FÓRMULA 1

Despiste de George Russell ajuda Lando Norris

O britânico vai partir da “pole position” no Grande Prémio dos Estados Unidos, depois de ter fixado o melhor tempo na sessão de qualificação realizada no traçado de Austin, no Texas.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O despiste do inglês George Russell (Mercedes), na derradeira volta, quando todos tentavam melhorar os seus tempos, beneficiou o seu compatriota Lando Norris (McLaren/Mercedes) assegurar a sexta “pole position” da temporada.

Tratou-se da sétima “pole” da carreira de Lando Norris, “protegendo” pela bandeira amarela que a apareceu e a condicionar o desempenho dos que estavam em pista.

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), vencedor da corrida Sprint, garantiu a segunda posição da grelha, o que faz com que os dois primeiros do campeonato partam lado a lado, ficando para saber, qual deles leva a melhor na partida.

A Ferrari, que se tem revelado muito competitiva no traçado americano, monopoliza a segunda linha da grelha, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), segundo na Corrida “Sprint” e apostado numa saída em beleza da equipa de Maranello, a levar a melhor sobre o monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

O australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) que não tinha passado da Q1, na qualificação para a corrida Sprint, onde terminou em 10.º, conseguiu, desta vez chegar à Q3 e garantir a quinta posição da grelha à frente do inglês George Russell, que estava caminho de melhorar o seu tempo, quando saiu da pista.

O francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) surpreendeu ao averbar o sétimo tempo, à frente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), com o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), que não registou qualquer tempo, a completarem o lote de pilotos que chegou à Q3.

Surpresa o facto do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) não ter passado da Q1, por lhe ter sido anulada aquela que seria a sua melhor volta por ter excedido os limites da pista. A mesma sorte teve a Williams e a Sauber, com o argentino Franco Colapinto (Williams/Mercedes) a ficar na Q1 pela primeira vez, desde a estreia na Fórmula 1.

GRELHA DE PARTIDA

Lando Norris
McLaren MCL38/Mercedes
1’32,330″
Max Verstappen
Red Bull RB20/Honda
1’32,361″
Carlos Sainz
Ferrari SF-24/Ferrari
1’32,652″
Charles Leclerc
Ferrari SF-24/Ferrari
1’32,740″
Oscar Piastri
McLaren MCL38/Mercedes
1’32,950″
George Russell
Mercedes W54/Mercedes
1’32,974″
Pierre Gasly
Alpine A524/Renault
1’33,038″
Fernando Alonso
Aston Martin AMR24/Mercedes
1’33,309″
Kevin Magnussen
Haas VF24/Ferrari
1’33,481″
Sergio Perez
Red Bull RB20/Honda
sem tempo
Yuki Tsunoda
VCARB01/Honda
1’33,506″
Nico Hulkenberg
Haas VF-24/Ferrari
1’33,474″
Esteban Ocon
Alpine A524/Renault
1’33,597″
Lance Stroll
Aston Martin AMR24/Mercedes
1’33,759″
Liam Lawson
VCARB01/Honda
sem tempo
Alexander Albon
Williams FW46/Mercedes
1’34,051″
Franco Colapinto
Williams FW46/Mercedes
1’34,062″
Valtteri Bottas
Kick Sauber C44/Ferrari
1’34,152″
Lewis Hamilton
Mercedes W15/Mercedes
1’34,154″
Zhou Guanyu
Kick Sauber C44/Ferrari
1’34,228″

 

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