FÓRMULA 1

Charles Leclerc venceu na primeira… curva

O piloto monegasco venceu na dobradinha da Ferrari no Grande Prémio dos Estados Unidos da América. Max Verstappen acabou em terceiro e reforçou a liderança, numa corrida marcada pela polémica em torno da luta entre o neerlandês e Lando Norris pelo terceiro lugar.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ao arrancar da quarta posição, Charles Leclerc (Ferrari), aproveitou o “chega para lá” do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ao inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) e aproveitou o “buraco” que eles abriram para assumir o comando.

Tratou-se de uma “fuga” ao toque e garantir a vitória, a terceira da época e a oitava da carreira, o que lhe permite igualar o número de triunfos do neozelandês Dennis Hulme, o belga Jacky Ickx, o mexicano Sergio Perez e o australiano Daniel Ricciardo.

E para que os sinos em Maranello toquem com mais intensidade, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) terminou em segundo, à frente de Max Verstappen, que, nas últimas voltas, teve uma luta intensa com Lando Norris.

O inglês chegou a ultrapassar o neerlandês, numa manobra que os levou a exceder os limites da pista, com o piloto da McLaren a ser penalizado em cinco segundos, o que permitiu ao campeão do mundo ocupar o derradeiro lugar do pódio e sair do traçado americano com 57 pontos de vantagem sobre o seu adversário na luta pelo ceptro.

O britânico alegou que também Max Verstappen passou com as rodas fora dos limites, numa travagem tardia para não permitir a ultrapassagem do homem da McLaren, mas os comissários de pista tiveram outra visão.

O australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) terminou em quinto, o que permitiu à equipa de Woking aproximar-se da de Milton Keynes, com a “dobradinha” da Ferrari a permitir à marca italiana permanecer na luta pelo título de Construtores. McLaren, Red Bull e Ferrari encontram-se separadas por 48 pontos, quando faltam três corridas para o final do campeonato.

A McLaren faz 22 pontos e passa a ter 544, mantendo a liderança do Mundial de Construtores. A Red Bull é segunda, com 504, a Ferrari soma 43 pontos e passa a ter 496, a oito da Red Bull e a 48 da McLaren. O Mundial de Construtores também está ao rubro.

Notável corrida do inglês George Russell (Mercedes) que partiu da via das “boxes” e terminou em sexto, depois de ultrapassar o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), na última volta.

Enquanto isso, o seu colega de equipa, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), saiu da pista na terceira volta, o que obrigou à entrada em acção do “Safety Car”; durante três voltas.

Nos restantes lugares pontuáveis classificaram-se o alVCARemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari), o neo-zelandês Liam Lawson (VCARB/Honda) e o argentino Franco Colapinto (Williams/Mercedes), com destaque para os dois últimos que estão a fazer as primeiras corridas na Fórmula 1, com o neozelandês a fazer a sexta corrida e o argentino a quarta.

FICHA DA PROVA

Prova – Pirelli United States Grand Prix

Circuito – Circuito of The Americas

Extensão – 308,405 km = 56 x 5,513 km

“Pole position” – Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1 volta (5,513 km), em 1’32,330” (214,955 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’32,330”; Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’32,361”; 2.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’32,652; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’32,740; 3.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’32,950”; Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’33,018”; 4.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’33,309”; Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’33,481”; 5.ª linha: Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), sem tempo; Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’33,506”; 6.ª linha: Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’33,544”; Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’33,597”; 7.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’33,759”; Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’34,051”; 8.ª linha: Franco Colapinto (Williams (FW46/Mercedes), 1’34,062”; Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’34,152”; 9.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’34,154”; Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’34,228”; 10.ª linha: Liam Lawson (VCARB01/Honda), sem tempo

Nota – George Russell (Mercedes W15/Mercedes) parte da via das “boxes” por o carro ter sido alterado no parque fechado; Guanyu Zhou foi penalizado em cinco lugares por ter mudado o motor; Liam Lason pediu para partir do fim da grelha por ter trocado o motor

Comandantes sucessivos – Charles Leclerc, da 1.ª à 26.ª volta; Lando Norris, da 27.ª à 31ª volta; Charles Leclerc, da 32.ª à 56.ª volta

Volta mais rápida – Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1 volta (5,513 km), em 1’37,300” (203,912 km/h)

Vencedor – Charles Leclerc (Ferrari SF-24/Ferrari), 56 voltas (308,405 km) em 1.35’09,639” (194,453 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Charles Leclerc Ferrari SF-24 Ferrari 1.35’09,639”
2.º Carlos Sainz Ferrari SF-24 Ferrari a 8,562″
3.º Max Verstappen Red Bull RB20 Honda a 19,412″
4.º Lando Norris McLaren MCL38 Mercedes a 20,354″
5.º Oscar Piastri McLaren MCL38 Mercedes a 21,921″
6.º George Russell Mercedes W15 Mercedes a 56,295″
7.º Sergio Perez Red Bull RB20 Honda a 59,702″
8.º Nico Hulkenberg Haas VF-24 Ferrari a 1’02,957″
9.º Liam Lawson VCARB01 Honda a 1’10,563″
10.º Franco Colapinto Williams FW46 Mercedes a 1’11,979″
11.º Kevin Magnussen Haas VF-24 Ferrari a 1’19,782″
12.º Pierre Gasly Alpine A524 Renault a 1’30,558″
13.º Fernando Alonso Aston Martin AMR24 Mercedes a 1 volta
14.º Yuki Tsunoda VCARB01 Honda a 1 volta
15.º Lance Stroll Aston Martin AMR24 Mercedes a 1 volta
16.º Alexander Albon Williams FW46 Mercedes a 1 volta
17.º Valtteri Bottas Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta
18.º Esteban Ocon Alpine A524 Renault a 1 volta
19.º Gaunyu Zhou Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 354 pontos; 2.º, Lando Norris, 297; 3.º, Charles Leclerc, 275; 4.º, Oscar Piastri, 247; 5.º, Carlos Sainz, 215; 6.º, Lewis Hamilton, 177; 7.º, George Russell, 167; 8.º, Sergio Perez, 150; 9.º, Fernando Alonso, 62; 10.º, Nico Hulkekberg, 29; 11.º, Lance Stroll, 24; 12.º Yuki Tsunoda, 22; 13.º, Alexander Albon, 12; 14.º, Daniel Ricciardo, 12; 15.º, Kevin Magnussen, 8; 16.º Pierre Gasly, 8; 17.º, Oliver Bearman, 7; 18.º, 19.º, Franco Colapinto, 5; 19.º, Esteban Ocon, 5; 20.º Liam Lawson, 2.

CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 544 pontos; 2.º, Oracle Red Bull Racing, 504; 3.º, Scuderia Ferrari, 496; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 344; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 86; 6.º, MoneyGram Haas F1 Team, 38; 7.º, Visa Cash App RB F1 Team, 36; 8.º, Williams Racing, 17; 9.º, BWT Alpine F1 Team, 13.

Próxima prova – Gran Premio de la Ciudad de Mexico, dia 27 de Outubro, no Autódromo Hermanos Rodriguez.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *