RALIS

Templários Rally Classic este fim de semana

lista de inscritos do Templarios Rally Classic O “Legends” organizado pelo Motor Clube de Tomar vai para a estrada este fim de semana, contando com quase seis dezenas de equipas inscritas, distribuídas pelos grupos SH, Open, Sport e Históricos.

carlos.sousa@autolook.pt

Miguel Paião e Madalena Félix (Nissan Micra 1.3)

Assumindo-se já como uma referência no panorama dos Ralis Legends disputados em terras lusas, o Templários Rally Classic volta a garantir que, durante dois dias, os amantes da modalidade vão poder saborear ao vivo grandes máquinas que honrarão o pergaminho de várias décadas de competição, numa prova que decorre em estradas que para além de espetaculares quanto à sua valia competitiva, respiram “História” por todos os poros.

A lista de inscritos ostenta 57 equipas, com 23 a alinharem entre os Históricos, onde encontramos máquinas das décadas de 60, 70 e 80 do seculo passado, com a mais velha a ter registo de fabrico em 1967. Referência para a participação da dupla apoiada pelo autolook.pt, Miguel Paião e Madalena Félix, em  Nissan Micra 1.3, Trata-se de uma equipa que, por onde passa, é acarinhada pelos adversários e pelo público.

Carlos Fernandes e Luís Boiça (Mitsubishi Carisma GT)

Já o Grupo Sport – para carros de competição da década de 90 – possuiu entre os seus 14 inscritos uma das duplas candidatas ao triunfo absoluto. Trata-se de Carlos Fernandes, navegado por Luís Boiça, apresentando-se na prova da cidade tomarense com o seu Mitsubishi Carisma GT motivado para “vingar” a derrota sofrida em 2022, por escassos 9 milésimos de segundo.

O autor da proeza foi então António Cruz Monteiro que terá, desta feita, a sua irmã Ana Cruz Monteiro de regresso à “baquet” do lado direito. Os dois leirienses, inscritos no grupo Open, tudo farão para impor novamente a lei do Peugeot 208 T16 R5 do grupo NOV LPM, sendo de esperar mais um duelo sem tréguas.

Paulo Carvalheiro e Dércio Cavalheiro (Porsche 911 GT3 Cup)

Paulo Carvalheiro e Dércio Cavalheiro voltam a alinhar com o Porsche 911 GT3 Cup, da Paulcar, e apresentam-se com o firme propósito de, pelo menos, repetir o pódio à geral, conquistado em 2022.

Uma palavra para as duas duplas espanholas inscritas no recém-criado Grupo SH e que trazem dois exemplares dignos de serem saboreados até estradas templárias. Alberto Ferreiro e Adolfo Torres alinham num Talbot Sumbeam Lotus, enquanto Dani Alvarez e Pablo Cacabelos vão tripular um raro Shelby Daytona Coupé.

O programa desta edição 2024 Templários Rally Classic contempla 133,4 quilómetros de percurso, dos quais 47,46 serão contra o cronómetro, antecedidos das respetivas verificações técnicas e administrativas, que decorrerão na manhã de sábado, 7 de setembro.

O rali irá para a estrada às 15h00 do mesmo dia, com a partida a ser feita da icónica e renovada Várzea Grande, em Tomar, local que será o epicentro do evento.

Os 9,54 km de Porto de Cavaleiros terão honras de tripla passagem durante a tarde (15h15, 16h30 e 17h50, para a primeira equipa na estrada), com o primeiro dia de competição a terminar com a habitual super-especial urbana (21h30), que utiliza como palco a Avenida Norton de Matos, um das artérias principais da cidade templária. Esta “City Stage” tem uma extensão de 1,94 km e será percorrida por duas vezes. A etapa inaugural terminará por volta das 22h30.

A jornada competitiva final de domingo, 8 de setembro, está concentrada no período matinal. O arranque será dado às 10h00, com o plantel a dirigir-se à especial de Brasões, com uma extensão de 7,48 K e que terá duas passagens, marcadas, respetivamente, para as 10h15 e as 11h30. A chegada do rali será a partir das 12h30, com a entrega de prémios a decorrer durante a tarde.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *