Enduro

Monte Gordo Sand Experience aclama campeões

Todd Kellett, em motos, e Michel Trannin, nos quads, são os detentores dos títulos conquistados no Monte Gordo Sand Experience. Os dois pilotos sagraram-se vencedores da Taça do Mundo em corridas de areia.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JOÃO DA FRANCA E OFICIAIS

Todd Kellett (Yamaha)

Um dia de Outono em modo estival voltou a saudar quem se dirigiu à praia para assistir ao segundo dia do Monte Gordo Sand Experience, ronda final do FIM Sand Races World Cup. Com o público a voltar a marcar presença em grande número, a segunda manga das motos arrancou com o foco a voltar a estar na luta entre Todd Kellett (Yamaha), o líder do campeonato, e Yentel Martens (Honda), vencedor da primeira manga e ainda com aspirações.

A vantagem na corrida foi para o belga, que depressa ultrapassou o francês Romain Laurent (Husqvarna), autor de uma excelente partida, para nunca mais largar o comando. Kellett seria o segundo classificado, resultado suficiente para se tornar no primeiro vencedor da FIM Sand Races World Cup. O pódio voltaria a ser fechado pelo belga Daymond Martens (Honda).

Yentel Martens (Honda)

Entre os portugueses, o melhor na segunda manga foi Luís Outeiro (Yamaha), que logrou terminar em sétimo, com Paulo Alberto (Yamaha) a terminar no “top 10”, ao acabar em nono. Em termos de fim-de-semana, e lembrando que o resultado final é obtido através do somatório das duas mangas, o melhor classificado foi Ricardo Freire (KTM), a terminar a prova em décimo, logo seguido de Gonçalo Reis (Gas-Gas).

Problemas técnicos voltaram a fazer com que António Maio não cumprisse mais que a primeira volta, com essa “fava” a calhar também a André Sérgio (Beta). Nota ainda para as vitórias finais nas categorias para Amandine Verstappen (Yamaha) a triunfar entre as senhoras, Arnaud Besnier (Honda) entre os Veteranos, Matheo Gerat (KTM) nas MJ1, Sarah Leroy (Kawasaki) entre as MJ2, Sebastien Antony (Yamaha) entre os Veteranos 1, David Megre nos Veteranos 3 e Gilberto e Mário Jordão entre as Duplas.

Michel Trannin (Honda)

Nas contas finais da Taça do Mundo, para além da já mencionada vitória de Kellett à geral, de salientar ainda os triunfos de Arnaud Besnier entre os Veteranos e Mathilde Denis nas Senhoras.

O público não arredou pé e ainda assistiu à segunda manga dos quads, tendo tido como primeiro líder o belga Olivier Vandendijck (Honda). No entanto, o vencedor seria mais uma vez Keveen Rochereau, a repetir o triunfo na véspera e a selar o triunfo no Monte Gordo Sand Experience.

 

André Sérgio (Beta)

O francês Pablo Violet fechou o pódio, o que não foi suficiente para suplantar o compatriota Michel Trannin (Honda) na luta pelo título mundial. O argentino Vito Ferrari voltou a levar o seu KTM à vitória na categoria Júnior, enquanto que o francês Benoit Sebert (Yamaha) foi o mais rápido entre os Veteranos, selando assim o título mundial nesta categoria, na frente do português Paulo Fernandes (Yamaha), enquanto que Nathanaelle Abgrall (Yamaha) foi a melhor Senhora.

Este foi um fim-de-semana de sucesso para uma nova experiência no desporto motorizado nacional, com reconhecimento por parte do presidente do Município de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, que considerou que a prova «foi um grande êxito».

«Temos os hotéis e os restaurantes cheios, o nosso comércio a trabalhar em pleno e, o nosso objetivo passou por trazer muita gente ao nosso município nesta altura de época baixa. Creio que estamos todos de parabéns pelo êxito alcançado, com este mar de gente aqui e uma prova muito bem disputada», sublinhou Álvaro Araújo.

André Sérgio (Beta)

Já o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, salientou que «esta foi uma aposta ganha». «Desafiámos o Município de Vila de Real de Santo António que depressa abraçou este projeto de trazermos provas em areia em Portugal, e a quem agradecemos pelo trabalho fantástico desenvolvido que proporcionou este grande espetáculo que vimos aqui», referiu o dirigente.

A Monte Gordo Sand Experience é promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e conta com a organização do ACP, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *