Max Verstappen dá nova “pole” à Red Bull
Depois de uma corrida “Sprint” com muita emoção, os monolugares voltaram à pista para a qualificação para a corrida principal de amanhã, domingo. Max Verstappen voltou a fazer das suas e conquistou a “pole position” no Grande Prémio da China.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A exemplo do que sucedeu no Japão, a Red Bull volta a monopolizar a primeira linha da grelha, depois dos seus pilotos serem os únicos a chegar ao segundo “30”, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a garantir a quinta “pole position” da temporada, noutras tantas corridas.
Max Verstappen foi o mais rápido nas três sessões de qualificação e parece evidente que só algo, como sucedeu na Austrália, que não os seus adversários, o pode impedir de conquistar mais uma vitória e tornar o campeonato cada mais desinteressante, o que se traduz em menores audiências televisivas.
Mérito da equipa de Milton Keynes que tem sabido interpretar da melhor forma os regulamentos, ao contrário do que sucede com os seus adversários que não têm mostrado capacidade para contrariar a superioridade que a Red Bull vem patenteando nos últimos anos.
Na sua derradeira volta, o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) colocou-se na segunda posição, mas o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), primeiro, e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), depois, acabaram por relega-lo para a quarta posição.
A McLaren confirmou na qualificação o que de bom tem feito durante o fim-de-semana, com o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) a garantir o quinto tempo, atrás do seu colega de equipa e à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), o melhor dos homens da marca de Maranello.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) apanhou em “susto” quando, na Q2, saiu da pista e foi embater nos rails de proteção, o que levou à interrupção da sessão durante alguns minutos.
Tratou-se de uma situação que o podia afastar da Q3, mas os estragos não foram significativos e a equipa conseguiu repará-los e permitir ao piloto o regresso à pista, para garantir a sétima posição à frente do inglês George Russell.
A fechar o lote dos 10 primeiros ficaram o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) e o finlandês Valtteri Bottas (Kick Sauber/FerrarI).
Destaque para o facto do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), depois de ter sido segundo na corrida “Sprint”, não ter passado da Q1, sendo o terceiro mais lento dessa sessão, o que o vai obrigar a uma corrida de recuperação, implicando uma boa estratégia para chegar aos lugares pontuáveis.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull RB20/Honda | |
1’33,660″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB20/Honda | |
1’33,982″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR24/Mercedes | |
1’34,148″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL38/Mercedes | |
1’34,165″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL38/Mercedes | |
1’34,273″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-24/Ferrari | |
1’34,289″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-24/Ferrari | |
1’34,297″ | |
George Russell | |
Mercedes W54/Mercedes | |
1’34,433″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-24/Ferrari | |
1’34,604″ | |
Valtteri Bottas | |
Kick Sauber C44/Ferrari | |
1’34,665″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR24/Mercedes | |
1’34,838″ | |
Daniel Riccardo | |
VCARB01/Honda | |
1’34,934″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A524/Renault | |
1’35,223″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW46/Mercedes | |
1’35,241″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A524/Renault | |
1’35,463″ | |
Guanyu Zhou | |
Kick Sauber C44/Ferrari | |
1’35,505″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF24/Ferrari | |
1’35,516″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W15/Mercedes | |
1’35,573″ | |
Yuki Tsunoda | |
VCARB01/Honda | |
1’35,746″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW46/Mercedes | |
1’36,358″ |