TT

António Maio procura nono triunfo nas motos

Emoção e espetáculo no primeiro dia da Baja Portalegre 500, com muito público, alguma chuva, pisos enlameados, mas também alguns dramas. Uma Baja Portalegre 500 como manda a tradição, assim foi o dia de abertura da 38.ª edição da clássica das clássicas do todo-o-terreno.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: PAULO MARIA E JOÃO DA FRANCA / ACP MOTORSPORT

António Maio (Yamaha)

Hoje, António Maio (motos), Roberto Borrego (SSV), Luís Fernandes (Quads), Luís Brandão (Mini Baja) e Ricardo Silva (Promo & Hobby) foram os mais rápidos nas respetivas categorias. Este sábado, a maioria das equipas ainda em prova têm como desafio um percurso de, cerca de 300 quilómetros cronometrados, disputado nas regiões do Alto Alentejo e Ribatejo.

A perseguir a nona vitória na Baja Portalegre 500, António Maio (Yamaha) terminou o primeiro dia na liderança, ao ser o mais rápido no primeiro Setor Seletivo: «Correu bem, com muita água, mas muito divertido».

Martim Ventura (Husqvarna)

«Andei num ritmo seguro, não cometi nenhum erro e estou muito feliz por ser o primeiro classificado», afirmou o piloto e major da Guarda Nacional Republicana (GNR). Já Martim Ventura (Husqvarna) terminou o dia na segunda posição, a escassos 15,1 segundos, queixando-se do tempo perdido «na travessia de uma ribeira muito funda, quando deixei o motor ir “abaixo”».

Depois da vitória no prólogo, Bruno Santos (Husqvarna) estabeleceu o terceiro melhor tempo do Setor Seletivo, ocupando posição idêntica à geral: «Estou contente, pois acho que estou a fazer um bom trabalho». Micael Simão (GAS GAS) e Bernardo Megre (Kawasaki) fecharam o grupo dos cinco primeiros.

Luís Fernandes (Yamaha)

LUÍS FERNANDES LIDERA NOS QUADS

O vencedor da edição de 2021 da Baja Portalegre 500, Luís Fernandes, terminou o dia inaugural na liderança entre os quads. O piloto da Yamaha impôs um ritmo avassalador no primeiro Setor Seletor, como confirmam os 4m05,1s de diferença para o segundo mais rápido.

«Estava com algum receio, por ter chovido muito, mas correu tudo bem. Os pisos estavam excelentes e consegui imprimir um bom ritmo», sublinhou.

Fábio Ferreira (ATYV Racing) parte para o dia de amanhã a 4m12,8s do líder, confessando que a estratégia vai passar por «gerir a corrida, que ainda temos muitos quilómetros pela frente». Hoje, Rodrigo Alves (Yamaha) foi o terceiro classificado, a 4m35,6s do mais rápido, enquanto Filipe Martins (Yamaha) e Tiago Gomes (KTM) terminaram nas posições imediatas. Depois da vitória no prólogo, João Vale (Can-Am) quedou-se pelo 22.º tempo no primeiro Setor Seletivo.

Jovens pilotos da Mini Baja

JOVENS PILOTOS DA MINI BAJA JÁ DERAM ESPETÁCULO

Luís Brandão, Manuel Amaral, Martim Caetano, Afonso Góis e Simão Severino. Eles foram os cinco mais rápidos no prólogo da Mini Baja, uma competição reservada a pilotos de motos com idades compreendidas entre os oito e os 16 anos.

Se Luís Brandão (KTM) foi também o primeiro entre os Juvenis, Afonso Góis (Yamaha) destacou-se entre os Iniciados, enquanto Vicente Caeiro (Yamaha), com o 12º melhor tempo, foi o melhor entre os Infantis. Amanhã, os jovens têm como desafio um percurso com 79,02 quilómetros de extensão.

RICARDO SILVA O MAIS RÁPIDO ENTRE OS PROMO & HOBBY

Ainda nas duas rodas, entre os Promo & Hobby, Ricardo Silva (Yamaha) estabeleceu o melhor tempo do prólogo, com 4,8 segundos de vantagem para Luís Chavado (Husqvarna) e 14 segundos para Nelson Delgado (Honda). Pedro Testa (Articat) e Daniel Russo (Bombardier) seguiram-se nas posições imediatas.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *