MotoGP

Vitória de Jorge Martin relança Mundial de MotoGP

A prova foi interrompida na 13.ª das 25 voltas devido à chuva intensa que se abateu sobre o circuito de Motegi e numa altura em que o português Miguel Oliveira (Aprilia) já tinha entrado nas boxes devido a um problema com o seu capacete.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A chuva, que começou a cair com mais intensidade depois da partida da corrida de MotoGP, levou à redução do número de voltas de 25 para 13, depois da partida ter sido dada com os pilotos a usarem pneus “slicks”, mas a pararem no final da primeira volta para passarem a tripular as motos que estavam equipadas com pneus de chuva.

Havia a esperança que que as condições atmosféricas permitissem o recomeço da corrida, mas a situação foi piorando e a direcção da corrida decidiu que a mesma não recomeçaria com o espanhol Jorge Martin (Ducati) a garantir a vitória, depois de um fim-de-semana perfeito – “pole position” e vitórias na corrida Sprint e no Grande Prémio.

No final da primeira volta houve alguns pilotos que optaram por continuar em pista e estiveram nas primeiras posições durante algumas voltas, mas depressa os que tinham parado assumiram o comando das operações e os que não o tinham feito acabaram por parar, por perceberem que as condições de aderência do asfalto não iriam melhorar.

Quando a situação estabilizou, Jorge Martin e o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), os dois primeiros do campeonato, ocupavam as duas primeiras posições, que mantiveram até final, com o espanhol Marc Marquez (Honda) a conseguir chegar ao pódio na derradeira volta.

Como consequência dos resultados da corrida, Jorge Martin reduziu para três os pontos de atraso em relação a Francesco Bagnaia, quando faltam seis para a conclusão do campeonato.

Face às condições de aderência da pista não foi surpresa que o português Miguel Oliveira (Aprilia), que saiu da 16.ª posição, chegasse ao quarto lugar, na 10.ª das 25 voltas programadas, mas um problema mecânico levou-o a cair para o 18.º lugar, quando podia ter terminado do pódio.

A chuva aumentou de intensidade e começou a afetar o capacete de Miguel Oliveira e a comprometer a visibilidade do português. O piloto da RNF Aprilia começou a perder dois segundos a partir da 11.ª volta, parando na seguinte nas boxes.

Logo a seguir, a direção de corrida mostrou as bandeiras vermelhas. O português recebeu indicação de que poderia voltar a alinhar na segunda partida, que acabou por nunca acontecer pois a organização decidiu dar a prova por concluída após a volta de instalação de nova grelha devido à quantidade de água acumulada no asfalto.

Desta forma, Miguel Oliveira foi dado como 18.º classificado e Jorge Martin como vencedor. Por ter sido cumprida mais de metade da corrida, a pontuação foi atribuída em pleno, o que deixa o piloto madrileno ainda mais perto da liderança de Bagnaia.

O piloto italiano, campeão em título, tem, agora, 319 pontos, apenas mais três do que Martin «Estou muito satisfeito. A situação era muito arriscada. Poderíamos ter vencido, mas estou satisfeito com este resultado», frisou Bagnaia.

Jorge Martin era o mais efusivo no final da prova: «Quando vi que começou a chover, esperei para ver o que o Pecco ia fazer. Depois sentia-me bem em cima da mota. Consegui ultrapassá-los e chegar à liderança», frisou o espanhol. Miguel Oliveira mantém o 13.º lugar, com 69 pontos.

SOMKIAT CHANTRA IMPLACÁVEL EM MOTO2

Em Moto2, o fim-de-semana foi do tailandês Somkiat Chantra (Kalex), que dominou os treinos, a qualificação e a corrida, que comandou de fio a pavio, com o japonês Ai Ogura (Kalex) e o espanhol Pedro Acosta (Kalex) a completarem o pódio, com as posições a ficarem definidas a partir da quinta volta.

Em termos de campeonato, o facto do italiano Tony Arbolino (Kalex) não ter ido além do 11.º lugar, permitiu a Pedro Acosta passar a dispor de 50 pontos de vantagem sobre o seu opositor, o que, a seis corrida do fim, é uma margem cconfortável para o espanhol gerir.

Graças à segunda vitória consecutiva, o espanhol Jaume Masia (Honda) ascendeu ao comando do campeonato, com seis pontos de vantagem sobre o japonês Ayumu Sasaki (Husqvarna) e nove sobre o seu compatriota Daniel Holgado (KTM), que tinha chegado ao Japão no comando do campeonato, que acompanharam Jaume Masia no pódio, com a classificação da corrida a ser a mesma do campeonato. Também em Moto3 o final da temporada promete emoção a rodos.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDAS

MOTOGP – 1.º, Jorge Martin (Ducati), 12 voltas (57,612 km)”, em 24’06,314” (143,4 km/h); 2.º, Francesco Bagnaia (Ducati), a 1,413”; 3.º, Marc Marquez (Honda), a 2,013”; 4.º, Marco Bezzecchi (Ducati), a 22,943”; 5.º, Aleix Espargaro (Aprilia), a 3,181”; 6.º, Jack Miller (KTM), a 6,837”; 7.º, Augusto Fernandez (KTM), a 7,587”; 8.º, Fabio Di Giannantonio (Ducati), a 8,602”; 9.º, Raul Fernandez (Aprilia), a 11,229”; 10.º, Fabio Quartararo (Yamaha), 12,244”; …;  18.º, Miguel Oliveira (Aprilia), a 21 volta. Classificou-se mais um piloto

MOTO2 – 1.º, Somkiat Chantra (Kalex), 19 voltas (91,219 km), em 35’19,273” (154,9 km/h); 2.º, Ai Ogura (Kalex), a 1,353”; 3.º, Pedro Acosta (Kalex), a 3,080”; 4.º, Jake Dixon (Kalex), a 5,065”; 5.º, Filip Salac (Kalex), a 10,492”; 6.º, Manuel Gonzalez (Kalex), a 12,961”; 7.º, Marcos Ramirez (Kalex), a 14,352”; 8.º, Aron Canet (Kalex), a 16,360”; 9.º, Zonta Van Den Goorbergh (Kalex), a 17,692”; 10.º, Darryn Binder (Kalex), a 19,405”. Classificaram-se mais 16 pilotos

MOTO3 – 1.º, Jaume Masia (Honda), 17 voltas (81,617 km), em 33’30,018” (146,1 km/h); 2.º, Ayumu Sasaki (Husqvarna), a 1,546”; 3.º, Daniel Holgado (KTM), a 1,602”; 4.º, Stefano Nepa (KTM), a 5,200”; 5.º, Ivan Ortola (KTM), a 5,230”; 6.º, David Muñoz KTM), a 8,900”; 7.º, David Alonso (GasGas), a 8,959”; 8.º, Kaito Toba (Honda), a 9,253”; 9.º, Ryusei Yamanaka (GasGas), a 9,629”; 10.º, Jose António Rueda (KTM), a 9,734”. Classificaram-se mais 13 pilotos

CAMPEONATOS

MOTOGP

PILOTOS – 1.º, Francesco Bagnaia, 319 pontos; 2.º, Jorge Martin, 316; 3.º, Marco Bezzecchi, 265; 4.º, Brad Binder, 201; 5.º, Aleix Espargaro, 171; 6.º, Johann Zarco, 162; 7.º, Maverick Viñales, 139; 8.º, Luca Marini, 135; 9.º, Jack Miller, 125; 10.º, Fabio Quartararo, 111; …; 13.º, Miguel Oliveira, 69. Estão classificados mais 16 pilotos

CONSTRUTORES – 1.º, Ducati, 490 pontos; 2.º, KTM, 272; 3.º, Aprilia, 240; 4.º, Honda, 142; 5.º, Yamaha, 131

EQUIPAS – 1.º, Prima Pramac Racing, 478 pontos; 2.º, Mooney VR46 Racing Team, 400; 3.º, Ducati Lenovo Team, 354; 4.º, Red Bull KTM Factory Racing, 326; 5.º, Aprilia Racing, 310; 6.º, Monster Energy Yamaha MotoGP, 188; 7.º, Gresini Racing MotoGP, 161; 8.º, Cryptodata RNF MotoGP Team, 109; 9.º, LCR Honda, 98; 10.º, GasGas Factory Racing Tech3, 88; 11.º, Repsol Honda Team 84

MOTO2

PILOTOS – 1.º, Pedro Acosta, 252 pontos; 2.º, Tony Arbolino, 202; 3.º, Jake Dixon, 159; 4.º, Aron Canet, 124; 5.º, Alonso Lopez, 119; 6.º, Somkiat Chantra, 114; 7.º, Filip Salac, 108; 8.º, Celestino Vietti, 106; 9.º, Manuel Gonzalez, 104; 1º.º, Ai Ogura, 95. Estão classificados mais 16 pilotos

CONSTRUTORES – 1.º Kalex, 345 pontos; 2.º, Boscoscuro, 162; 3.º, Boscoscuro, 1

EQUIPAS – 1.º, Red Bull KTM Ajo, 313 pontos; 2.º ELF Marc VDS Racing Team, 276; 3.º, Idemitsu Honda Team Asia, 209; 4.º, Beta Tools Speedup, 207; 5.º, Pons Wegow LOS40; 200; 6.º, Inde GASGAS Aspar Team, 167; 7.º, QJ Motor Gresini Moto2, 141; 8.º, Fantic Racing, 106; 9.º, Correos Prepago Yamaha VR46 M, 104; 10.º, Italtrans Racing Team, 78;

11.º, Fieten Olie Racing GP, 65; 12.º, Liqui Molly Husqvarna Intact GP, 40; 13.º, Pertamina Mandalika SAG Team, 22; 14.º, Onlyfans American Racing, 20; 15.º, Forward Team, 1

MOTO3

PILOTOS – 1.º, Jaume Masia, 199 pontos; 2.º, Ayumu Sasaki, 193; 3.º, Daniel Holgado, 190; 4.º, David Alonso, 160; 5.º, Deniz Öncü, 147; 6.º, Ivan Ortola, 145; 7.º, Diogo Moreira, 103; 8.º, Jose António Rueda, 100; 9.º, Stefano Nepa, 90; 10.º, Kaito Toba, 87. Estão classificados mais 17 pilotos

CONSTRUTORES – 1.º KTM, 288 pontos; 2.º, Honda, 240; 3.º Husqvarna, 198; 4.º, GasGas, 177; 5.º, CFMoto, 71

EQUIPAS – 1.º, Liqui Moly Husqvarna Intact GP, 256 pontos; 2.º Leopard Racing, 249; 3.º, Red Bull KTM Ajo, 247; 4.º, Angeluss MTA Team, 235; 5.º, Gaviota GasGas Aspar Team, 222; 6.º, Red Bull KTM Tech3, 197; 7.º, SIC58 Squadra Corse, 132; 8.º, MT Helmets – MSI, 108; 9.º, BOE Motorsports, 86; 10.º, CFMoto Racing Pruestel GP; 85; 11.º, Rivacold Snipers Team, 51; 12.º, CIP Green Power, 48; 13.º, Visiontrack Racing Team, 22; 14.º, Honda Team Asia, 22

Próxima prova – Pertamina Grand Prix of Indonesia, dia 15 de Outubro no Pertamina Mandalika International Circuit.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *