Fórmula E

Nick Cassidy triunfa na Arábia Saudita

O neozelandês da equipa Jaguar TCS Racing, celebrou sua 50.ª corrida na Fórmula E com um triunfo no E-Prix de Diriyah, tornando-se o único piloto a subir ao pódio em todas as três primeiras corridas da temporada.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ao vencer a segunda das duas corridas de Diriyah – o sexto triunfo da careira nesta disciplina –, o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar) ascendeu ao comando do campeonato, com 18 pontos de avanço sobre o alemão Pascal Wehrlein (Porsche), que tinha conservado o comando, trazido do México, no dia de ontem, mas que, hoje, não foi além do sétimo lugar.

O neerlandês Robin Frijns (Envision) e o inglês Oliver Rowland (Nissan) a completarem o pódio, com os três primeiros da grelha a subirem ao pódio, ainda que por ordem diferente.

No momento do arranque, o neerlandês, que estava do lado sujo da pista, arrancou melhor que o inglês, que partiu da “pole”, e assumiu o comando, com o neozelandês a tentar deixar o Nissan para trás, mas Oliver Rowland defendeu-se bem e o futuro vencedor manteve o terceiro lugar, de que arrancou.

A situação manteve-se até Robin Frijns e Oliver Rowland irem ao “Attack Mode”, com Nick Cassidy a manter-se em pista e a conseguir ganhar uma vantagem que lhe permitiu o comando, acabando por garantir a vitória, depois de, na parte final, ter de gerir com cuidado a energia disponível.

Num traçado, quase sem zonas de ultrapassagem as posições mantiveram-se quase inalteráveis, com excepção das passagens pelo “Attack Mode”, que em alguns casos provocaram mudanças na classificação.

O campeão em título, Jake Dennis, da Andretti, terminou num frustrante décimo lugar, mas foi, posteriormente, baixando para fora dos pontos após uma penalidade de cinco segundos por ultrapassagem durante uma bandeira amarela. Único ocupante da última linha da grelha, por o suíço Sebastien Buemi (Envision) não ter alinhado, por a equipa não ter conseguido recuperar o carro, depois do violento despiste na qualificação, o português António Félix da Costa (Porsche) acabou no 14.º lugar.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º, Nick Cassidy (Jaguar), 36 voltas (89,64 km) em 43’51,568”; 2.º, Robin Frijns (Envision), a 1,102”; 3.º, Oliver Rowland (Nissan), a 1,875”; 4.º, Jake Hughes (McLaren), a 2,931”; 5.º, Stoffel Vandoorne (DS), a 3,397”; 6.º, Sacha Fenestraz (Nissan), a 4,598”; 7.º, Pascal Wehrlein (Porsche), a 4,816”; 8.º, Jean-Eric Vergne (DS), a 5,195”; 9.º, Max Gunther (Maserati), a 5,709”; 10.º, Jack Dennis (Andretti), a 6,240”; 11.º, Mitch Evans (Jaguar), a 6,866”; 12.º, Edoardo Mortara (Mahindra), a 10,116”; 13.º, Nico Muller (Cupra), a 14,462”; 14.º, António Félix da Costa (Porsche), a 17,960”; 15.º, Nick De Vries (Mahindra), a 19,295”; 16.º, Norman Nato (Andretti), a 20,235”; 17.º, Sergio Sette Câmara (ERT), a 21,564”; 18.º, Lucas Di Grassi (Cupra), a 25,639”

CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Nick Cassidy, 56 pontos; 2.º, Pascal Wehrlein, 38; 3.º, Jean-Eric Vergne, 33; 4.º, Jack Dennis, 30; 5.º, Max Gunther, 20; 6.º, Mitch Evans, 20; 7.º, Robin Frijns, 19; 8.º, Sebastien Buemi, 18; 9.º, Oliver Rowland, 18; 10.º, Jake Hughes, 18; 11.º, Stoffel Vandoorne 14; 12.º, Sam Bird, 12; 13.º, Norman Nato, 9; 14.º, Sacha Fenestraz, 8; 15.º, Sérgio Sette Câmara, 2;

EQUIPAS – 1.º, Jaguar TCS Racing, 76 pontos; 2.º, DS Penske, 47; 3.º, Andretti Formula E, 39; 4.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team. 38; 5.º, Envision Racing, 37; 6.º, Neom McLaren Formula E Team, 30; 7.º, Nissan Formula E Team, 26; 8.º, Maserati MSG Racing, 20; 9.º, ERT Formula E Team, 2.

Próxima prova – São Paulo e-prix, dia 16 de Março.

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