Enduro

“Kika” Henriques recebeu voto de louvor da FMP

A jovem piloto da Lousã terminou o Campeonato Nacional de Enduro com uma queda, uma viagem relâmpago a uma unidade hospitalar, mas a tempo de regressar no segundo dia com a determinação que a carateriza. Chegou com sucesso ao fim e recebeu um louvou da FMP.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO DA FRANCA

Marco de Canaveses foi palco da derradeira jornada do Campeonato Nacional de Enduro, versão 2023, com dupla ronda marcada por fortes emoções, temperaturas elevadíssimas, lutas titânicas e quedas. Algumas bastante inquietantes. Que o diga Francisca “Kika” Henriques que se apresentou motivada para alcançar um bom resultado na categoria Promoção, mas viu-se envolta numa contrariedade que não estava nos seus planos.

Aos comandos de uma Fantic com as cores Honda Lousãmotos, a piloto de apenas 16 anos de idade, a mais jovem da caravana endurista nacional, começou a prova com temperaturas elevadas, além de um percurso bastante duro, não evitou uma queda e, como consequência, deslocou-se a uma unidade hospitalar para efetuar exames, sobretudo ao nível das mãos e aos dedos.

Se o primeiro dia fiou marcado pelo abandono, “Kika” Henriques regressou no segundo dia com o mesmo entusiasmo que se apresentou na véspera, em que o grande adversário foi mesmo o calor que se fez sentir. Como diz o provérbio, “antes quebrar que torcer”, a jovem piloto da Lousã exibiu enorme vontade de prosseguir em prova, vincando a força e a determinação que lhe é peculiar.

«Foi uma prova muito dura mas, sem dúvida, que necessitávamos deste tipo de provas para podermos evoluir. No primeiro dia senti algumas dificuldades ao nível do calor, mas acabei por cometer alguns erros que me levaram a cair. Magoei-me numa mão motivando o abandono precoce», começou por referir “Kika” Henriques.

Contudo, a jovem piloto não cruzou os braços e voltou à carga no dia seguinte: «Queria provar a mim mesma que conseguia prosseguir na prova e, apesar de algumas dores, decidi apresentar-me determinada em chegar ao fim e, desta forma, evoluir em todos os níveis. Missão cumprida. Obrigado a todos que estiveram comigo», sublinhou a jovem de apenas 16 anos de idade.

Refira-se, por outro lado, que “Kika” Henriques foi surpreendida na altura da entrega de prémios referentes à prova de Marco de Canaveses. A Federação Motociclismo de Portugal (FMP), na pessoa de Pedro Mariano, presidente da Comissão de Enduro, decidiu atribuir um voto de louvor à jovem piloto da Lousãmotos.

Tratou-se do reconhecimento da estrutura federativa para com “Kika” Henriques, em virtude da jovem de 16 anos ter abdicado na prova da Figueira a Foz para acompanhar e prestar socorro a um concorrente que se magoou com alguma gravidade, tendo mesmo de ser evacuado para o Hospital Distrital da Figueira da Foz para ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

Por esta atitude, de respeito, companheirismo e responsabilidade da piloto mais nova da caravana, a Federação Motociclismo de Portugal entendeu que estes devem ser os valores base em qualquer desporto, tendo, por isso, ter distinguido a Francisca Henriques.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *