WRC

Contrato-Programa para o Rally de Portugal

Decorreu esta manhã, na Casa do Paço, a cerimónia de assinatura do Contrato-Programa com o Automóvel Club de Portugal (ACP), os Municípios da Figueira da Foz, Arganil, Coimbra, Góis, Lousã e Mortágua, e a Turismo Centro de Portugal (TCP), que estabelece os termos necessários à realização do WRC Vodafone Rally de Portugal 2024, na Região Centro.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

Numa cerimónia marcada apelo entusiasmo generalizado por parte das entidades presentes no Salão da Casa do Paço, assinaram o contrato-programa Anabela Tabaçó (vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), Luís Paulo Costa (presidente da Câmara Municipal de Arganil), Francisco Veiga (vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra), Rui Sampaio (presidente da Câmara Municipal de Góis), João Santos (vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Lousã), Ricardo Pardal (presidente da Câmara Municipal de Mortágua), Jorge Sampaio (vogal do Centro de Turismo de Portugal), Carlos Barbosa (presidente do ACP) e João Mendes Dias (chief operational officer do Automóvel Club de Portugal).

Carlos Barbosa, presidente do ACP, começou por agradecer aos Municípios o apoio para que o percurso da prova prossiga com sucesso», não deixando de anotar que sempre que se desloca à Figueira da Foz «chove, mas um dia irei aqui chegar com sol brilhante e tomar banho nesta praia maravilhosa».

«Um agradecimento às Câmaras pelo esforço que têm feito para mantermos o Rally de Portugal no Centro do país», apelando para que «seja difundido a vertente da segurança, porque os ralis são perigosos e as pessoas devem cumprir as regras de segurança impostas pela caríssima GNR que nos levam cor e cabelo todos os anos para manter a prova segura».

Por seu turno Jorge Sampaio manifestou que o ACP tem a sorte do Rali de Portugal por estar no Centro», sem dúvida «a melhor região de Portugal», sublinhando que o Centro Turismo de Portugal e o ACP «têm trabalhado em conjunto para melhorar cada vez mais a prova, juntamente com a CIM Região de Coimbra e respetivos Municípios». «O Rally de Portugal é um produto de turismo de excelência, por aquilo que trás e por aquilo que leva».

Ricardo Pardal sustentou que o Rally de Portugal contribui para a promoção e afirmação da região Centro, bem como a nível nacional e internacional». «Este ano com motivo de satisfação para Mortágua, porque vamos ter duas passagens no Mortágua Arena, com um conjunto diversificado de ações durante todo o dia se sexta-feira, dia 10 de maio».

O vereador do pelouro do Desporto da Câmara da Lousã afirmou que «o Rally de Portugal é uma prova de fortes emoções, desde logo com a própria competição e a adrenalina que causa aos pilotos, mas também emoções mais calmas, de família, que sobrem e permanecem na serra, desfrutando do nosso magnífico território».

Rui Sampaio, por sua vez, sublinhou que a prova organizada pelo ACP é de «extrema importância para o nosso território, que se orgulha de fazer parte da história do Rally de Portugal». «Sabemos que é um evento proporciona visibilidade e permite, naturalmente, que o nosso concelho seja bastante procurado».

Francisco Veiga referiu que Coimbra «não tem classificativas, mas tem um postal enorme para mostrar, sendo para nós bastante gratificante também fazermos parte desta iniciativa do Automóvel Club de Portugal», destacando o malogrado vereador Carlos Cidade, «por ter estado na génese da realização da “super-especial” na cidade».

Luís Paulo Costa reiterou «a realização do Rally de Portugal na região Centro, um desafio que todos têm pela frente, para manter a prova no nosso país, pelo que é um evento para manter, uma parceria para crescer de forma sustentada, de extrema importância para a promoção e mediatização dos territórios de baixa densidade, como o são a maioria dos concelhos que recebe a prova».

Coube a Manuel Domingues encerrar o conjunto de discursos, salientando que, no fim de semana do Rally de Portugal, «vai haver sol radiante» para satisfação do presidente do ACP. O vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz reconheceu que «o ano passado a prova foi um êxito e excelentemente bem organizada», dando os parabéns «aos colaboradores do ACP que foram sempre inexcedíveis para que nada faltasse em prol da qualidade organizativa».

Manuel Domingues também apelou à segurança, «porque sem segurança não há rali», enaltecendo «o esforço de todos os Municípios para continuarmos a ter na região Centro o Rally de Portugal» e, na Figueira da Foz em particular, «porque as primeiras prova desta disciplina automóvel começaram precisamente aqui e a Figueira da Foz também respira rali».

QUATRO DIAS DE EMOÇÕES FORTES

Refira-se que o Vodafone Rally de Portugal começa, como é habitual, na quinta-feira de manhã (9 de maio), em Baltar, com o Shakedown de 4,61 km, a que se segue o cerimonial de partida em Coimbra, a partir das 17h00. Os concorrentes rumam depois à Figueira da Foz, para a primeira “super-especial” do rali e de abertura da aprova, este ano com 2,94 km e com início às 19h05 (transmissão na RTP1).

Na sexta-feira (10 de maio), as tradicionais especiais de terra da região Centro são o primeiro grande teste para máquinas e pilotos, agora com a classificativa de Mortágua (18,15 km) a ser percorrida duas vezes, a abrir e a fechar o dia. As duplas passagens por Lousã (14,30 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km) completam o primeiro dia competitivo.

Para a etapa de sábado estão reservados dois “loops” pelas classificativas de Felgueiras (8,81 km), Montim (8,69 km), a mais longa especial do rali, Amarante (37,24 km) e Paredes (16,09 km) que, este ano, também tem duas passagens. O dia encerra em apoteose, como é hábito, na Super Especial de Lousada (3,36 km), com transmissão na RTP2.

A decisiva etapa de domingo será composta por duplas passagens pelos 19,91 km de Cabeceiras de Basto, dos quais 12,6 km são completamente novos, e pelos icónicos 11,18 km de Fafe, também o palco habitual da “Power Stage” (com as duas passagens em direto na RTP1).

PROGRAMA PARA 2024

QUINTA-FEIRA (9 DE MAIO)

09h31 – “Shakedown” (Baltar) 4,61 km

17h00 – Partida oficial em Coimbra

19h05 – SS1 Figueira da Foz (2,94 km)

SEXTA-FEIRA (10 DE MAIO)

08h05 – SS2 Mortágua (18,15 km)

09h35 – SS3 Lousã (12,28 km)

10h35 – SS4 Góis (14,30 km)

11h35 – SS5 Arganil (18,72 km)

14h05 – SS6 Lousã 2 (12,28 km)

15h05 – SS7 Góis 2 (14,30 km)

16h05 – SS8 Arganil 2 (18,72 km)

17h35 – SS9 Mortágua2 (18,15 km)

SÁBADO (11 DE MAIO)

08h05 – SS10 Felgueiras (8,81 km)

09h05 – SS11 Montim (8,69 km)

10h05 – SS12 Amarante (37,24 km)

11h35 – SS13 Paredes (16,09 km)

14h35 – SS14 Felgueiras2 (8,81 km)

15h35 – SS15 Montim2 (8,69 km)

16h35 – SS16 Amarante2 (37,24 km)

18h05 – SS17 Paredes2 (16,09 km)

19h05 – SS18 Lousada – SSS (3,36 km)

DOMINGO (14 DE MAIO)

07h05 – SS19 Cabeceiras de Basto (19,91 km)

08h35 – SS20 Fafe (11,18 km)

09h35 – SS21 Cabeceiras de Basto2 (19,91 km)

12h15 – SS22 Fafe2 – Power Stage (11,18 km)

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