WRC

Ott Tänak vence e adia a atribuição do título

O estónio venceu hoje o Rali do Centro Europeu, na Alemanha, Áustria e República Checa, penúltima prova do Campeonato do Mundo (WRC), e adiou a atribuição do título para a última prova, no Japão.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Se, ontem, foi o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally2) a fazer uma incursão fora de estrada, que lhe custou o comando da prova, hoje, sucedeu o mesmo a Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1).

O piloto francês, que partiu para o derradeiro dia da competição no comando da prova, ao fim de 1,5 km, dos 12,17 km da especial, imitou o belga, mas os estragos foram maiores e foi obrigado a desistir.

Com a desistência hoje, os 18 pontos que poderia somar por ter sido o mais rápido no final do dia de sábado esfumaram-se para Sébastien Ogier, o que o deixou completamente arredado da discussão por um nono título na carreira.

Como consequência a aposta da marca japonesa no francês, para tentar conservar o título de pilotos em casa, não resultou e como o estónio Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) não desperdiçou a “oferta” para vencer, a decisão título acontecerá no Japão, na derradeira prova, entre os dois pilotos da marca sul-coreana.

«É sempre difícil lutar contra um amigo e, quando uma coisa destas acontece, não é fácil encontrar palavras para descrever o que se sente. A partir daí tudo mudou, especialmente no Mundial de Construtores. Fomos cuidadosos na “power stage” para assegurar os pontos», disse Ott Tänak, que conquistou a segunda vitória da temporada, juntando-a à conquistada na Sardenha, 21.ª da carreira.

A vantagem é de Thierry Neuville que tem tudo a seu favor para conquistar o primeiro título face aos 25 pontos de vantagem que tem sobre o seu colega de equipa, graças ao terceiro lugar e aos dois pontos alcançados na “power stage”, onde Ott Tänak ficou em branco.

Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) “salvou a honra” da Toyota ao terminar em segundo e ascendeu ao terceiro lugar do campeonato, por troca com Sébastien Ogier. Contudo, o inglês está fora dessa discussão, que fica resumida a Thierry Neuville e Ott Tänak no Rali do Japão, de 21 a 24 de novembro.

«Aconteceu um erro, tivemos de gerir a nossa corrida. Não estava destinado a ser o nosso fim de semana. Agora segue-se o Japão e estamos ansiosos que chegue», disse Thierry Neuville, resignado.

O piloto belga, de 36 anos, parte como favorito à conquista do primeiro título mundial da carreira na derradeira prova do campeonato, depois de ter sido vice-campeão por cinco vezes (2013, 2016, 2017, 2018 e 2019).

Com 30 pontos em jogo, Thierry Neuville tem agora 25 de vantagem sobre Tänak, campeão em 2019, estando a cinco de deitar a mão ao cetro (basta um sétimo lugar).

Com o novo sistema de pontuação em vigor, o mais pontuado no Centro Europeu foi o segundo classificado, Elfyn Evans (24 pontos), graças a ter sido o segundo no sábado (com a desistência, Ogier perdeu os 18 pontos de ter sido o mais rápido), segundo no domingo e terceiro na “power stage” (15+6+3).

Ott Tänak, que venceu a prova, somou 22 pontos, tantos quantos o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), que foi o mais rápido hoje e na power stage (7+5), depois de ter sido quinto no sábado (10 pontos).

Assim, Thierry Neuville, que arrecadou 18 pontos, tem agora 225, contra os 200 de Ott Tänak. O inglês Elfyn Evans é o novo terceiro classificado, com 185, e Sébastien Ogier, que baixou ao quarto lugar, com 166.

Em aberto está o título das marcas, com a Hyundai a partir para a derradeira prova com 15 pontos de avanço sobre a Toyota que quer conservá-lo uma vez que o de pilotos está fora de questão.

Sem problemas o russo Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2) garantiu o triunfo entre os RC2, à frente do sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) e do checo Filip Mares (Toyota GR Yaris Rally2), num pódio com três marcas diferentes.

 

FICHA DA PROVA

Prova – Central European Rally

Data – 17/20 de Outubro

Organizador – Central European Rally Event GmbH

Estrutura – 1 584,44 km divididos por quatro etapas: Praga – Klatovy (163,21 km); Klatovy – Karpfham (566,69 km); Karpfham – Karpfham (509,94 km); Karpfham – Passau (344,60 km)

PC – 18 (2 + 6 + 6 + 4)

Extensão das PC – 302,51 km (14,33 km + 110,64 km + 123,46 km + 54,08 km)

Percentagem das PC – 19,09 %

Inscritos – 44 (10 RC1, 20 RC2, 13 RC3, 1 RGT)

Participantes – 43 (10 RC1, 19 RC2, 13 RC3, 1 RGT)

Classificados – 40 (8 RC1, 12 RC2, 19 RC3, 1 RGT)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Sébastien Ogier, da 1.ª à 4.ª PC; Thierry Neuville, da 5.ª à 10.ª PC; Sébastien Ogier, da 11.ª à 14.ª PC; Ott Tanak, da 15.ª à 18.ª PC

RC1 – Sébastien Ogier, da 1.ª à 4.ª PC; Thierry Neuville, da 5.ª à 10.ª PC; Sébastien Ogier, da 11.ª à 14.ª PC; Ott Tanak, da 15.ª à 18.ª PC

RC2 – Mikolaj Marczyk, na 1.ª PC; Oliver Solberg, na 2.ª e 3.ª PC; Nikolay Gryazin, da 4.ª à 18.ª PC

RC3 – Hermann Gassner, na 1.ª PC; Jan Cerny, na 2.ª e 3.ª PC; Mattéo Chatillon, da 4.ª à 18.ª PC

RGT – Armand Fumal, da 1.ª à 18.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)

RC1 – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)

RC2 – Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2)

RC3 – Mattéo Chatillon/Maxence Cornuau (Renault Clio Tally3)

RGT – Armand Fumal/Jules Escartefigue (Alpine A110 Rally RGT)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja Ford Puma Rally1 2.37’34,6″
2.º Elfyn Evans/Scott Martin Toyota GR Yaris Rally1 a 7,0″
3.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe Hyundai i20 N Rally1 a 39,8″
4.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone Toyota GR Yaris Rally1 a 1’21,0″
5.º Gregoire Munster/Louis Louka Ford Puma Rally1 a 3’41,9″
6.º Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov Citroën C3 Rallly2 a 9’17,6″
7.º Oliver Solberg/Elliott Edmondson Skoda Fabia RS Rally2 a 9’34,1″
8.º Filip Mares/Radovan Bucha Toyota GR Yaris Rally2 a 11’41,5″
9.º Mikolaj Marczik/Szymon Gospodarczyk Skoda Fabia RS Rally2 a 12’10,6″
10.º Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak Skoda Fabia RS Rally2 a 12’20,3″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Sébastien Ogier 6 4 3 2 0 0
Elfyn Evans 3 4 4 5 1 0
Ott Tanak 3 3 6 0 4 1
Takamoto Katsuta 3 2 2 2 6 2
Thierry Neuville 2 5 1 6 1 1
Adrien Fourmaux 1 0 0 2 3 1
Andreas Mikkelsen 0 1 1 1 1 2
Sami Pajari 0 0 0 1 1 6
Grégoire Munster 0 0 0 0 0 4

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Thierry Neuville, 225 pontos; 2.º, Ott Tänak, 200; 3.º, Elfyn Evans, 185; 3.º, Sébastien Ogier, 166; 5.º, Adrien Fourmaux, 146; 6.º, Kalle Rovamperä, 114; 7.º, Takamoto Katsuta, 102; 8.º, Dani Sordo, 44; 9.º, Sami Pajari, 41; 10.º, Grégoire Munster, 37. Estão classificados mais 22 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Martijn Wydaeghe, 225 pontos; 2.º, Martin Järveoja, 200; 3.º, Scott Martin, 185; 4.º, Vincent Landais, 166; 5.º, Alexandre Coria, 146; 6.º, Jonne Halttunen, 114; 7.º, Aaron Johnstone, 102; 8.º, Cândido Carrera, 44; 9.º, Enni Mälkkönen, 41; 10.º, Louis Louka, 37. Estão classificados mais 24 navegadores.

MARCAS – 1.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 526 pontos; 2.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 511; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 267.

Próxima prova – FORUM8 Rally Japan, de 21 a 24 de Novembro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *