Motocross

Seis novos campeões nacionais de Motocross

Foi com um grande dia de sol a brindar os presentes no Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito”, em Tarouca, e com uma excelente organização a cargo do Clube Motorizado de Tarouca, que chegou ao final a edição 2024 de Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: MUNICÍPIO DE TAROUCA E ARAÚJO PHOTO

Luís Outeiro (Yamaha) em MX1, Sandro Lobo (Yamaha) em MX2, Tomás Santos (GasGas) em MX125 Júnior, Micael Luís (KTM) em MX Veteranos, Duarte Pinto (GasGas) em MX85 e Francisco Fernandes (Yamaha) em MX65, sagraram-se campeões nacionais de Motocross ao cabo desta quinta e derradeira jornada da competição.

Sem grandes surpresas nas classes principais, Luís Outeiro recuperou o título Nacional de MX1 que tinha perdido no ano passado para Paulo Alberto, garantindo a coroa logo após o seu triunfo na 1.ª manga, na frente de Henrique Benevides (Yamaha) e Afonso Gomes (Yamaha).

Isto não impediu o piloto de Alqueidão de repetir a vitória na segunda manga, sendo desta feita acompanhado ao pódio por André Sérgio (Beta) e Bruno Charrua (GasGas), enquanto Henrique Benevides ficava “fora de combate” devido a uma queda que causou um ombro deslocado. Micael Luís garantiu também o título de MX Veteranos, impondo-se em ambas as ocasiões a Bruno Azevedo e Victor Hernandez.

Também nas MX2 bastou a vitória na primeira manga para que Sandro Lobo carimbasse o título nacional da classe, o seu primeiro nas categorias seniores, enquanto Martim Espinho (GasGas) vencia a segunda manga, garantindo também a vitória à geral.

Integrada nas mangas de MX2, a classe de MX125 Júnior teve em Gonçalo Cardoso (Husqvarna) o vencedor das duas mangas, sempre na frente do espanhol Valentino Vaxquez (KTM) e de Tomás Santos, a quem as duas subidas ao pódio no terceiro posto garantiram o título da categoria.

Nas mangas do Campeonato Nacional de Motocross Feminino – Liqui Moly, que ainda terá duas jornadas após a ronda de Tarouca, foi Bruna Antunes (GasGas) quem voltou a impor-se, prosseguindo com a sua série invicta neste ano de estreia do campeonato feminino, com Bárbara Nunes (Yamaha) e Laura Vieira (KTM) a alternarem nas restantes posições do pódio. Esta competição será retomada a 15 de setembro, em local ainda por definir.

Emoção a rodos viveu-se nas mangas de MX85, pois Rafael Leonardo e Duarte Pinto, ambos aos comandos da GasGas do Quaresma Racing Team, chegavam a esta ronda separados por apenas 3 pontos, com vantagem para Rafael Leonardo.

Mas, apesar deste ter dominado as primeiras provas do campeonato, em Tarouca o piloto Duarte Pinto esteve em grande plano, vencendo a primeira manga na frente do seu principal rival e de Gustavo Pitschieller. Com este resultado, Duarte Pinto recuperava 3 pontos a Leonardo, com ambos a partirem para a segunda manga empatados no campeonato.

Na corrida que tudo decidia, foi Gustavo Pitschieller quem venceu, enquanto Duarte Pinto garantia o 2.º posto controlando Rafael Leonardo, que rodava em terceiro, rumo ao título de Campeão Nacional de MX85.

Entre as MX65, Francisco Fernandes deu sequência à sua série vitoriosa, garantindo o título nacional ao vencer e bater nas duas mangas o seu rival e companheiro de equipa na Motos VR/Yamaha Racing Team, Guilherme Gomes, com Thiago Rodriguez (KTM) no 3.º posto em ambas as corridas.

Finalmente, os mais jovens pilotos, os do Campeonato Nacional de MX50 – que ainda fica com duas provas por disputar – brindaram os presentes com duas animadas corridas. Na primeira manga foi o líder do campeonato, Edgar Salustiano (KTM) quem dominou, com confortável vantagem sobre Lucas Araújo (KTM) e Rodrigo Garcia (KTM).

Já na segunda manga, uma queda de Edgar Salustiano no arranque, e outra posteriormente, deixou Lucas Araújo e Rodrigo Garcia envolvidos numa animada discussão pela vitória, que coube a Lucas Araújo com uma curta vantagem de 1,6s sobre Rodrigo Garcia, enquanto Edgar Salustiano recuperava até ao lugar mais baixo do pódio. O Campeonato Nacional de MX50 prossegue a 29 de setembro em Mundão, perto de Viseu.

Entretanto, a ação prossegue com a primeira jornada do Campeonato Nacional de Supercross 2024, com o “pontapé de saída” para esta espetacular competição, que vai animar cinco noites de verão no meses de julho e agosto, a ser dado em Fernão Joanes no sábado dia 6 de julho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *