Ferrari “jogou” o “jocker” em Las Vegas
Charles Leclerc (Ferrari) garantiu a ”’pole position” para o Grande Prémio de Las Vegas. No regresso do “grande circo” à “cidade do jogo” dos Estados Unidos, o monegasco assegurou a sua quinta “pole” da temporada, 23.ª da carreira.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA
A Ferrari dominou a qualificação nas ruas de Las Vegas mas, apesar dos seus pilotos terem sido os únicos a chegar ao segundo “32”, não monopolizou a primeira linha da grelha. O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) foi mais lento, 0,044 segundos que Charles Leclerc (Ferrari), mas foi penalizado em 10 lugares, por ter trocado a unidade motriz.
Como consequência o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ascendeu à primeira linha da grelha, que partilha com o monegasco.
O inglês George Russell (Mercedes) garantiu a terceira posição, mas a partir surgem as surpresas, com o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) a completar a segunda linha da grelha, à frente dos surpreendentes Williams, que partilham a terceira linha, com o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) à frente do americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes).
A quarta linha é partilhada pelo finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) e pelo finlandês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), com os dois a ocuparem posições onde não costumam estar.
O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) completou o lote de pilotos que chegou à Q3, mas a penalização de Carlos Sainz permitiu ao inglês Lewis Hamilton (Mercedes), primeiro dos eliminados na Q2, subir à 10.ª posição da grelha de partida.
Para além de Carlos Sainz, também o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) foi penalizado, em cinco lugares, por ter ultrapassado um adversário numa zona de bandeiras amarelas, o que o relegou para a derradeira linha da grelha.
Surpresa para a eliminação dos dois McLaren, do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) e do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), na Q1, algo que não é habitual, no que foram acompanhados pelo japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), o chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) e o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault).
GRELHA DE PARTIDA
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’32,276″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’33,104″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’33,112″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’33,239″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’33,323″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’33,513″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1”33,525″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’33,537″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’33,555″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’33,837″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’33,855″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’32,770″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’33,979″ | |
Daniel Riccardo | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’34,308″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’34,703″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’34,834″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’34,849″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’34,850″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’34,199″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’36,447″ |