Despiste de George Russell ajuda Lando Norris
O britânico vai partir da “pole position” no Grande Prémio dos Estados Unidos, depois de ter fixado o melhor tempo na sessão de qualificação realizada no traçado de Austin, no Texas.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
O despiste do inglês George Russell (Mercedes), na derradeira volta, quando todos tentavam melhorar os seus tempos, beneficiou o seu compatriota Lando Norris (McLaren/Mercedes) assegurar a sexta “pole position” da temporada.
Tratou-se da sétima “pole” da carreira de Lando Norris, “protegendo” pela bandeira amarela que a apareceu e a condicionar o desempenho dos que estavam em pista.
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), vencedor da corrida Sprint, garantiu a segunda posição da grelha, o que faz com que os dois primeiros do campeonato partam lado a lado, ficando para saber, qual deles leva a melhor na partida.
A Ferrari, que se tem revelado muito competitiva no traçado americano, monopoliza a segunda linha da grelha, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), segundo na Corrida “Sprint” e apostado numa saída em beleza da equipa de Maranello, a levar a melhor sobre o monegasco Charles Leclerc (Ferrari).
O australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) que não tinha passado da Q1, na qualificação para a corrida Sprint, onde terminou em 10.º, conseguiu, desta vez chegar à Q3 e garantir a quinta posição da grelha à frente do inglês George Russell, que estava caminho de melhorar o seu tempo, quando saiu da pista.
O francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) surpreendeu ao averbar o sétimo tempo, à frente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), com o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), que não registou qualquer tempo, a completarem o lote de pilotos que chegou à Q3.
Surpresa o facto do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) não ter passado da Q1, por lhe ter sido anulada aquela que seria a sua melhor volta por ter excedido os limites da pista. A mesma sorte teve a Williams e a Sauber, com o argentino Franco Colapinto (Williams/Mercedes) a ficar na Q1 pela primeira vez, desde a estreia na Fórmula 1.
GRELHA DE PARTIDA
Lando Norris | |
McLaren MCL38/Mercedes | |
1’32,330″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull RB20/Honda | |
1’32,361″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-24/Ferrari | |
1’32,652″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-24/Ferrari | |
1’32,740″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL38/Mercedes | |
1’32,950″ | |
George Russell | |
Mercedes W54/Mercedes | |
1’32,974″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A524/Renault | |
1’33,038″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR24/Mercedes | |
1’33,309″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF24/Ferrari | |
1’33,481″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB20/Honda | |
sem tempo | |
Yuki Tsunoda | |
VCARB01/Honda | |
1’33,506″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-24/Ferrari | |
1’33,474″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A524/Renault | |
1’33,597″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR24/Mercedes | |
1’33,759″ | |
Liam Lawson | |
VCARB01/Honda | |
sem tempo | |
Alexander Albon | |
Williams FW46/Mercedes | |
1’34,051″ | |
Franco Colapinto | |
Williams FW46/Mercedes | |
1’34,062″ | |
Valtteri Bottas | |
Kick Sauber C44/Ferrari | |
1’34,152″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W15/Mercedes | |
1’34,154″ | |
Zhou Guanyu | |
Kick Sauber C44/Ferrari | |
1’34,228″ |