VELOCIDADE

Dobradinha da Andretti nas artérias de Toronto

As ruas de Toronto viram a Andretti Global garantir a sua primeira vitória da temporada, com direito a dobradinha. Colton Herta liderou Kyle Kirkwood, naquela que foi a primeira vitória do norte-americano em um ano e meio.

DINIS DIAS

A Indy Toronto recebeu mais uma corrida da temporada de 2024 da NTT Indycar Series, a qual foi a última ronda num circuito citadino do ano. Esta ida ao Canadá representa ainda a única fez que o campeonato vai para lá das fronteiras dos Estados Unidos da América.

A edição deste ano marcou a primeira vitória do ano para a Andretti Global, com direito a dobradinha. A equipa liderada por Michael Andretti não muitas hipóteses à concorrência, depois de bloquear a primeira linha da grelha na qualificação, com Colton Herta e Kyle Kirkwood, dominou por completo a corrida.

Os dois pilotos norte-americanos geriram na perfeição todo o domingo, juntamente com os seus estrategistas, rodando sempre em formação, sem entrar em guerras desnecessárias e não cometendo quaisquer erros aquando dos recomeços após as situações de Pace Car.

Desta forma a dupla da Andretti Global liderou de fio a pavio liderada por Herta, que conquistou o seu primeiro triunfo desde maio de 2022, e com Kirkwood a servir de escudeiro. No lugar mais baixo do pódio terminou Scott Dixon, mas o maior destaque vai para o seu companheiro na Chip Ganassi Racing Alex Palou.

O líder do campeonato fechou na quarta posição e arrecadou o prémio de maior trepador, graças a uma má qualificação. Esta enorme recuperação a partir do 18.º lugar contribuiu para que o espanhol ganhasse pontos a maioria dos seus principais rivais na luta pelo título, numa prova onde se esperaria que o objetivo fosse minimizar estragos.

No último lugar do “top 5” ficou outro carro da organização detida por Chip Ganassi, no caso Marcus Armstrong. Já o melhor rookie foi Linus Lunqvist. Pelo segundo fim de semana consecutivo um forte acidente marcou a fase final da corrida, novamente com um voou de um carro da A.J. Foyt Enterprises, desta vez com Santino Ferrucci.

O acidente ainda envolveu mais pilotos, obrigando mesmo à mostragem da bandeira vermelha, felizmente todos os envolventes saíram ilesos. A quatro corridas do final da época é Alex Palou que sai de Toronto como líder da classificação do campeonato, acumulando um total de 411 pontos. O seu mais direto perseguidor é Will Power, com menos 49.

A Indycar Series sofre agora uma pausa de pouco menos de um mês, de forma a evitar os Jogos Olímpicos. Assim a próxima corrida decorrerá a 17 de agosto, na oval da World Wide Technology Raceway, mais conhecida por Gateway Motorsport Park.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *