Enduro

Lusitanos prontos para o assalto final nos ISDE

O quinto dia dos International Six Days Enduro chegou ao fim sem percalços e Portugal prepara o “último assalto”: a especial de Motocross final de amanhã, com a mira na subida ao 7.º posto.

carlos.sousa@autolook.pt

Manuel Marinheiro, Bruno Charrua, Luís Oliveira, Rúben Ferreira, Jorge Viegas e Renato Silva

Chegou ao fim sem sobressaltos para as seleções nacionais a parte mais árdua dos International Six Days Enduro (ISDE), os cinco dias de Enduro a “doer”, em que os pilotos rodaram cerca de 1.200 km pelos trilhos da vizinha Galiza sob condições meteorológicas exigentes, preparando-se agora para o sexto e último dia destes ISDE 2024: a tradicional especial de motocross final, com partidas em linha e confronto direto, que poderá ainda decidir algumas posições.

Uma dessas posições é a da seleção sénior de Portugal que, depois de ter subido ao 8.º posto na quinta-feira, prepara-se agora para assaltar o 7.º lugar do Troféu Mundial que está na posse da equipa do Chile, a uma distância de 1m01s.

Não será tarefa fácil, mas a verdade é que contamos com pilotos de bom nível no motocross na seleção sénior, como são especialmente Bruno Charrua, Renato Silva e Luís Oliveira, pelo que existe essa esperança e objetivo.

Luís Oliveira

Esta sexta-feira, os pilotos portugueses estiveram novamente em bom ritmo, sempre com Luís Oliveira (Yamaha WR450F) a dar o tom e colocando-se em 12.º da classe E2, após um dia em que o nevoeiro esteve sempre presentes nas duas primeiras especiais, obrigando mesmo a cancelar a segunda passagem por uma delas. Bruno Charrua (GasGas 350 4T) é 22.º da E2, Gonçalo Reis (GasGas 350 4T) 35.º da E2 e Renato Silva (Beta 300 2T) 17.º em E3.

Na frente, o espanhol Josep Garcia foi pela quarta vez em cinco dias o mais rápido, mas a França, como desde o primeiro momento, continua a liderar, com os EUA em 2.º lugar a 7m34s e a equipa da casa, a Espanha, a fechar o pódio a 9m33s, posições que dificilmente serão alteradas este sábado.

Renato Silva

No Troféu Júnior, a Suécia também mantém o comando, mas com a França em 2.º lugar a 1m48s e, em terceiro, os Estados Unidos a 10m56s. A formação júnior portuguesa mantém o 7.º posto e, se tudo correr normalmente, será essa a sua classificação final entre os 13 países concorrentes ao Troféu Júnior.

Na classe E1, Rúben Ferreira (Beta 250 2T) é 19.º, Frederico Rocha (Rieju 250 2T) 29.º e Francisco Leite (Sherco 125 2T) 37.º posicionado.

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