Ott Tänak vence e adia a atribuição do título
O estónio venceu hoje o Rali do Centro Europeu, na Alemanha, Áustria e República Checa, penúltima prova do Campeonato do Mundo (WRC), e adiou a atribuição do título para a última prova, no Japão.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Se, ontem, foi o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally2) a fazer uma incursão fora de estrada, que lhe custou o comando da prova, hoje, sucedeu o mesmo a Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1).
O piloto francês, que partiu para o derradeiro dia da competição no comando da prova, ao fim de 1,5 km, dos 12,17 km da especial, imitou o belga, mas os estragos foram maiores e foi obrigado a desistir.
Com a desistência hoje, os 18 pontos que poderia somar por ter sido o mais rápido no final do dia de sábado esfumaram-se para Sébastien Ogier, o que o deixou completamente arredado da discussão por um nono título na carreira.
Como consequência a aposta da marca japonesa no francês, para tentar conservar o título de pilotos em casa, não resultou e como o estónio Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) não desperdiçou a “oferta” para vencer, a decisão título acontecerá no Japão, na derradeira prova, entre os dois pilotos da marca sul-coreana.
«É sempre difícil lutar contra um amigo e, quando uma coisa destas acontece, não é fácil encontrar palavras para descrever o que se sente. A partir daí tudo mudou, especialmente no Mundial de Construtores. Fomos cuidadosos na “power stage” para assegurar os pontos», disse Ott Tänak, que conquistou a segunda vitória da temporada, juntando-a à conquistada na Sardenha, 21.ª da carreira.
A vantagem é de Thierry Neuville que tem tudo a seu favor para conquistar o primeiro título face aos 25 pontos de vantagem que tem sobre o seu colega de equipa, graças ao terceiro lugar e aos dois pontos alcançados na “power stage”, onde Ott Tänak ficou em branco.
Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) “salvou a honra” da Toyota ao terminar em segundo e ascendeu ao terceiro lugar do campeonato, por troca com Sébastien Ogier. Contudo, o inglês está fora dessa discussão, que fica resumida a Thierry Neuville e Ott Tänak no Rali do Japão, de 21 a 24 de novembro.
«Aconteceu um erro, tivemos de gerir a nossa corrida. Não estava destinado a ser o nosso fim de semana. Agora segue-se o Japão e estamos ansiosos que chegue», disse Thierry Neuville, resignado.
O piloto belga, de 36 anos, parte como favorito à conquista do primeiro título mundial da carreira na derradeira prova do campeonato, depois de ter sido vice-campeão por cinco vezes (2013, 2016, 2017, 2018 e 2019).
Com 30 pontos em jogo, Thierry Neuville tem agora 25 de vantagem sobre Tänak, campeão em 2019, estando a cinco de deitar a mão ao cetro (basta um sétimo lugar).
Com o novo sistema de pontuação em vigor, o mais pontuado no Centro Europeu foi o segundo classificado, Elfyn Evans (24 pontos), graças a ter sido o segundo no sábado (com a desistência, Ogier perdeu os 18 pontos de ter sido o mais rápido), segundo no domingo e terceiro na “power stage” (15+6+3).
Ott Tänak, que venceu a prova, somou 22 pontos, tantos quantos o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), que foi o mais rápido hoje e na power stage (7+5), depois de ter sido quinto no sábado (10 pontos).
Assim, Thierry Neuville, que arrecadou 18 pontos, tem agora 225, contra os 200 de Ott Tänak. O inglês Elfyn Evans é o novo terceiro classificado, com 185, e Sébastien Ogier, que baixou ao quarto lugar, com 166.
Em aberto está o título das marcas, com a Hyundai a partir para a derradeira prova com 15 pontos de avanço sobre a Toyota que quer conservá-lo uma vez que o de pilotos está fora de questão.
Sem problemas o russo Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2) garantiu o triunfo entre os RC2, à frente do sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) e do checo Filip Mares (Toyota GR Yaris Rally2), num pódio com três marcas diferentes.
FICHA DA PROVA
Prova – Central European Rally
Data – 17/20 de Outubro
Organizador – Central European Rally Event GmbH
Estrutura – 1 584,44 km divididos por quatro etapas: Praga – Klatovy (163,21 km); Klatovy – Karpfham (566,69 km); Karpfham – Karpfham (509,94 km); Karpfham – Passau (344,60 km)
PC – 18 (2 + 6 + 6 + 4)
Extensão das PC – 302,51 km (14,33 km + 110,64 km + 123,46 km + 54,08 km)
Percentagem das PC – 19,09 %
Inscritos – 44 (10 RC1, 20 RC2, 13 RC3, 1 RGT)
Participantes – 43 (10 RC1, 19 RC2, 13 RC3, 1 RGT)
Classificados – 40 (8 RC1, 12 RC2, 19 RC3, 1 RGT)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Sébastien Ogier, da 1.ª à 4.ª PC; Thierry Neuville, da 5.ª à 10.ª PC; Sébastien Ogier, da 11.ª à 14.ª PC; Ott Tanak, da 15.ª à 18.ª PC
RC1 – Sébastien Ogier, da 1.ª à 4.ª PC; Thierry Neuville, da 5.ª à 10.ª PC; Sébastien Ogier, da 11.ª à 14.ª PC; Ott Tanak, da 15.ª à 18.ª PC
RC2 – Mikolaj Marczyk, na 1.ª PC; Oliver Solberg, na 2.ª e 3.ª PC; Nikolay Gryazin, da 4.ª à 18.ª PC
RC3 – Hermann Gassner, na 1.ª PC; Jan Cerny, na 2.ª e 3.ª PC; Mattéo Chatillon, da 4.ª à 18.ª PC
RGT – Armand Fumal, da 1.ª à 18.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)
RC1 – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)
RC2 – Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2)
RC3 – Mattéo Chatillon/Maxence Cornuau (Renault Clio Tally3)
RGT – Armand Fumal/Jules Escartefigue (Alpine A110 Rally RGT)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Ott Tanak/Martin Jarveoja | Ford Puma Rally1 | 2.37’34,6″ |
2.º | Elfyn Evans/Scott Martin | Toyota GR Yaris Rally1 | a 7,0″ |
3.º | Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe | Hyundai i20 N Rally1 | a 39,8″ |
4.º | Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone | Toyota GR Yaris Rally1 | a 1’21,0″ |
5.º | Gregoire Munster/Louis Louka | Ford Puma Rally1 | a 3’41,9″ |
6.º | Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov | Citroën C3 Rallly2 | a 9’17,6″ |
7.º | Oliver Solberg/Elliott Edmondson | Skoda Fabia RS Rally2 | a 9’34,1″ |
8.º | Filip Mares/Radovan Bucha | Toyota GR Yaris Rally2 | a 11’41,5″ |
9.º | Mikolaj Marczik/Szymon Gospodarczyk | Skoda Fabia RS Rally2 | a 12’10,6″ |
10.º | Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak | Skoda Fabia RS Rally2 | a 12’20,3″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Sébastien Ogier | 6 | 4 | 3 | 2 | 0 | 0 |
Elfyn Evans | 3 | 4 | 4 | 5 | 1 | 0 |
Ott Tanak | 3 | 3 | 6 | 0 | 4 | 1 |
Takamoto Katsuta | 3 | 2 | 2 | 2 | 6 | 2 |
Thierry Neuville | 2 | 5 | 1 | 6 | 1 | 1 |
Adrien Fourmaux | 1 | 0 | 0 | 2 | 3 | 1 |
Andreas Mikkelsen | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 |
Sami Pajari | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 6 |
Grégoire Munster | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
ABSOLUTO
PILOTOS – 1.º, Thierry Neuville, 225 pontos; 2.º, Ott Tänak, 200; 3.º, Elfyn Evans, 185; 3.º, Sébastien Ogier, 166; 5.º, Adrien Fourmaux, 146; 6.º, Kalle Rovamperä, 114; 7.º, Takamoto Katsuta, 102; 8.º, Dani Sordo, 44; 9.º, Sami Pajari, 41; 10.º, Grégoire Munster, 37. Estão classificados mais 22 pilotos.
NAVEGADORES – 1.º, Martijn Wydaeghe, 225 pontos; 2.º, Martin Järveoja, 200; 3.º, Scott Martin, 185; 4.º, Vincent Landais, 166; 5.º, Alexandre Coria, 146; 6.º, Jonne Halttunen, 114; 7.º, Aaron Johnstone, 102; 8.º, Cândido Carrera, 44; 9.º, Enni Mälkkönen, 41; 10.º, Louis Louka, 37. Estão classificados mais 24 navegadores.
MARCAS – 1.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 526 pontos; 2.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 511; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 267.
Próxima prova – FORUM8 Rally Japan, de 21 a 24 de Novembro.