WRC

Rovanperä substitui Ogier no Rali da Polónia

O piloto francês e o seu co-piloto Vincent Landais foram hospitalizados após terem sofrido um acidente durante os treinos para o Rali da Polónia, cabendo a Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen substituí-los na prova polaca.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt

Sébastien Ogier

Sébastien Ogier não participa na prova polaca depois de se envolver numa colisão rodoviária durante o reconhecimento na manhã de terça-feira. O piloto francês e o navegador Vincent Landais, juntamente com dois ocupantes do outro veículo envolvido, foram transportados a uma unidade hospitalar para exames que, felizmente, não revelaram ferimentos graves.

Sébastien Ogier permaneceu sob observação médica na noite de terça-feira antes de receber alta na manhã do dia seguinte e voltar para casa para descansar. O bem-estar de todos os envolvidos continua sendo a principal prioridade da Toyota Gazoo Racing WRT, que envia os melhores votos a todos. Como é prática habitual, o reconhecimento é realizado em carros de estrada: as velocidades são sempre monitorizadas pelos organizadores e estão dentro dos limites estabelecidos.

Kalle Rovanpera

Apesar do acidente, a equipa pôde contar com Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen para substituir os seus companheiros numa prova que, originalmente, não fazia parte do programa parcial dos finlandeses nesta temporada.

Os dois pilotos nórdicos realizaram um calendário intensivo de reconhecimentos para se prepararem para a primeira especial do Rali da Polónia, sendo o “shakedown” de quinta-feira perto de Mikołajki a sua única oportunidade de testar o Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID nas estradas polacas antes do início do rali.

A Polónia integra o Campeonato do Mundo de Ralis, onde está de regresso depois de seis anos de ausência, e Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), penalizado, uma vez mais, por abrir a estrada no primeiro dia.

Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen

O piloto belga chega às estradas de terra com 18 pontos de avanço sobre o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally2) e o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) e desejoso de repetir o êxito de 2017, o último ano em que a prova polaca integrou o calendário do Campeonato do Mundo.

Vencedor do Rali de Monte Carlo, a prova de abertura da temporada, Thierry Neuville parecia na fase inicial da época estar a fugir da concorrência e em especial do estónio e seu colega de equipa, que estava a 34 pontos do belga, ao fim das três primeiras provas, a reduzir a desvantagem para 18, nas três seguintes, e a reentrar na luta pelo título.

O inglês, dos três o único que ainda não ganhou nenhuma prova, tem feito a regularidade a sua arma e com três idas ao pódio mantêm as esperanças de suceder ao finlandês Kalle Rovampera na lista dos campeões, que é o objetivo definido pela Toyota.

Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1)

Referência do facto de a Ford contar com um terceiro elemento, o letão Martins Sesks (Ford Puma Rally1), que vai fazer a estreia ao volante de um Rally1, depois de, no ano passado ter ganho a prova, então pontuável para o “Europeu”, enquanto na Hyundai é o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1) a reforçar a equipa.

A exemplo do que sucede nos Rally1, também nos Rally2 não faltam candidatos à vitória, com o lote de favoritos a ser composto pelo sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) e o russo, com licença búlgara, Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2), os finlandeses Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) e Lauri Joona (Skoda Fabia RS Rally2) e o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2).

Centrada na cidade de Mikolajki, a prova polaca arranca esta quinta-feira com a “super-especial” de Mikolaki Arena, a que se segue, na sexta-feira, uma dupla passagem por três classificativas, a primeira, que é a mais extensa com 29,40 km, para o dia terminar com a segunda passagem pelo “super-especial” de abertura.

No sábado, nova dupla passagem por três especiais e uma nova visita à “super-especial”, para no domingo os concorrentes só terem pela frente duas provas de classificação, feitas por duas vezes.

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Thierry Neuville, 122 pontos; 2.º, Ott Tanak, 104; 3.º, Elfyn Evans, 104; 4.º, Sébastien Ogier, 92; 5.º, Adrien Fourmaux, 74; 6.º, Takamoto Katsuta, 52; 7.º, Kalle Rovampera, 36; 8.º, Dani Sordo, 27: 9.º, Esapekka Lappi, 23; 10.º, Grégoire Munster, 16; 11.º, Andreas Mikkelsen, 14; 12.º, Oliver Solberg, 12; 13.º, Sami Pajari, 12; 14.º, Nikolay Gryazin, 9; 15.º, Yohan Rossel, 7; 16.º, Gus Greensmith, 6; 17.º, Jan Solans, 6; 18.º, Kajetan Kajetanowicz, 5; 19.º, Georg Linnamäe, 4; 20.º, Roope Korhonen, 3; 21.º, “Pepe” Lopez, 2; 2.º, Mikko Heikkilä, 2; 23.º, Jourdain Serderidis, 2; 24.º, Mikko Heikkiä, 2; 25.º,  Joshua McErlean, 2; 26.º, Lauri Jonna, 1.

NAVEGADORES – 1.º, Martijn Windaeghe, 122 pontos; 2.º, Martin Jarveoja, 104; 3.º, Scott Martin, 104; 4.º, Vincent Landais, 102; 5.º, Alexandre Coria, 74; 6.º, Aaron Johnston, 52; 7.º, Jonne Halttunen, 36; 8.º, Candido Carrera, 27; 9.º, Janne Ferm, 23; 10.º, Louis Louka, 16; 11.º, Torstein Eriksen, 14; 12.º, Elliott Edmondson, 12; 13.º, Enni Mälkkönen, 12; 14.º, Konstantin Aleksandrov, 9; 15.º, Jonas Andersson, 6; 16.º, Rodrigo Sanjuan, 6; 17.º, Maciej Szczepaniak, 5; 18.º, James Morgan, 4; 19.º, Benjamin Voulloud, 4; 20.º, Anssi Viinikka, 3; 21.º, Arnaud Dunand 3; 22.º, David Vazquez, 2; 23.º, Kristian Temonen, 2; 24.º,  Frédéric Miclotte, 2; 25.º, James Fultoin, 2; 26.º, Janni Hussi, 1; 27.º, Michal Ernst, 1.

MARCAS – 1.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 269 pontos; 2.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 256; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 131.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *