MotoGP

Bagnaia é o grande vencedor do GP Espanha

Piloto italiano venceu o circuito de Jerez, pelo terceiro ano seguido, resistindo ao assédio de Marc Márquez. O português Miguel Oliveira terminou em 8.º lugar, depois de ter partido da grelha no 14.º posto.

carlos.sousa@autolook.pt

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje oitavo classificado no Grande Prémio Estrella Galicia de Espanha de MotoGP, quarta prova da temporada, ganha pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati), bicampeão em título.

Miguel Oliveira concluiu as 25 voltas a 10,979 segundos do vencedor, com o espanhol Marc Márquez (Ducati) na segunda posição, a 0,372 segundos, e o italiano Marco Bezzecchi (Ducati) em terceiro, a 3,903. O piloto de Almada teve o melhor arranque da temporada, saltando do 14.º lugar da grelha para oitavo mas, à segunda volta, já era sétimo classificado.

Lá na frente, o espanhol Jorge Martín (Ducati), líder do campeonato à partida desta quarta ronda, assumiu a liderança após passar o compatriota Marc Márquez (Ducati), que largara da “pole position”.

No entanto, Francesco Bagnaia, que arrancou do sétimo posto, chegou ao comando à segunda volta. Estava dado o mote para uma corrida entretida e, antes da passagem pela meta, Bagnaia cometeu um erro numa travagem e permitiu o regresso de Martín ao comando.

Foi “sol de pouca dura”, uma vez que o piloto madrileno esteve até à 11.ª das 25 voltas na liderança, embora pressionado pelo bicampeão mundial. Até que, na sexta curva do traçado andaluz de Jerez de la Frontera, Jorge Martín exagerou na travagem, perdeu o controlo da frente da sua moto e acabou no chão.

“Pecco” Bagnaia assumia, então, o comando, enquanto Miguel Oliveira era promovido à sexta posição. Enquanto isso, Marc Márquez começou a aproximar-se da frente, chegando ao segundo lugar na volta 14. Em poucas curvas colou-se a Bagnaia, que chegou a ter um segundo de vantagem.

Os dois encetaram, então, uma luta acesa e, na 21.ª volta, Márquez fez uma primeira tentativa de ultrapassar o campeão, que respondeu de imediato. Os dois chegaram mesmo a tocar-se mas, desta vez, sem quedas, ao contrário do que aconteceu no GP de Portugal deste ano.

Uma volta depois, nova tentativa de Márquez e nova resposta de Bagnaia. O italiano aumentou o ritmo, estabeleceu a melhor volta em corrida com novo recorde no circuito andaluz e não permitiu mais ataques do piloto catalão.

Já Miguel Oliveira, viu-se ultrapassado primeiro pelo italiano Enea Bastianini (Ducati) e, a duas voltas do final, por Fabio DiGiannantonio (Ducati), para fechar a corrida na oitava posição.

Com o triunfo de hoje e a queda de Jorge Martín, Francesco Bagnaia ascendeu ao segundo lugar do campeonato, a 17 pontos do líder, que continua a ser Jorge Martín.

Miguel Oliveira subiu ao 13.º lugar, com 23 pontos, numa prova em que foi batido o recorde de assistência, com quase 300 mil pessoas a passarem pelo circuito ao longo dos três dias de prova. Entretanto, os pilotos têm um dia de testes, na segunda-feira, em Jerez de la Frontera. A próxima ronda é o Grande Prémio de França, de 10 a 12 de maio.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *