WRC

Duelo épico pelo triunfo entre Neuville e Ogier

O piloto belga chega ao penúltimo dia do Rali de Monte Carlo na liderança, reconquistada na última especial do dia ao francês Sébastien Ogier, que hoje festejou o 700.º triunfo no Mundial.

Texto: PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA – Fotos: JOÃO RICARDO BRANCO (enviado especial)

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

Face à nova regulamentação, Thierry Neuvile (Hyundai i20 N Rally1), que terminou o sábado no topo da tabela, arrecada os primeiros 18 pontos da temporada, depois de, na derradeira especial, ganhar 4,1 segundos ao francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1).

Contudo, os pontos só se tornam efetivos se Thierry Neuville terminar a prova este domingo: «É difícil fazer melhor do que isto. A última especial foi perfeita do início ao fim. Percebi logo que o tempo era ótimo. Saímos de manhã na terceira posição com o objetivo de reduzir a desvantagem, mas não esperávamos estar na frente tão depressa», comentou Thierry Neuville.

O piloto belga anulou, assim, os 0,8 segundos de atraso com que entrou para a classificativa, depois de ter perdido o comando, na prova de classificação anterior, o que lhe permite partir para o derradeiro dia da competição separados por 3,3 segundos.

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

Thierry Neuville, que começou a jornada no terceiro lugar, teve uma recuperação notável. Além de bater o segundo classificado, Sébastien Ogier, fechou o dia com 34,9 segundos para o galês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally), que caiu da liderança para o terceiro lugar desta prova de abertura do Campeonato do Mundo.

No entanto, o francês Sébastien Ogier festejou hoje o 700.º triunfo no Mundial. A primeira vitória do oito vezes campeão aconteceu no Rali de Gales, em 2008, e coloca o piloto natural de Gap no quarto posto da lista dos mais vitoriosos. À sua frente estão apenas o francês Sébastien Loeb, com 950 triunfos, o finlandês Markku Alen (834) e o espanhol Carlos Sainz (757).

Com três especiais por disputar, incluindo o Col du Turini, Thierry Neuville sabe que tem de ser inteligente para garantir a vitória e o máximo de pontuação. Porém, terá a oposição de Sébastien Ogier: «Falta só puxar mais um pouco», dizia o francês.

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)

O estónio Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) é o quarto classificado, já a 1m46,9s, com o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) em quinto, a 2m54s. No que diz respeitos aos WRC1, a tarde foi funesta para o luxemburguês Gregoire Munster (Ford Puma Rally1), que era sexto, mas teve uma saída de estrada, na primeira especial da tarde, tendo a sorte do carro ter ficado preso na berma e não cair no “buraco”, que estava lado direito da estrada.

Se a luta pela vitória está ao rubro, mas reduzida a dois protagonistas, já nos RC2 são três os candidatos ao triunfo, com o russo Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2) a conservar o comando, com escassos 0,2 segundos de vantagem sobre o espanhol “Pepe” Lopez (Skoda Fabia RS Rally2), com quem alternou no comando.

Adrien Fourmaux e Alexandre Coria (Ford Puma Rally1)

O francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) reduziu o atraso para Nikolay Gryazin dos 14,6 segundos, com que iniciou o dia, para 6,9 segundos, pelo que amanhã a luta será intensa.

Amanhã, a caravana deixa Gap e ruma a Monte Carlo, com os pilotos a começarem o dia pela terceira passagem por La Bréole/Selinnet (18,31 km), percorrido duas vezes na sexta-feira, a que se seguem as especiais de Digne-les-Bains/Chaudon-Norante (19,01 km) e La Bollène-Vésubie/Col de Turini (14,80 km).

Esta última especial surge mais curta do que é habitual, já que foi cortada aquela que era a descida final, para a festa ter lugar no topo do Turini, antes da chegada a Monte Carlo.

CLASSIFICAÇÃO, APÓS 14 ESPECIAIS – 1.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), 2.37’58,5”; 2.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 3,3”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 34,9”; 4.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 1’46,9”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 2’54,0”; 6.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai i20 N Rally1), a 4’21,2”; 7.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 7’34,0”; 8.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2), a 8’55,7” (1.º RC2); 9.º, “Pepe” Lopez/David Vazquez (Skoda Fabia RS Rally2), a 8’55,9”; 10.º Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën D3 Rally2), a 9’02,6”

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO – 1.º, Thierry Neuville, 18 pontos; 2.º, Sébastien Ogier, 15; 3.º, Elfyn Evans, 13; 4.º, Ott Tanak, 10; 5.º, Adrien Fourmaux, 8; 6.º, Andreas Mikkelsen, 6; 7.º, Takamoto Katsuta, 4; 8.º, Nikolay Gryazin, 3; 9.º, “Pepe” Lopez, 2; 10.º, Yohan Rossel, 1.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *