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Vitória de Armindo Araújo relança campeonato

O piloto de Santo Tirso regressou aos triunfos no Campeonato de Portugal de Ralis, ao vencer a quinta ronda, disputada em Castelo Branco. O portuense José Pedro Fontes termino em segundo e o espanhol Roberto Blach em terceiro.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ao recuperar 17 pontos a Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2), fruto da vitória no Rali de Castelo Branco, Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), relançou o campeonato, que parecia encaminhado para o inglês, que viu a sua vantagem pontual reduzir-se para 11 pontos.

Foi a 25.ª vitória do piloto de Santo Tirso que regressou ao degrau mais alto do pódio, dois anos depois do seu último triunfo, que tinha acontecido no Rali de Castelo Branco de 2022.

Kris Meeke dominou a maior parte da prova e, ao fim de oito especiais, tinha 22,4 segundos de vantagem sobre o piloto do Skoda. Só que, na classificativa seguinte, a segunda passagem pelos 18,10 km de Chão da Vã/Sarzedas, problemas com o acelerador do carro da marca sul-coreana levaram o inglês a perder mais de três minutos para concorrência. Uma situação que o fez descer para o nono lugar, tendo conseguido recuperar duas posições até ao final e diminuir o número de pontos perdidos.

Face aos mais de 50 pontos que a dupla anglo-portuguesa dispõe de vantagem sobre José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), tudo indica que a três provas do final da temporada um deles será o sucessor de Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2) na lista de campeões, restando saber se, em caso de vitória, o inglês poderá ostentar o título ou se será, apenas, vencedor do campeonato.

Face ao atraso de Kris Meeke, assistiu-se, na fase final, à luta, pela vitória, entre Armindo Araújo e José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), que tinha terminado o dia de ontem na segunda posição, que terminaram por esta ordem, com o espanhol Roberto Black (Skoda Fabia RS Rally2) a completar o pódio.

Kris Meeke ainda sofreu um furo na power stage final, a última classificativa do dia, perdendo 30 segundos adicionais: «Creio que não merecíamos este desfecho, mas o que sucedeu faz parte dos ralis e há que reagir de forma positiva, até porque o Hyundai i20 N Rally2 deixou bem vincado o seu nível competitivo, permitindo-me assumir o comando desde a primeira classificativa», afirmou o piloto inglês.

«Claro que gostaria de ter somado mais uma vitória para o Team Hyundai Portugal neste primeiro rali de asfalto deste ano, mas fica a satisfação de termos sido sempre mais rápidos que os adversários», acrescentou o piloto do Team Hyundai Portugal.

Armindo Araújo aproveitou da melhor maneira para se impor à concorrência, recuperando terreno na luta pelo título nacional: «Fizemos uma grande exibição, andámos sempre num ritmo muito elevado, acreditámos sempre e só isso permitiu que pudéssemos subir ao primeiro lugar quando o nosso adversário sentiu um problema na tarde de hoje. A partir daí, mantivemos o nosso foco, aumentámos a diferença para quem nos perseguia e garantimos uma saborosa vitória», sublinhou o piloto de Santo Tirso, que venceu pela primeira vez este ano e quinta nesta prova.

No que diz respeito à Peugeot Rally Cup Portugal, vitória de Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4), que beneficiou do abandono de Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) que saiu da estrada, na primeira especial de hoje, com a equipa a passar pelo hospital como medida de precaução.

Gonçalo Henriques (Renault Clio) venceu entre os pilotos das duas rodas motrizes. Luís Mota (Mitsubishi Carisma GT VI) triunfou nos Clássicos e Miguel Carvalho (Hyundai i20 N5) no Campeonato Promo.

Depois do terceiro lugar conquistado no Rally de Lisboa, Danny Carreira (agora com Valter Cardoso como navegador) não deu hipóteses à concorrência no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Não só fez o pleno de vitórias em classificativas, como, não raras vezes, intrometeu o Clio Rally5 entre carros de categorias mais competitivas.

Emocionante foi a luta pelo segundo lugar, com três equipas a partirem para a “power stage” separadas por escassos 8,8 segundos. No final, vantagem para a dupla Pedro Pereira Jr./Tiago Silva, mas com o jovem piloto a admitir que, «apesar do segundo lugar ser um resultado bastante bom, não estou nada satisfeito com o andamento. O carro é fantástico, mas não nos entendemos com estas classificativas tão rápidas. Na minha carreira, nunca me tinha acontecido andar tão longe do mais rápido, pelo que toda equipa tem de analisar o que aconteceu e encontrar explicações».

Com Ricardo Cunha como navegador, Nuno Coelho conquistou o primeiro pódio da época no Clio Trophy Portugal. Depois da vitória no Rally de Lisboa, Gil Antunes (desta vez, com Fábio Ribeiro como navegador), não teve uma prova isenta de percalços. No troço inaugural do Rali Castelo Branco e Vila Velha de Rodão perdeu quase um minuto na sequência de um furo e depois ainda sofreu uma penalização de 10 segundos por antecipar a partida numa especial.

Depois da desistência no Rally de Lisboa, Carlos Marreiros Jr., com Ricardo Barreto como navegador, terminou num positivo quinto lugar. Com a sexta posição, a dupla Luís Caetano/David Monteiro conquistou importantes pontos para o troféu.

Com o consagrado Nuno Rodrigues da Silva como navegador, Paulo Barata foi o sétimo classificado. «O balanço é muito positivo. Já desfrutei do carro, que é espetacular e aprendi também muito com o Nuno. Venham as próximas provas para continuar a divertir-me», sublinhou o piloto.

O algarvio Vasco Tintim, com Nuno Duque como navegador, terminou na oitava posição o Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão. Depois da desistência por acidente no Rally de Lisboa, a dupla Henrique Azenha/Hugo Marques não escondeu a satisfação pela conquista do nono lugar.

Após a saída de estrada no dia inaugural, a dupla José Pedro Quintas/Nuno Carvalhosa regressou na segunda etapa, em “Super Rally”, fazendo quilómetros e acumulando experiência com o Clio Rally5, que vão ser importantes para o futuro. Nos dias 30 e 31 de agosto, o Constálica Rallye Vouzela e Viseu é a prova que se segue, a terceira do calendário do Clio Trophy Portugal.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali de Castelo Branco

Data – 21/22 de Junho

Organizador – Escuderia de Castelo Branco

Estrutura – 400,55 km divididos por cinco secções: Castelo Branco – Castelo Branco (102,00 km); Castelo Branco – Castelo Branco (34,59 km); Castelo Branco – Castelo Branco (100,61 km); Castelo Branco – Castelo Branco (140,18 km); Castelo Branco – Castelo Branco (23,17 km)

PC – 11 (3 + 1 + 3 + 3 + 1)

Extensão das PC – 109,53 km (33,20 km + 5,00 km + 20,09 km + 44,68 km + 6,56 km)

Percentagem das PC – 27,34 %

Inscritos – 60 (10 RC2, 15 RC4, 10 RC5, 6 RC5N, 1 RGT, 6 CLA, 4 P4, 4 P2, 4 X1)

Participantes – 60 (10 RC2, 15 RC4, 10 RC5, 6 RC5N, 1 RGT, 6 CLA, 4 P4, 4 P2, 4 X1)

Classificados – 49 (9 RC2, 14 RC4, 10 RC5, 2 CLA, 5 RC5N, 1 RGT, 3 P4, 4 P2, 1 X1)

Comandantes sucessivos

Absoluto – Kris Meeke, da 1.ª à 8.ª PC; Armindo Araújo, da 9.ª à 11.ª PC

RC2 – Kris Meeke, da 1.ª à 8.ª PC; Armindo Araújo, da 9.ª a 11.ª PC

RC4 – Gonçalo Henriques, na 1.ª PC; Hugo Lopes, da 2.ª à 4.ª PC; Gonçalo Henriques, da 5.ª à 11.ª PC

RC5 – Danny Carreira, da 1.ª à 11.ª PC

RC5N – Afonso Costa, da 1.ª à 3.ª PC; Tiago Santos, na 4.ª e 5.ª PC; Afonso Costa, da 6.ª à 11.ª PC

CLA – José Merceano, da 1.ª à 3.ª PC; Luís Mota, da 4.ª à 11.ª PC

P4 – Miguel Carvalho, 1.ª à 11.ª PC

P2 – Filipe Nogueira, da 1.ª à 11.ª PC

X1 – Fábio Santos, da 1.ª à 11.ª PC

Vencedores

Absoluto – Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2)

RC2 – Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2)

RC4 – Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Peugeot 208 Rally4)

RC5 – Danny Carreira/Valter Cardoso (Renault Clio Rally5)

RC5N – Afonso Costa/Frederico Meireles (Kia Picanto GT)

CLA – Luís Mota/Alexandre Ramos (Mitsubishi Carisma GT VI)

P4 – Miguel Carvalho/António Reis (Hyundai i20 N5)

P2 – Filipe Nogueira/Pedro Teixeira (Renault Clio RS R3T)

X1 – Fábio Santos/Eduardo Outeiro (Citroën VTS)

Classificação

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Armindo Araújo/Luís Ramalho Skoda Fabia RS Rally2 55’49,4″
2.º José Pedro Fontes/Inês Ponte Citroën C3 Rally2 a 11,9″
3.º Roberto Blach/Mauro Barreiro Skoda Fabia RS Rally2 a 54,6″
4.º João Barros/Jorge Henriques VW Polo GTi R5 a 55,1″
5.º Ricardo Teodósio/José Teixeira Hyundai i20 N Rally2 a 1’26,9″
6.º Pedro Almeida/Mário Castro Skoda Fabia Rally2 Evo a 1’33,4″
7.º Kris Meeke/Stuart Loudon Hyundai i20 N Rally2 a 3’29,9″
8.º Ricardo Filipe/Filipe Carvalho Skoda Fabia R5 a 3’32,0″
9.º Gonçalo Henriques/Inês Veiga Renault Clio Rally4 a 4’42,3″
10.º Guilherme Meireles/Pedro Alves Renault Clio Rally4 a 4’47,4″

Os mais rápidos

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Kris Meeke 8 1 0 0 0 0
José Pedro Fontes 2 4 4 1 0 0
Armindo Araújo 1 7 3 0 0 0
Ricardo Teodósio 0 0 2 0 1 6
Roberto Blach 0 0 1 5 2 1
João Barros 0 0 0 4 5 2
Pedro Almeida 0 0 0 1 3 3

Classificação do Campeonato de Portugal

PILOTOS – 1.º, Kris Meeke, 122 pontos; 2.º, Armindo Araújo, 111; 3.º, José Pedro Fontes, 60; 4.º, Pedro Almeida, 44; 5.º, Ricardo Teodósio, 43; 6.º, Ernesto Cunha, 42; 8.º, Paulo Neto, 38; 8.º, Lucas Simões, 32; 9.º, Ricardo Filipe, 26; 10.º, Ruben Rodrigues, 18.

Próxima prova – Rali Vinho Madeira, de 1 a 3 de Agosto, organizado pelo Club Sports da Madeira.

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