Vodafone Rally de Portugal já está em marcha
Já se ouvem os motores do Vodafone Rally de Portugal. Na Exponor, foi dia das primeiras verificações administrativas para várias equipas. E já se ouviram os motores no Monday Test, realizado na zona de Fafe, com máquinas e pilotos do WRC2. Esta terça-feira começam os reconhecimentos para as classificativas do Centro e Norte do país.
carlos.sousa@autolook.pt
A maioria das equipas que participa na prova do Automóvel Club de Portugal já montou as suas estruturas no recinto da Exponor, em Matosinhos. O dia foi reservado às primeiras verificações administrativas, à sessão de reconhecimentos (facultativa) para o Shakedown de Baltar, para a classificativa de Paredes e para a Super-Especial de Lousada.
Já o teste oficial que antecede o Vodafone Rally de Portugal, o Monday Test, que, como é habitual, reuniu sobretudo máquinas e pilotos do WRC2, no troço de Lagoa, em Fafe.
Para esta terça-feira está prevista a chegada das restantes equipas à Exponor, no mesmo dia em que começam os reconhecimentos obrigatórios para os troços da região Centro. Na quarta-feira, realizam-se os reconhecimentos para as classificativas da região Norte.
Com a previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, é expectável que a água deixada nos troços pela chuva das últimas semanas possa secar, mas deixando os pisos mais compactados do que na edição do ano passado.
Quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis, o Vodafone Rally de Portugal tem a maior lista de inscritos até ao momento da época do WRC, sendo também pontuável também para o Campeonato de Portugal de Ralis.
EMOÇÃO EM PERSPETIVA
Entre as 69 equipas inscritas, destaque para vários naturais candidatos à vitória, como o vencedor das últimas edições do Vodafone Rally de Portugal, Kalle Rovanperä, que fez questão de regressar ao campeonato em Portugal.
O mesmo acontece com o seu companheiro de equipa, na Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, o recordista de vitórias (cinco) na prova, que tentará, novamente, desempatar essa marca histórica que partilha com Markku Alén.
A Toyota, aliás, surge na máxima força em Portugal, já que Elfyn Evans (atual segundo classificado do WRC) também quer repetir a vitória de 2021, e Takamoto Katsuta procura o seu primeiro pódio na prova portuguesa.
Líder do Mundial de Pilotos, Thierry Neuville é o “ponta de lança” da Hyundai Shell Mobis no ataque ao título e à vitória em Portugal. O belga, que tem seis pontos de vantagem sobre Evans no Mundial, é outro antigo vencedor do Vodafone Rally de Portugal (2018), tal como o seu companheiro de equipa Ott Tänak (2019), que tenta recuperar de um início de campeonato atribulado. A marca sul-coreana também traz o veterano Dani Sordo, outro especialista dos troços portugueses e crónico candidato aos lugares do pódio.
Do lado da M-Sport Ford, as grandes esperanças recaem em Adrien Fourmaux, uma das surpresas da época, que ocupa atualmente o terceiro lugar do Mundial. O francês já conseguiu dois pódios este ano, na Suécia e no Safari – Quénia, tendo, naturalmente, maiores aspirações do que o seu jovem companheiro de equipa, Grégoire Munster.
No extenso e competitivo plantel do WRC2, onde alinham os carros da categoria Rally2, grande expectativa para a batalhar entre Yohan Rossel (Citroën) e Oliver Solberg (Skoda), que partilham a liderança do campeonato, a que se juntam nomes como Nikolay Gryazin (Citroën), Pepe López (Ford) ou Sami Pajari (Toyota), e pilotos que já andaram pelos Rally1 da categoria-rainha, como Teemu Suninen (Hyundai), Pierre-Louis Loubet (Skoda) e Gus Greensmith (Skoda).
No Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Kris Meeke (Hyundai) tem dominado as operações, mas terá de “sobreviver” à dureza do Vodafone Rally de Portugal, que atribuiu as suas pontuações para o CPR no final da nona classificativa, na sexta-feira.
Armindo Araújo (Skoda), Lucas Simões (Ford), Ricardo Teodósio (Hyundai), José Pedro Fontes (Citroën), Pedro Almeida (Skoda) e Ernesto Cunha (Skoda) também vão tentar brilhar no rali mais especial do ano. No CPR 2 Rodas Motrizes, o líder é Hugo Lopes (Peugeot), embora o campeão em título, Gonçalo Henriques (Renault), também seja um natural favorito à vitória.
ONDE VER O ESPETÁCULO EM SEGURANÇA
Para sentir ao vivo a adrenalina das grandes máquinas, a organização divulgou uma plataforma de navegação por GPS com indicações sobre como chegar a cada uma das 39 Zonas-Espetáculo. A segurança de todos é fundamental para a grande festa que é o WRC Vodafone Rally de Portugal.
A edição deste ano, cujo percurso pode conhecer em detalhe neste vídeo, volta a ter a partida cerimonial em Coimbra, na quinta-feira, 9 de maio, inaugurando um percurso que inclui 22 classificativas (o maior número desde 2012) e que atravessa 15 concelhos das regiões Centro e Norte do país: Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousada, Lousã, Matosinhos, Mondim de Basto, Mortágua, Paredes e Vieira do Minho.
Entre quinta-feira e domingo, o Parque de Assistência na Exponor tem acesso livre para o público, no seguinte horário:
QUINTA-FEIRA (9 DE MAIO)
10h00 – Abertura
21h00 – Fecho
SEXTA-FEIRA (10 DE MAIO)
10h00 – Abertura
24h00 – Fecho
SÁBADO (11 DE MAIO)
10h00 – Abertura
24h00 – Fecho
DOMINGO (12 DE MAIO)
09h00 – Abertura
14h00 – Fecho
PROGRAMA PARA 2024
QUINTA-FEIRA (9 DE MAIO)
09h31 – “Shakedown” (Baltar) 4,61 km
17h00 – Partida oficial em Coimbra
19h05 – SS1 Figueira da Foz (2,94 km)
SEXTA-FEIRA (10 DE MAIO)
08h05 – SS2 Mortágua (18,15 km)
09h35 – SS3 Lousã (12,28 km)
10h35 – SS4 Góis (14,30 km)
11h35 – SS5 Arganil (18,72 km)
14h05 – SS6 Lousã 2 (12,28 km)
15h05 – SS7 Góis 2 (14,30 km)
16h05 – SS8 Arganil 2 (18,72 km)
17h35 – SS9 Mortágua2 (18,15 km)
SÁBADO (11 DE MAIO)
08h05 – SS10 Felgueiras (8,81 km)
09h05 – SS11 Montim (8,69 km)
10h05 – SS12 Amarante (37,24 km)
11h35 – SS13 Paredes (16,09 km)
14h35 – SS14 Felgueiras2 (8,81 km)
15h35 – SS15 Montim2 (8,69 km)
16h35 – SS16 Amarante2 (37,24 km)
18h05 – SS17 Paredes2 (16,09 km)
19h05 – SS18 Lousada – SSS (3,36 km)
DOMINGO (14 DE MAIO)
07h05 – SS19 Cabeceiras de Basto (19,91 km)
08h35 – SS20 Fafe (11,18 km)
09h35 – SS21 Cabeceiras de Basto2 (19,91 km)
12h15 – SS22 Fafe2 – Power Stage (11,18 km)