Comércio & IndústriaMOTOS

Yamaha desvenda sistema na gama Y-AMT

Com uma ligação mais próxima e mais refinada ao cérebro do que os pés, as mãos são uma das ferramentas mais tácteis e poderosas do corpo humano.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

A mudança de velocidades só com a mão, em oposição a uma combinação de pé e mão, não só é mais rápida como requer menos tempo de reflexão, permitindo concentrar-se ao máximo na ação exercida no acelerador e travão, no ângulo de inclinação, na posição do corpo e nos níveis de aderência dos pneus para intensificar a condução.

É por este motivo que o pedal de mudanças não é instalado nos modelos Y-AMT. Isto significa que o condutor não tem de mover o pé esquerdo do apoio para pés, o que lhe permite concentrar-se na posição do corpo e na distribuição do peso nos apoios para melhorar o controlo da moto, sobretudo em curva. A transmissão MT foi desenvolvida para aumentar a diversão da condução, ao maximizar as características de potência e modos de condução desportivos.

E com a velocidade e precisão de cada mudança de relação na transmissão, mais eficaz do que o recente sistema quickshift (QSS), a emoção e a adrenalina das mudanças de velocidades rápidas e suaves, nas condições de condução mais desportivas, são ainda mais emocionantes para quem se sentar aos comandos.

O sistema Y-AMT é um exemplo perfeito da relação piloto-máquina realçada pela filosofia “Jin-Ki Kanno” da Yamaha ao proporcionar uma experiência de condução nova e divertida, independentemente das condições de condução, da estrada ou do objetivo da viagem.

As motos equipadas com o sistema Y-AMT vão marcar uma mudança na percepção de como as motos são conduzidas, o que resulta numa experiência de condução ainda mais envolvente e proporciona “Kando”, uma palavra japonesa que exprime o sentimento de profunda satisfação e intensa emoção sentida quando se encontra um produto de valor, qualidade e desempenho excepcionais.

A Yamaha vai começar a introduzir o sistema Y-AMT numa gama de modelos num futuro próximo, e levar esta inovação para a condução desportiva, de passeio e deslocações diárias.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *