Charles Leclerc venceu na primeira… curva
O piloto monegasco venceu na dobradinha da Ferrari no Grande Prémio dos Estados Unidos da América. Max Verstappen acabou em terceiro e reforçou a liderança, numa corrida marcada pela polémica em torno da luta entre o neerlandês e Lando Norris pelo terceiro lugar.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Ao arrancar da quarta posição, Charles Leclerc (Ferrari), aproveitou o “chega para lá” do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ao inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) e aproveitou o “buraco” que eles abriram para assumir o comando.
Tratou-se de uma “fuga” ao toque e garantir a vitória, a terceira da época e a oitava da carreira, o que lhe permite igualar o número de triunfos do neozelandês Dennis Hulme, o belga Jacky Ickx, o mexicano Sergio Perez e o australiano Daniel Ricciardo.
E para que os sinos em Maranello toquem com mais intensidade, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) terminou em segundo, à frente de Max Verstappen, que, nas últimas voltas, teve uma luta intensa com Lando Norris.
O inglês chegou a ultrapassar o neerlandês, numa manobra que os levou a exceder os limites da pista, com o piloto da McLaren a ser penalizado em cinco segundos, o que permitiu ao campeão do mundo ocupar o derradeiro lugar do pódio e sair do traçado americano com 57 pontos de vantagem sobre o seu adversário na luta pelo ceptro.
O britânico alegou que também Max Verstappen passou com as rodas fora dos limites, numa travagem tardia para não permitir a ultrapassagem do homem da McLaren, mas os comissários de pista tiveram outra visão.
O australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) terminou em quinto, o que permitiu à equipa de Woking aproximar-se da de Milton Keynes, com a “dobradinha” da Ferrari a permitir à marca italiana permanecer na luta pelo título de Construtores. McLaren, Red Bull e Ferrari encontram-se separadas por 48 pontos, quando faltam três corridas para o final do campeonato.
A McLaren faz 22 pontos e passa a ter 544, mantendo a liderança do Mundial de Construtores. A Red Bull é segunda, com 504, a Ferrari soma 43 pontos e passa a ter 496, a oito da Red Bull e a 48 da McLaren. O Mundial de Construtores também está ao rubro.
Notável corrida do inglês George Russell (Mercedes) que partiu da via das “boxes” e terminou em sexto, depois de ultrapassar o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), na última volta.
Enquanto isso, o seu colega de equipa, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), saiu da pista na terceira volta, o que obrigou à entrada em acção do “Safety Car”; durante três voltas.
Nos restantes lugares pontuáveis classificaram-se o alVCARemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari), o neo-zelandês Liam Lawson (VCARB/Honda) e o argentino Franco Colapinto (Williams/Mercedes), com destaque para os dois últimos que estão a fazer as primeiras corridas na Fórmula 1, com o neozelandês a fazer a sexta corrida e o argentino a quarta.
FICHA DA PROVA
Prova – Pirelli United States Grand Prix
Circuito – Circuito of The Americas
Extensão – 308,405 km = 56 x 5,513 km
“Pole position” – Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1 volta (5,513 km), em 1’32,330” (214,955 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’32,330”; Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’32,361”; 2.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’32,652; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’32,740; 3.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’32,950”; Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’33,018”; 4.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’33,309”; Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’33,481”; 5.ª linha: Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), sem tempo; Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’33,506”; 6.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’33,544”; Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’33,597”; 7.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’33,759”; Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’34,051”; 8.ª linha: Franco Colapinto (Williams (FW46/Mercedes), 1’34,062”; Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’34,152”; 9.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’34,154”; Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’34,228”; 10.ª linha: Liam Lawson (VCARB01/Honda), sem tempo
Nota – George Russell (Mercedes W15/Mercedes) parte da via das “boxes” por o carro ter sido alterado no parque fechado; Guanyu Zhou foi penalizado em cinco lugares por ter mudado o motor; Liam Lason pediu para partir do fim da grelha por ter trocado o motor
Comandantes sucessivos – Charles Leclerc, da 1.ª à 26.ª volta; Lando Norris, da 27.ª à 31ª volta; Charles Leclerc, da 32.ª à 56.ª volta
Volta mais rápida – Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1 volta (5,513 km), em 1’37,300” (203,912 km/h)
Vencedor – Charles Leclerc (Ferrari SF-24/Ferrari), 56 voltas (308,405 km) em 1.35’09,639” (194,453 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Charles Leclerc | Ferrari SF-24 | Ferrari | 1.35’09,639” |
2.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-24 | Ferrari | a 8,562″ |
3.º | Max Verstappen | Red Bull RB20 | Honda | a 19,412″ |
4.º | Lando Norris | McLaren MCL38 | Mercedes | a 20,354″ |
5.º | Oscar Piastri | McLaren MCL38 | Mercedes | a 21,921″ |
6.º | George Russell | Mercedes W15 | Mercedes | a 56,295″ |
7.º | Sergio Perez | Red Bull RB20 | Honda | a 59,702″ |
8.º | Nico Hulkenberg | Haas VF-24 | Ferrari | a 1’02,957″ |
9.º | Liam Lawson | VCARB01 | Honda | a 1’10,563″ |
10.º | Franco Colapinto | Williams FW46 | Mercedes | a 1’11,979″ |
11.º | Kevin Magnussen | Haas VF-24 | Ferrari | a 1’19,782″ |
12.º | Pierre Gasly | Alpine A524 | Renault | a 1’30,558″ |
13.º | Fernando Alonso | Aston Martin AMR24 | Mercedes | a 1 volta |
14.º | Yuki Tsunoda | VCARB01 | Honda | a 1 volta |
15.º | Lance Stroll | Aston Martin AMR24 | Mercedes | a 1 volta |
16.º | Alexander Albon | Williams FW46 | Mercedes | a 1 volta |
17.º | Valtteri Bottas | Kick Sauber C44 | Ferrari | a 1 volta |
18.º | Esteban Ocon | Alpine A524 | Renault | a 1 volta |
19.º | Gaunyu Zhou | Kick Sauber C44 | Ferrari | a 1 volta |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 354 pontos; 2.º, Lando Norris, 297; 3.º, Charles Leclerc, 275; 4.º, Oscar Piastri, 247; 5.º, Carlos Sainz, 215; 6.º, Lewis Hamilton, 177; 7.º, George Russell, 167; 8.º, Sergio Perez, 150; 9.º, Fernando Alonso, 62; 10.º, Nico Hulkekberg, 29; 11.º, Lance Stroll, 24; 12.º Yuki Tsunoda, 22; 13.º, Alexander Albon, 12; 14.º, Daniel Ricciardo, 12; 15.º, Kevin Magnussen, 8; 16.º Pierre Gasly, 8; 17.º, Oliver Bearman, 7; 18.º, 19.º, Franco Colapinto, 5; 19.º, Esteban Ocon, 5; 20.º Liam Lawson, 2.
CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 544 pontos; 2.º, Oracle Red Bull Racing, 504; 3.º, Scuderia Ferrari, 496; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 344; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 86; 6.º, MoneyGram Haas F1 Team, 38; 7.º, Visa Cash App RB F1 Team, 36; 8.º, Williams Racing, 17; 9.º, BWT Alpine F1 Team, 13.
Próxima prova – Gran Premio de la Ciudad de Mexico, dia 27 de Outubro, no Autódromo Hermanos Rodriguez.