TODO TERRENO

João Ramos vence Baja TT Norte de Portugal

O piloto de Vila Nova de Gaia deixou na segunda posição o comandante do campeonato à partida, o leiriense João Ferreira, a 1m12,7s, com João Dias em terceiro, a 2m33,7s.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

João Ramos (Toyota Hilux T1+) garantiu o triunfo na Baja TT Norte de Portugal, depois de ter sido o mais rápido no primeiro Setor Seletivo de hoje, para ceder essa posição a João Ferreira (Mini JCW Rally Plus T1+) no segundo, no qual cedeu mais de um minuto.

Apesar disso, o piloto de Vila Nova de Gaia não colocou em causa a sua vitoria, a primeira da presente temporada, já que partiu com mais de dois minutos de avanço sobre o piloto do Mini. João Ramos ainda ficou sem direção assistida no primeiro dos dois setores seletivos disputados este domingo, mas conseguiu reparar a avaria antes do último setor e garantiu o triunfo.

«O meu foco foi sempre, a partir do prólogo, lutar pela vitória e rodar num ritmo muito elevado. A prova teve setores bastante técnicos, alguns “fechados” e mais difíceis para a nossa “dama negra”. Mesmo assim, conseguimos andar muito depressa em todas elas e o único stress surgiu já esta manhã, na parte final do Setor Seletivo3, quando ficámos sem direção assistida», explicou João Ramos.

Com o navegador Jorge Carvalho a assumir a tarefa de mecânico, foi possível trocar a correia do motor «em menos de 30 minutos», num ‘excelente trabalho que se revelou determinante para não deixar fugir esta vitória». «Dada a vantagem de que dispúnhamos, não fazia sentido correr riscos no último SS, daí controlarmos o nosso andamento face ao dos adversários. Esta vitória foi excecional para nos mantermos na luta pelo título», frisou João Ramos.

Quarto, no arranque do segundo dia da competição, João Ferreira jogou ao ataque. Foi segundo no primeiro Setor Seletivo, primeiro no segundo, permitindo-lhe chegar ao segundo lugar da pauta classificativa, à frente de João Dias (CAN-AM Maverick X3), que completou o pódio.

Contudo, à partida para o derradeiro Setor Seletivo, Gonçalo Henriques (Polaris Pro R) ocupava o segundo lugar, depois de ter conservado a posição da véspera, No entanto, no derradeiro Setor Seletivo. João Ferreira e João Dias conseguiram coloca-lo fora do pódio, tendo de contentar-se com o triunfo entre os T4.

Com o segundo lugar de hoje, João Ferreira manteve o comando do campeonato, mas agora com João Ramos mais perto, na segunda posição. Ao contrário do que se esperava acabou por ser dominada pelos T1+, que ocuparam as duas primeiras posições do pódio, impondo-se aos SSV, que eram apontados como favoritos mas que, desta vez, não conseguiram superar os seus adversários.

Hélder Oliveira (VW Amarok), ultrapassado por Alexandre Pinto (CAN-AM Maverick X3) garantiu a vitória entre os T1, enquanto Pedro Simões (Mitsubishi Pajero), nos T2, e Joel Marrazes (Nissan Navara), nos T8, triunfaram nas restantes categorias.

Com a meteorologia a pregar algumas partidas, a que se juntaram alguns relevantes percalços, o Team Motivo JCB terminou a prova com a sensação do dever cumprido e com mais uma conquista para o currículo, o terceiro lugar categoria T1+ e mais uma vitória na competição de senhoras.

 Para a dupla Maria Luís Gameiro/José Marques esta segunda e derradeira etapa da jornada levada a cabo Clube Aventura do Minho foi, essencialmente, para “cumprir calendário”.

De facto, a formação apenas tinha como principal preocupação em levar o Mini JCW Plus até ao final da prova, nomeadamente depois dos azares do dia de ontem, que a deixou irremediavelmente atrasados na classificação. O culminar de tudo isto acabou por ser um erro no sistema de navegação da organização (Stella) que obrigou a equipa a andar literalmente “às voltas” no último setor de hoje, situação que afetou muitas outras equipas.

Classificação – 1.º, João Ramos/Jorge Eduardo Carvalho (Toyota Hilux T1+), 4.35’37,2”; 2.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally Plus T1+), a 1’12,7”; 3.º, João Dias/João Miranda (CAN-AM Maverick X3), a 2’33,7” (1.º T3); 4.º, Gonçalo Guerreiro/José Pires (Polaris Pro R), a 5’56,8” (1.º T4); 5.º, Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (CAN-AM Maverick X3), a 8’07,8”; 6.º, Hélder Oliveira/Carlos Jorge Mendes (VW Amarok), a 8’39,1” (1.º T1); 7.º, Marco Pereira/Nuno Guilherme (CAN-AM Maverick X3), a 10’10,4”; 8.º, Paulo Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick X3), a 12’29,2”; 9.º, Armindo Araújo/Pedro Ré (CAN-AM Maverick X3), a 13’08,3”; 10.º, Ricardo Sousa/Jorge Brandão (BRP CAN-AM Maverick X3), a 13’52,6”. Classificaram-se mais 26 equipas

Próxima prova – Baja TT Sharish Reguengos/Mourão/Redondo, de 19 a 22 de Setembro, organizado pela Sociedade Artística Reguenguense.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *