VELOCIDADE

Qualificação decidida ao milésimo no Estoril

Já foi cumprido o primeiro dia oficial da etapa do Estoril do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank e ficou evidente o elevado nível de pilotagem e a competitividade do pelotão, com os portugueses a brilharem.

carlos.sousa@autolook.pt

O sol inundou o histórico circuito português, permitindo aos pilotos se adaptarem ao traçado ao longo de duas sessões de treinos livres para cada uma das categorias – a Carrera e a Challenge – tendo o rugido dos “flat-six” dos quarenta e um Porsches ecoado pelo céu de Cascais.

Como era esperado, a qualificação foi um exercício de grande competitividade, com pequenas margens a definir as posições da grelha de partida para a prova de endurance deste sábado.

Werner Neugebauer e Rubens Barrichello foram os mais fortes, apesar de não terem sido os mais rápidos em nenhum dos segmentos, batendo com a sua média das voltas mais rápidas o duo constituído por Marçal Muller e Enzo Elias por uns escassos 0,013 segundos.

A competitividade do pelotão ficou evidente, com os dez primeiros separados por menos de um segundo, tendo os vinte primeiros cabido em apenas um segundo e meio. António Félix da Costa assinou a melhor performance entre os lusos, conquistando o quinto posto do terceiro segmento, o único que disputou. O português e o seu colega de equipa, Eduardo Menossi, arrancam para a corrida de amanhã da décima segunda posição.

Dieter Svepes, que faz equipa com o luso-brasileiro Leandro Martins, foi o mais rápido no primeiro segmento, o que, com as marcas do seu colega de equipa garantiu o décimo sexto lugar da grelha de partida, imediatamente à frente do duo José Maria Marreiros e Miguel Oliveira.

Esta dupla esteve em bom plano, mostrando uma progressão notável. O piloto português de MotoGP registou décimo crono no primeiro segmento, ao passo que o jovem que disputa o Campeonato de España de GT, frente aos mais fortes do pelotão, assegurou o décimo sétimo crono no primeiro segmento e o décimo oitavo no terceiro, mostrando uma evolução visível ao aproximar-se substancialmente dos tempos dos primeiros.

HERMANN/BATISTA NA “POLE” DA CHALLENGE

E CAETANO/POSSER EM EVOLUÇÃO

Leonardo Hermann e Vítor Batista foram os mais rápidos na categoria Challenge, dedicada aos Porsche 991-2 GT3 Cup, batendo Sadak Leite e Fabio Carbone por meio segundo. Miguel Caetano e João Posser, a única dupla portuguesa na Challenge, chegou a brilhar na qualificação, com o quarto posto no segundo segmento.

No final das três fases da qualificação, o duo luso ficou com o décimo segundo posto dos Porsche 991-2 GT3 Cup, trigésimo oitavo lugar da grelha de partida.

Este sábado realiza-se a corrida de 300 km e, com base no que se viu na qualificação, a competitividade em pista está mais que assegurada, esperando-se momentos de grande emoção na decisão da primeira etapa do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank.

A bancada A do Autódromo do Estoril estará aberta gratuitamente ao público, ao passo que os bilhetes para o paddock continuam disponíveis no website da Porsche Cup C6 Bank e nas bilheteiras do Autódromo do Estoril.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *