Mercedes: escalar o “Everest” para chegar à Red Bull
Para Toto Wolff, ver a Mercedes alcançar a Red Bull em 2024 parece uma missão difícil, senão impossível, já que a diferença entre os dois fabricantes foi bastante significativa em 2023.
CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Depois de oito títulos consecutivos de construtores, de 2014 a 2021, e sete títulos de pilotos, a Mercedes teve de submeter-se à lei da Red Bull e de um gigantesco Max Verstappen em 2023. O construtor austríaco venceu 21 das 22 corridas da temporada, incluindo 19 para o neerlandês.
A construtora alemã teve de contentar-se com o segundo lugar no campeonato e o terceiro no campeonato de pilotos, com o britânico Lewis Hamilton.
«A Red Bull entrou neste regulamento em 2022 com uma enorme vantagem e tem sido capaz de mantê-la. É preciso ter muito respeito pelas suas conquistas do lado da engenharia e do piloto», disse Toto Wolff ao site da Fórmula 1.
«Vencê-los com os regulamentos atuais seria contra todas as probabilidades, isso é claro, mas ao mesmo tempo vimos isso com a McLaren, onde uma atualização desbloqueou um segundo por volta, assim como a AlphaTauri que veio forte no final, ou mesmo a Aston Martin. Existe uma chave para desbloquear este desempenho significativamente superior», sublinhou Toto Wolff.
Para isso, a Mercedes já está a trabalhar para apresentar um novo conceito na próxima temporada: «Este carro nunca será bom o suficiente para lutar por campeonatos, por isso tomamos a decisão de voltar ao laboratório e criar algo novo para o próximo ano», admitiu Toto Wolff, acrescentando: «Mas temos o Everest para escalar».