por aumentar a exigência de navegação para os veículos de quatro rodas, já que os primeiros não vão contar com as marcas deixados pelos pilotos das duas rodas. Por outro lado, a Amaury Sport Organisation teve em atenção o fator segurança para os pilotos de motos, que terão menos ultrapassagens pelos automóveis e UTV’s.

À semelhança do que sucedeu no início deste ano, também no próximo será concedido o conceito da etapa 48h Chrono, mas desta vez nos primeiros dias da competição. Contudo, a estrutura organizativa anunciou para esta etapa maior quilometragem no somatório dos dois dias, ou seja 950 km.

No final do primeiro dia, os participantes viajam para o acampamento mais próximo da sua posição e, sem informações externas, regressam ao terreno na manhã seguinte para completar a missão.

Refira-se que as habituais etapas “Maratona” vão fazer parte do Rally Dakar, mas desenhadas na fase intermediária da prova, em que pilotos e navegadores são os únicos que terão de efetuar a manutenção dos seus veículos.

Outra das grandes novidades está reservada para a última etapa. A partida será efetuada num enorme “lençol” de areia, de forma coletiva, ou seja, para automóveis, motos, UTV’s e camiões, partindo em blocos.

David Castera confirmou que no Rally Dakar de 2025 não haverá a categoria quad, tendo em conta a concentração de esforços na categoria de motos. O diretor de prova, no entanto, garantiu que os quad primam pela ausência na principal prova de Todo-o-Terreno mundial, mas fazem parte integrante do campeonato do mundo.

«Os quad vão continuar a competir nas corridas do campeonato do mundo, menos no Rally Dakar. No Dakar tomámos a decisão de acabar com a categoria Quad em 2025», referiu David Castera. O francês e diretor de prova do Rally Dakar explicou as razões que levaram a esta tomada de decisão tão penalizadora para muitos pilotos que sonhavam em competir na prova aos comandos dos seus quad.

«A decisão foi tomada porque queremos concentrar mais nas motos. Temos muitos, muitos pedidos dos pilotos e queremos concentrar mais neles. Temos poucos quads agora, não existe um fabricante que possa apoiar os pilotos, e é por isso que decidimos parar por agora», sublinhou.

Caso os fabricantes destes veículos decidam investir no apoio aos pilotos, o que, de acordo com David Castera, não acontece hoje em dia, a Amaury Sport Organisation poderá voltar atrás com esta decisão e permitir a participação dos quad no Dakar.

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