MotoGP

Martin vence Sprint e ganha 6 pontos a Bagnaia

Jorge Martin vence corrida Sprint na Austrália e cimenta liderança em MotoGP. O madrileno largou da “pole position”, cortou a meta com o tempo de 19m13,301s, deixando na segunda posição o espanhol Marc Márquez, a 1,520 segundos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Mais rápido na qualificação, o espanhol Jorge Martin (Ducati) não desperdiçou a oportunidade para vencer a corrida Sprint, que comandou de fio a pavio, para ganhar seis pontos ao campeão do mundo e aumentar para 16 pontos a diferença que os separa.

O líder do campeonato soube tirar total partido do italiano Francesco Bagnaia (Ducati) não ter ido além do quarto lugar, depois de ter passado pelo segundo, e dilatar a vantagem.

O espanhol Marc Marquez (Ducati), que partiu da segunda posição da grelha, caiu para sétimo na volta de abertura, em consequência de uma má partida, mas lançou-se na recuperação para regressar ao segundo lugar, a meio da corrida, posição que manteve até final.

Estranhamente, o italiano Enea Bastianini (Ducati) completou o pódio, à frente do seu colega de equipa, Francesco Bagnaia. Face à vantagem que Francesco Bagnaia tinha sobre o seu perseguidor, Franco Morbidelli (Ducati), era natural que viesse da “box” a instrução para uma troca de posições, o que permitiria ao bicampeão do mundo minorar os estragos.

Jorge Martin chegou a esta corrida com 10 pontos de vantagem sobre o italiano Francesco Bagnaia. No entanto, o italiano cedeu mais seis pontos, depois de largar do quinto lugar. Já o segundo lugar de Marc Márquez permitiu ao piloto espanhol apanhar Enea Bastianini no terceiro posto do campeonato, tendo ambos 320 pontos.

A corrida Sprint na Austrália, que no ano passado não se pôde realizar devido ao mau tempo, ficou ainda marcada pela queda do italiano Marc Bezzechi (Ducati), a duas voltas do final, e do espanhol Maverick Viñales (Aprilia).

Os dois estavam envolvidos na luta pela quinta posição. Viñales foi mais forte na travagem para a primeira curva e passou o italiano, que perdeu o controlo da sua Ducati e levou a Aprilia do espanhol à sua frente.

Bezzecchi ainda foi observado no centro médico do circuito mas, de acordo com a assessoria de imprensa da equipa de Valentino Rossi, a VR46, não foram detetadas fraturas. Contudo, o piloto transalpino foi levado a um hospital em Melbourne para a realização de mais exames.

Jorge Martin chega à corrida principal de amanhã, domingo, com 404 pontos, contra os 388 de Francesco Bagnaia, uma diferença de 16 quando estão 25 em jogo. Mesmo ausente por lesão pela terceira corrida consecutiva (falhara já a Indonésia e o Japão), Miguel Oliveira mantém o 14.º lugar, com 71 pontos.

Classificação – 1.º, Jorge Martin (Ducati), 13 voltas (57,824 km), em 19’13,301” (180,4 km/h); 2.º, Marc Marquez (Ducati), a 1,520”; 3.º, Enea Bastianini (Ducati), a 4,368”; 4.º, Francesco Bagnaia (Ducati), a 6,879”; 5.º, Franco Morbidelli (Ducati), a 9,623”; 6.º, Raul Fernandez (Aprilia), a 15,249”; 7.º, Fabio GIannantonio (Ducati), a 15,905”; 8.º, Aleix Espargaro (Aprilia), a 19,280”; 9.º, Augusto Fernandez (KTM), a 21,126”; 10.º, Luca Marini (Honda), a 21,194”. Classificaram-se mais cinco pilotos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *