NacionalRALIS

Kris Meeke entrou ao ataque na Aboboreira

A dupla Kris Meeke e Stuart Loudon entrou, esta tarde, com o pé direito no acelerador no Rali Terras D’Aboboreira – apesar do percalço sofrido no qualifying, ao sair de estrada – e assumiu a liderança da prova do Clube Automóvel de Amarante.

PEDERO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.p)

Kris Meeke mostra a Dani Sordo as imagens do acidente matinal

De manhã, o piloto britânico do Team Hyundai Portugal capotou na sequência do toque numa pedra e acabaria, ao fim de duas cambalhotas, por cair para um descampado, valendo-lhe alguma vegetação para amortecer a queda.

Sem danos graves no carro, Kris Meeke pôde continuar em prova e, sem tempo no qualifying, sobrou-lhe, na escolha da ordem de partida, o primeiro lugar na estrada.

Apesar do violento despiste no “Qualifying”, que obrigou a “trabalhos forçados” por parte da equipa de assistência para recuperar o carro, Kris Meeke conduziu o Hyundai i20 N Rally2 com destreza e arrasou a concorrência na especial de abertura Baião Vida Natural (16,93 km).

Os 8,9 segundos ganhos ao francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) demonstram o que representa cerca de meio segundo por quilómetro.

Kris Meeke/Stuart Loudon (Hyundai i20 N Rally2)

O russo Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2) garantiu o terceiro tempo, 0,9 segundos à frente do espanhol Jan Solans (Toyota Yaris Rally2), com o francês Pierre-Louis Loubet (Skoda Fabia RS Rally2), que foi o mais rápido no Qualifying”, foi o primeiro a escolher a posição de partida e é o décimo na estrada, averbou o quinto tempo.

No que diz respeito aos portugueses, Ruben Rodrigues (Skoda Fabia RS Rally2), oitavo na classificativa, foi o primeiro, à frente de Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) e Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), com o trio a fechar o lote dos 10 primeiros, separados por 4,4”.

Nas duas rodas motrizes, o boliviano Bruno Bulacia (Toyota GR Yaris RZ) comanda, com 5,32 de vantagem sobre Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4), mas já com 41,0” de avanço sobre Pedro Lago Vieira (Toyota GR Yaris RZ), segundo do TGR Iberia Cup, cujo terceiro lugar é ocupado pelo espanhol Josep Bassas (Toyota GR Yaris RZ).

Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) comanda a Peugeot Rally Cup Portugal e a Peugeot Rally Cup Iberia, no primeiro caso, à frente de João Andrade (Peugeot 208 Rally2) e Pedro Pereira (Peugeot 208 Rally2) e, no segundo de João Andrade e do espanhol Iago Gabeiras (Peugeot 208 Rally4), por Pedro Pereira não estar envolvido na competição ibérica.

No que diz respeito ao Campeonato Promo, Adruzilo Lopes (Skoda Fabia N5) foi o mais rápido, enquanto entre os Clássicos essa posição pertenceu a Luís Mota (Mtisubish Carisma GT).

CLASSIFICAÇÃO, APÓS A 1.ª PC – 1.º Kris Meeke/Stuart Loudon (Hyundai i20 N Rally2), 10’55,3”; 2.º Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën Ce Rally2), 8,9”; 3.º Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2), a 11,2”; 4.º Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota Yaris Rally2), a 11,9; 5.º Pierre-Louis Loubet/Loris Pascaud (Skoda Fabia RS Rally2), a 13,9”; 6.º Josh McErlean/Treacy Eoin (Skoda Fabia RS Rally2), a 13,9”; 7.º Marco Bulacia/Diego Vallejo (Citroën C3 Rally2), a 14,3”; 8.º Ruben Rodrigues/António Costa (Skoda Fabia RS Rally2), a 20,4”; 9.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 23,9”; 10.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 24,8”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *