Enduro

Vitória de Josep Garcia no 1.º dia em Itália

O dia de abertura da quarta ronda do Campeonato Mundial Paulo Duarte FIM EnduroGP permitiu ao espanhol Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, avançar para a vitória. Já Max Ahlin, da KTM Pro Racing Sport, garantiu a vitória no Campeonato Mundial Júnior de Enduro GALFER FIM. Triunfo difícil para Mireia Badia no Enduro Feminino.

carlos.sousa@autolook.pt

Depois da emoção do Super Teste AKRAPOVIC de sexta-feira, vencido por Hamish MacDonald, da CH Racing Sherco, os pilotos partiram para o primeiro dia completo de corrida na quarta rodada do Campeonato Mundial Paulo Duarte FIM EnduroGP na Itália.

Recebido primeiro com o super desafiador POLISPORT Extreme Test, foi Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, quem estabeleceu o tempo mais rápido, para deleite de sua apaixonada torcida local. No teste MAXXIS Enduro, foi a vez de Brad Freeman, da Beta Factory Racing, liderar as tabelas de tempos, mas com Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, logo atrás, em segundo, foi o espanhol quem assumiu a liderança geral da corrida.

Completando a primeira volta com o tempo mais rápido no ACERBIS Cross Test, Josep Garcia ampliou a vantagem para 15 segundos sobre Andrea Verona, com Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, apenas a seis centésimos de segundo atrás, em terceiro. Com Brad Freeman a mais três segundos de distância, em quarto lugar, a corrida foi incrivelmente estimulante.

Na segunda volta, Brad Freeman foi impressionante. Vencendo o POLISPORT Extreme Test e o MAXXIS Enduro Test, o piloto subiu para o segundo lugar, ficando apenas sete segundos atrás de Josep Garcia. No ataque máximo, o piloto espanhol venceu o ACERBIS Cross Test e ampliou a vantagem para 10 segundos, enquanto se dirigiam para a volta seguinte.

A terceira volta foi mágica para o espanhol que venceu todos os três testes especiais e, com o conjunto final de testes restantes, ficou com 22 segundos à frente dos seus rivais. Apesar dos novos ataques de Brad Freeman e Andrea Verona na última volta, Josep Garcia manteve a calma. Gerindo a sua vantagem, o piloto espanhol passou no 13.º e último teste especial com vencedor do primeiro dia no POLISPORT GP da Itália.

Para Brad Freeman, o primeiro dia em Bettola marcou o melhor dia da sua temporada até agora. O britânico mostrou-se incrivelmente forte durante todo o dia, fechando a corrida com mais duas vitórias em testes na última volta para o segundo lugar geral, que tentará lutar de novo pela vitória este domingo.

Infelizmente, as esperanças de uma vitória em casa não se concretizaram no primeiro dia para o Andrea Verona. O italiano teve uma corrida forte, mas acabou prejudicado pela queda no Super Teste AKRAPOVIC e nunca se recuperou totalmente. Terceiro este sábado, o piloto tem mais uma hipótese amanhã de subir ao degrau mais alto do pódio na Itália.

Sempre na disputa, mas não exatamente em busca da vitória, Steve Holcombe teve um dia sólido, mas constante, pelo quarto lugar da geral. O britânico espera encontrar um pouco mais durante a noite para pesar adequadamente na batalha pelo pódio. Atrás de Holcombe, Nathan Watson (Beta) completou os cinco primeiros.

Com Garcia correndo para a vitória no EnduroGP, ele também superou confortavelmente o Enduro1. Holcombe seguiu-o para casa em segundo, com Zach Pichon, da CH Racing Sherco, batendo Lorenzo Macoritto, da TM MOTO, por oito segundos, em terceiro.

No Enduro2, foi Verona quem garantiu o degrau mais alto do pódio em Bettola, com Watson em segundo. Jed Etchells, da Fantic Racing Team, fez deste um dia inesquecível, com o atual campeão do Enduro Junior garantindo seu primeiro pódio na classe sênior com o terceiro lugar.

Freeman foi intocável no Enduro3. O britânico correu para uma vitória muito impressionante de um minuto e 19 segundos sobre MacDonald. Matteo Cavallo, da TM MOTO, completou os três primeiros, garantindo um pódio em sua corrida em casa.

BADIA E GUTISH SE ENFRENTAM NO ENDURO FEMININO

As Enduro Women viram uma batalha acirrada pela vitória entre Mireia Badia da RIEJU Factory Racing e Rachel Gutish da Team KBS Sherco. Esta última teve uma vantagem inicial sobre Mireia Badia depois de vencer o Super Teste AKRAPOVIC, mas esta manteve a pressão.

Um erro de Rachel Gutish no POLISPORT Extreme Test final fez com que as posições mudassem, colocando Mireia Badia na liderança. Gerindo a sua vantagem, esta última piloto aguentou para reivindicar a vitória sobre Rachel Gutish.

Na corrida para o degrau final do pódio, a francesa Elodie Chaplot (Beta) segurou a britânica Rosie Rowett (RIEJU) por 15 segundos para garantir o seu primeiro top três do ano.

NÃO HÁ COMO PARAR AHLIN NO ENDURO JUNIOR

No Campeonato Mundial Júnior de Enduro GALFER FIM, Max Ahlin, da Team KTM Pro Racing Sport, apresentou um desempenho impressionante. O jovem sueco esteve sob ataque o dia todo. Claramente gostando de cada um dos testes especiais, ele correu com uma impressionante margem de vitória de um minuto e 46 segundos.

Atrás dele, as posições estavam muito mais próximas. O francês Thibault Giraudon (Sherco) superou Axel Semb, da equipa Fantic Racing, por 12 segundos, terminando como vice-vencedor. Manolo Morettini (Honda) terminou em quarto no primeiro dia, com Leo Joyon (Beta) completando os cinco primeiros.

BATALHA SUPER INCITADA NO ENDURO YOUTH

O Enduro Youth viu Manuel Verzeroli conquistar a única vitória italiana no primeiro dia do POLISPORT GP da Itália. Pela margem mais estreita, o piloto da Team KTM Pro Racing Sport superou Luca Colorio, do JET Zanardo Husqvarna, por apenas oito centésimos de segundo para conquistar a vitória. Perdendo para Verzeroli no último ACERBIS Cross Test, Colorio terá que esperar até amanhã para tentar sua primeira vitória no Enduro Youth.

Negando à Itália uma vitória limpa no pódio do Enduro Youth, o francês Romain Dagna (Sherco) terminou em terceiro. Treze segundos atrás dele, o italiano Pietro Scardina (Fantic) ficou em quarto, com Maxime Clauzier (Beta) em quinto.

O QUE DISSERAM OS PILOTOS

Josep Garcia (KTM): «Foi um grande dia, mas muito difícil. O Extreme Test foi super difícil e fácil de cometer erros. Adoro correr aqui na Itália, os fãs são muito apaixonados e sempre parece muito especial vencer aqui».

Brad Freeman (Beta): «Estou feliz com este resultado, mas sei que ainda há mais por vir porque cometi muitos erros. Vou tentar resolvê-los para amanhã e ser mais forte do que hoje».

Andrea Verona (GASGAS): «Foi uma sensação louca durante todo o dia nos testes com minha torcida me torcendo assim. Cometi muitos erros, então tentarei novamente amanhã e melhorarei. A velocidade é boa, o público é incrível, então vou a todo vapor».

Max Ahlin (KTM): «Foi muito bom hoje. Sem problemas e apenas me sentindo bem na moto. Eu realmente espero poder fazer o mesmo novamente amanhã».

Manuel Verzeroli (KTM): «Estou muito feliz com o meu resultado de hoje. Foi incrível lá fora, por isso é fantástico vencer na minha corrida em casa. Com certeza, amanhã vou a todo vapor de novo».

RESULTADOS – 1.º DIA DE ENDURO GP

1.º Josep Garcia (KTM) 1h12m21,62s 2.º Brad Freeman (Beta) 1h12m31,89s; 3.º Andrea Verona (GASGAS) 1h12m48,38s; 4.º Steve Holcombe (Honda) 1h13m06,50s; 5.º Nathan Watson (Beta) 1h13m36,55s; 6.º Hamish MacDonald (Sherco) 1h13m51,00s; 7.º Matteo Cavallo (TM Racing) 1h14m20,07s; 8.º Zach Pichon (Sherco) 1h14m37,04s; 9.º Antoine Magain (Sherco) 1h14m40,16s; 10.º Lorenzo Macoritto (TM Racing) 1h14m45,76s.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *