Motocross

Gajser e Everts vencem qualificação em Águeda

Ao longo da tarde decorreram as sessões de treinos e qualificação das categorias MX2 e MXGP. De destacar que atualmente estas mangas de qualificação, garantem pontos extra para o campeonato, criando uma enorme expectativa no muito público presente em Águeda.

carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: ACTIB / Luís Duarte

A luta pelo campeonato de MX1 está ao rubro e apesar das seis vitórias de Prado em mangas esta temporada, a somar mais duas qualificações, o espanhol não teve, hoje, a sorte do seu lado. Cedeu pontos importantes para o ex-campeão do mundo Tim Gajser, que com uma brilhante vitória na qualificação – a segunda esta temporada – , fica a apenas 7 pontos do líder do campeonato.

«Estou muito satisfeito com a corrida deste sábado, em condições muito difíceis. A chuva atingiu o circuito, embora não estivesse realmente a chover durante a nossa corrida, mudou bastante a pista desde a sessão da manhã. Foi bom conseguir um bom arranque e, apesar de ter saído um pouco largo, fiz duas ultrapassagens logo no início para assumir a liderança e a partir daí controlei a corrida», concluiu o esloveno.

Já o francês Romain Febvre, foi terceiro, ocupando igual posição na geral. Jeffrey Herlings foi o vencedor da sessão de treinos, no entanto o neerlandês não foi feliz na derradeira manga do dia.

Nesta classe “maior”, o luso Luís Outeiro mostrou toda a sua garra e numa toada bastante regular, garantiu a 23.ª posição.

Na classe MX2 e depois de ter sido apenas 4.º classificado na sessão de treinos, Liam Everts demonstrou o seu melhor nível no “barro” português. Apesar de não ter estado na primeira ronda do campeonato, o jovem belga já venceu em Trentino e com este ritmo, pretende manter-se na luta pelo título mundial.

Numa animada luta, Rick Elzinga viria a ser segundo e norueguês Hakon Osterhagen terceiro. Azarado esteve o líder do campeonato Kay de Wolf, que após queda, não foi além do 10º posto final.

O jovem conimbricense Afonso Gomes – único participante português nesta categoria mundialista –, viria a terminar a qualificação numa meritória 24.ª posição.

Para este domingo, ambas as categorias terão o “warm-up” de manhã, seguido pelas finais (duas para cada categoria) durante a tarde.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *