CLUBE ESCAPE LIVRE

Circuito das Beiras com lista de inscritos de luxo

A edição 2024 do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop vai para a estrada nos próximos dias 27 a 30 de junho. Para lá das novidades já apresentadas, conta com uma lista de inscritos de luxo com forte participação estrangeira.

carlos.sousa@autolook.pt

O Clube Escape Livre já tem tudo pronto para um evento que já está na história dos passeios de clássicos em Portugal. A segunda edição da era moderna do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, prova imaginada por Tavares de Mello em 1903, vai ligar a Guarda a Coimbra, Coimbra a Castelo Branco e regresso à Guarda.

Trata-se de uma mudança que cumpre a promessa feita pelo presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, de rodar o início do evento pelas capitais de distrito visitadas pelo percurso.

Por outro lado, a organização entendeu por bem estender o convite ao Moto Clube da Guarda para celebrar o 121.º aniversário da primeira corrida de “motocicletas” que ligou a Guarda a Coimbra. Os automóveis pré-guerra e pós-guerra inscritos vão ter, assim, a companhia das motos na primeira etapa do Circuito das Beiras, entre Guarda e Coimbra.

Sublinhando o sucesso da primeira edição do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop, o evento organizado pelo Clube Escape Livre ganhou dimensão internacional com uma lista de inscritos que mais que dobrou o número de carros pré-guerra e acolhe uma dezena de participantes estrangeiros.

Será um regalo para os adeptos de automóveis clássicos e para as populações das cidades, vilas e aldeias atravessadas pelos cerca de 400 quilómetros do percurso, observar automóveis com quase um século de existência.

E para ajudar as populações a seguirem o evento no percurso Guarda – Coimbra – Castelo Branco – Guarda, aqui ficam alguns dos locais por onde a caravana do Circuito das Beiras vai passar.

Na quinta-feira, 27 de junho, o Castelo do Sabugal recebe a caravana a partir das 16h00, e a chegada à Praça Velha da Guarda será às 17h00. Na sexta-feira, 28 de junho, o Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop vai passar pela rotunda da EN17 em Seia às 10h00 e por Vila Nova de Poiares às 15h00.

A Praça da República, em Coimbra, será o ponto de chegada da etapa e poderá vislumbrar todas as fantásticas peças de engenharia que vão estar presentes no evento a partir das 16h00.

No sábado, Conimbriga (09h30), Penela (10h30) são pontos de passagem onde poderá observar a caravana que às 14h00 atravessará a Sertã antes da chegada à Câmara Municipal de Castelo Branco às 17h00.

O derradeiro dia do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop, domingo, atravessará Castelo Novo às 09h30 e a Covilhã às 11h30 antes, com todos os participantes a chegarem á Guarda para o final do evento às 12h30. Muitas oportunidades para assistir à passagem dos automóveis clássicos que fazem deste evento do Clube Escape Livre uma história sobre rodas.

A caravana, composta por cerca de 37 automóveis, alberga muitos carros de interesse histórico. Falamos dos modelos pré-guerra que este ano são mais do dobro de 2023. Destacamos, claro, os três Alvis de 1933 (entre eles o modelo trazido por João Romão de Sousa).

Porém, o mais antigo modelo inscrito é o Peugeot Bebé de 1914 de Carlos Seruya com 110 anos de vida. Segue-se o Minerva de 1923 de Tiago Gouveia e o Morris Cowley de 1925 de Joana de Barros. No total, serão 12 automóveis pré-guerra e 25 modelos pós-guerra.

O contingente estrangeiro representa 30% dos inscritos na edição 2024 do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop. E no que toca a nacionalidades, estarão entre nós quatro participantes oriundos do Reino Unido, quatro vindos de Espanha, um da Alemanha e um australiano.

Contas feitas, a década de 60 é a mais representada com dez automóveis, seguida da década

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *