Williams continua a surpreender em Silverstone
Max Verstappen estabeleceu o tempo mais rápido durante o segundo treino livre para o GP da Inglaterra de Fórmula 1, com a Williams a colocar os dois carros no terceiro e quinto lugar.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a manter-se no topo da tabela de tempos, a surpresa voltou a ser a Williams que voltou a ver o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) manter a terceira posição.
Também o norte-americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes) esteve em posição de destaque, ao subir ao quinto lugar, atrás, ainda do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), o que faz com que sejam as equipas que estão no primeiro e no último lugar do respectivo campeonato a ocuparem quatro das cinco primeira posições.
O intruso foi o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) que registou o segundo tempo, com o seu colega de equipa, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a não sair para a pista, vitima de um problema elétrico.
Segundo os responsáveis da marca italiana, vai precisar de uma longa intervenção para ser resolvido, o que poderá condicionar a presença do monegasco, amanhã, na sessão de treinos livres e na qualificação, uma vez que há uma hora limite para as equipas abandonarem o circuito.
O lote dos 10 mais rápidos completou-se com o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) que, desta feita, foi mais célere que o seu colega de equipa, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que fechou o lote dos 10 primeiros.
O alemão Nico Hulkeberg (Haas/Ferrari) subiu do fundo da tabela até ao sétimo lugar, com o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) e o neozelandês Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) a intrometerem-se entre os dois pilotos da Aston Martin.
A Mercedes voltou a ficar longe dos mais rápidos, com os pilotos a queixarem-se dos pneus e de estarem a guiar “numa pista de gelo”, com o responsável da Pirelli a lembrar que os pilotos estão a rodar mais depressa que o ano passado, o que dá a entender que o problema não está nos pneus.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’28,600″ | 1’28,078″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’29,357″ | 1’28,100″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’29,089″ | 1’28,296″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’29,048″ | 1’28,344″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’30,124″ | 1’28,766″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’29,471″ | 1’28,866″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’30,591″ | 1’28,880″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’29,282″ | 1’28,889″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’29,658″ | 1’28,926″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’29,268″ | 1’29,134″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’30,321″ | 1’29,225″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’29,874″ | 1’29,238″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’29,319″ | 1’29,242″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’29,441″ | 1’29,260″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’29,768″ | 1’29,283″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’30,090″ | 1’29,378″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’30,385″ | 1’29,439″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’30,092″ | 1’29,483″ |
Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1”29,691″ | 1’29,571″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’29,280″ | sem tempo |