FÓRMULA 1

Ferrari “jogou” o “jocker” em Las Vegas

Charles Leclerc (Ferrari) garantiu a ”’pole position” para o Grande Prémio de Las Vegas. No regresso do “grande circo” à “cidade do jogo” dos Estados Unidos, o monegasco assegurou a sua quinta “pole” da temporada, 23.ª da carreira.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA

A Ferrari dominou a qualificação nas ruas de Las Vegas mas, apesar dos seus pilotos terem sido os únicos a chegar ao segundo “32”, não monopolizou a primeira linha da grelha. O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) foi mais lento, 0,044 segundos que Charles Leclerc (Ferrari), mas foi penalizado em 10 lugares, por ter trocado a unidade motriz.

Como consequência o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ascendeu à primeira linha da grelha, que partilha com o monegasco.

O inglês George Russell (Mercedes) garantiu a terceira posição, mas a partir surgem as surpresas, com o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) a completar a segunda linha da grelha, à frente dos surpreendentes Williams, que partilham a terceira linha, com o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) à frente do americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes).

A quarta linha é partilhada pelo finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) e pelo finlandês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), com os dois a ocuparem posições onde não costumam estar.

O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) completou o lote de pilotos que chegou à Q3, mas a penalização de Carlos Sainz permitiu ao inglês Lewis Hamilton (Mercedes), primeiro dos eliminados na Q2, subir à 10.ª posição da grelha de partida.

Para além de Carlos Sainz, também o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) foi penalizado, em cinco lugares, por ter ultrapassado um adversário numa zona de bandeiras amarelas, o que o relegou para a derradeira linha da grelha.

Surpresa para a eliminação dos dois McLaren, do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) e do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), na Q1, algo que não é habitual, no que foram acompanhados pelo japonês Yuki Tsunoda (Alpha  Tauri/Honda), o chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) e o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault).

GRELHA DE PARTIDA

Charles Leclerc
Ferrari SF-23/Ferrari
1’32,276″
Max Verstappen
Red Bull RB19/Honda)
1’33,104″
George Russell
Mercedes W14/Mercedes
1’33,112″
Pierre Gasly
Alpine A523/Renault
1’33,239″
Alexander Albon
Williams FW45/Mercedes
1’33,323″
Logan Sargeant
Williams FW45/Mercedes
1’33,513″
Valtteri Bottas
Alfa Romeo C43/Ferrari
1”33,525″
Kevin Magnussen
Haas VF23/Ferrari
1’33,537″
Fernando Alonso
Aston Martin AMR23/Mercedes
1’33,555″
Lewis Hamilton
Mercedes W14/Mercedes
1’33,837″
Sergio Perez
Red Bull RB19/Honda)
1’33,855″
Carlos Sainz
Ferrari SF-23/Ferrari
1’32,770″
Nico Hulkenberg
Haas VF-23/Ferrari
1’33,979″
Daniel Riccardo
Alpha Tauri AT04/Honda
1’34,308″
Lando Norris
McLaren MCL60/Mercedes
1’34,703″
Esteban Ocon
Alpine A523/Renault
1’34,834″
Guanyu Zhou
Alfa Romeo C43/Ferrari
1’34,849″
Oscar Piastri
McLaren MCL60/Mercedes
1’34,850″
Lance Stroll
Aston Martin AMR23/Mercedes
1’34,199″
Yuki Tsunoda
Alpha Tauri AT04/Honda
1’36,447″

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *