ERC

Pilotos plantaram árvores no Monte da Penha

A ação promovida pela Câmara de Guimarães – Capital Verde Europeia’2026 e a Irmandade da Penha insere-se no compromisso com a neutralidade climática até 2030, numa iniciativa inserida no Rally 6 Cities North of Portugal, na estrada desta sexta-feira a domingo.

carlos.sousa@autolook.pt

Pedro Almeida, Martins Sesks, Josh McErlean, José Pedro Fontes, Pedro Meireles, Ricardo Teodósio, Guilherme Meireles, entre muitos outros, pilotos do Rally 6 Cities North of Portugal, que arranca esta sexta-feira no Campo de S. Mamede, em Guimarães, foram os protagonistas, esta quinta-feira, de uma ação de plantação de árvores no Monte da Penha.

A iniciativa, promovida pela Câmara de Guimarães em parceria com a Irmandade da Penha, surgiu no âmbito do compromisso assumido na sequência da eleição de Guimarães como Capital Verde Europeia 2026.

O município vimaranense faz parte do grupo de 100 cidades europeias empenhadas na neutralidade climática até 2030 e o Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães’2030 engloba diversos setores da sociedade, como investigação, envolvimento dos cidadãos e educação ambiental.

«Temos uma missão a cumprir que não se restringe a 2026 e vai até 2030, mas queremos, acima de tudo, que as pessoas percebam que não vamos agir somente em ano de Guimarães – Capital Verde. Pretendemos deixar um legado e contribuir para que a pegada ecológica resultante das provas motorizadas seja mitigada», referiu Alberto Martins, vereador do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Guimarães.

«Portanto, esta é uma ação que nos possibilita dar esse sinal, obviamente mais simbólico do que outra coisa, mas permite-nos, no coração da Penha, o pulmão verde de Guimarães, deixar uma marca que marca o equilíbrio entre o que é a necessidade de apoiar grandes eventos, proporcionando aos vimaranenses um espetáculo grandioso como é o rali, e a obrigatoriedade de deixar um conjunto de novas árvores plantadas, prosseguindo a nossa missão, enquanto decisores políticos, de preservar o ambiente», acrescentou Alberto Martins, presente no Monte da Penha a acompanhar e a agradecer aos pilotos o seu empenho na defesa do ambiente.

Devido à política de sustentabilidade ambiental implementada pela Federação Internacional do Desporto Automóvel (FIA) e seguida pelas federações de diversos países, como é o caso de Portugal, desde 2022 que os carros de ralis das categorias Rally2 e Rally3 – a esmagadora maioria dos que competem neste Rally 6 Cities North of Portugal – utilizam combustíveis 100% sustentáveis e livres de fósseis.

Ou seja, não incluem derivados de petróleo, gás natural ou carvão, combinando biocombustíveis e combustíveis sintéticos. E ainda que os ralis sejam cada vez mais amigos do ambiente, a promoção da sustentabilidade é hoje praticamente obrigação moral, com um acréscimo de eventos cujo programa inclui ações de plantação de árvores no ecossistema local.

«Esta ação é importante e um complemento na defesa desta área natural. O ‘segredo’ desta plantação está na espécie das próprias árvores, que são medronheiros. O objetivo é que elas cresçam, proporcionem sombra, mas também que alimentem as que as rodeiam. Trata-se de uma árvore que dá fruto e este é muito apreciado pelas aves que frequentam o local», palavras de Manuel Roriz Mendes, presidente da Irmandade da Penha.

«É importante para a biodiversidade, para os seres vivos que não se defendem por si mesmo e nesse capítulo somos, também, guardiões do que é a riqueza natural deste espaço, com séculos ou mesmo milhões de anos que nós herdamos. Cuidamos dele com muito afinco e vamos continuar a fazê-lo», sublinhou ainda o responsável pelo organismo de cariz religioso e social sediado em Guimarães que é “guardião” da defesa e preservação do património religioso (Santuário de Nossa Senhora do Carmo), ambiental (conservação da biodiversidade) e cultural do Monte da Penha.

O Rally 6 Cities North of Portugal é a sétima e última prova do Campeonato da Europa de Ralis (ERC), a segunda competição de ralis mais importante da FIA, e penúltima do Campeonato de Portugal de Ralis, reunindo a elite dos jovens pilotos internacionais que ambicionam vir a ser as futuras “estrelas” do Campeonato do Mundo (WRC).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *