WRC

Má conduta do público manteve-se na Polónia

Campeão Kalle Rovanperä lidera Rali da Polónia. O belga Thierry Neuville, líder do campeonato à partida desta prova, está apenas na sexta posição, já a 46,5 segundos, depois de ter aberto a pista no primeiro dia de prova.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Se ontem três das oito especiais tinham sido interrompidas, hoje o dia começou com nova interrupção, logo na classificativa de abertura, situação que já levou os responsáveis da prova a admitir que a continuidade da prova polaca no calendário do Campeonato do Mundo está em causa. O mau estar que se vive no Rali da Polónia tem origem no comportamento dos espectadores.

Em termos desportivos, o dia não mudou quase nada, com Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1), que, ontem, tinha passado de forma pontual pelo comando, a ascender ao primeiro lugar, logo na segunda prova de classificação do dia.

O jovem piloto finlandês conservou a posição até ao final do dia, para partir, este sábado, para as derradeiras quatro classificativas, com 9,4 segundos de avanço sobre o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 Rally1).

O facto do norueguês estar à frente de Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) impede a marca nipónica, para já, de pensar em “jogadas estratégicas” em beneficio do inglês, que ganhou sete pontos ao belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que comando o campeonato.

Após o acidente, de ontem, logo na classificativa de abertura do dia, Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1) regressou à estrada, mas, após cumprir a primeira passagem pelas três especiais do dia e a terceira passagem pela “super-especial” que abriu a prova, o estónio optou por não sair do Parque de Assistência e fica a dúvida de saber se regressará à estrada este sábado.

Entre os RC2 é o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) conservou o comando e terminou o dia com 26,3” de vantagem sobre o sueco Oliver Solberg (Skpda Fabia RS Rally2) que, durante o dia , ascendeu ao segundo lugar categoria.

Classificação após 15 especiais – 1.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 2.00’44,0”; 2.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksson (Hyundai i20 N Rally1), a 9,4”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 16,1”; 4.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 37,0”; 5.º, Martins Sesks/Renars Francis (Ford Puma Rally1), a 58,2”; 6.º. Thierry Neuville/Martijn Wyndaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 58,3”; 7.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 1’24,5”; 8.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’41,9”; 9.º, Sami Pajari/Enni Mälkönen(Toyota GR Yaris Rally2), a 5’46,5” (1.º RC2); 10.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 6’12,8”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *