WRC

Ott Tänak conduziu o Puma ao triunfo no Chile

O piloto estónio esteve brilhante na prova chilena, 11.ª do Campeonato do Mundo de Ralis, somando a segunda vitória esta temporada, depois de ter vencido na Suécia. Thierry Neuville ficou no 2.º lugar, beneficiando da saída de estrada de Teemu Suninen na penúltima especial.  A Toyota garantiu desde já o título mundial de Construtores, o sétimo da sua história.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) confirmou a superioridade nas estradas de terra do Chile e garantiu o segundo triunfo consecutivo, depois de ter triunfado em 2019, ano em que, pela primeira vez, o “Mundial” visitou este país da América do Sul, com o covid-19 a levar à anulação da prova em 2020 e 2021.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) garantiu o segundo lugar, depois do finlandês Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally1), que ocupava essa posição, ter saído da estrada, na penúltima especial.

Um cenário que permitiu ao inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) terminar no derradeiro lugar do pódio e salvar a honra da marca japonesa, que esteve muito perto de não ver nenhum dos seus pilotos na festa final.

Quarto no final, depois de ter sido o mais rápido na “Power Stage”, o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), penalizado por abrir a estrada no primeiro dia, saiu do Chile com 31 pontos de vantagem sobre Elfyn Evans, o que pode permitir-lhe revalidar o título na próxima prova.

Tal como Ott Tanak, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) confirmou a vitória entre os RC2, ao bater o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia Rally2) por 25,8 segundos, com o finlandês Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2), que chegou a passar pelo comando da categoria, a completar o pódio.

TOYOTA SAGROU-SE

CAMPEÃ MUNDIAL DE CONSTRUTORES

Já a Toyota festejou o sétimo título mundial da sua história no Campeonato do Mundo de Ralis, terceiro consecutivo, ao chegar aos 466 pontos contra os 360 da Hyundai Motorsport. A M-Sport Ford é terceira, com 247.

Depois de ter sido campeã em 1993, 1994 (com Carlos Sainz) e 1999 (com Didier Auriol), a marca japonesa afastou-se do Mundial de Ralis, modalidade a que regressou de forma oficial em 2017. Desde então, este é o quarto título, terceiro consecutivo, depois de ter festejado em 2018, 2021, 2022 e, agora, em 2023.

FICHA DA PROVA

Prova – Rally Chile Biobio

Data – 28 de Setembro/1 de Outubro

Organizador – Horta Producciones

Estrutura – 1 239,43 km divididos por três etapas: Concepción – Concepción (518,42 km); Concepción – Concepción (522,10 km); Concepción – Concepción (198,91 km)

PC – 16 (6 + 6 + 4)

Extensão das PC – 320,98 km (112,86 km + 154,00 km + 54,12 km)

Percentagem das PC – 25,89 %

Inscritos – 55 (10 RC1, 22 RC2, 2 RC3, 18 RC4, 3 RC5)

Participantes – 51 (10 RC1, 21 RC2, 2 RC3, 15 RC4, 3 RC5)

Classificados – 35 (7 RC1, 15 RC2, 1 RC3, 10 RC4, 2 RC)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Ott Tanak, na 1.ª PC; Elfyn Evans, na 2.ª e 3.ª PC; Teemu Suninen, na 4.ª PC; Ott Tanak, da 5.ª à 16.ª PC

RC1 – Ott Tanak, na 1.ª PC; Elfyn Evans, na 2.ª e 3.ª PC; Teemu Suninen, na 4.ª PC; Ott Tanak, da 5.ª à 16.ª PC

RC2 – Oliver Solberg, na 1.ª PC; Sami Pajari, 2.ª à 6.ª PC; Oliver Solberg, da 7.ª à 9.ª PC; Sami Pajari, na 10.ª e 11.º PC; Oliver Solberg, da 12.ª à 16.ª PC

RC3 – Diego Dominguez, da 1.ª à 14.ª PC; Eduardo Castro, na 15.ª e 16.ª PC

RC4 – Tadeo Rosselot, da 1.ª à 16.ª PC

RC5 – Javier Arce Lazo, da 1.ª à 16.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1)

RC1 – Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1)

RC2 – Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia Rally2)

RC3 – Eduardo Castro/Fernando Mussano (Ford Fiesta Rally3)

RC4 – Tadeo Rosselot/Sebastian Olguin (Peugeot 208 Rally4)

RC5 – Javier Arce Lazo/Mario Acosta Tapia (Renault Cio Rally5)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja Ford Puma Rally1 2.59’23,1″
2.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe Hyundai i20 N Rally1 a 44,6″
3.º Elfyn Evans/Scott Martin Toyota GR Yaris Rally1 a 1’12,1″
4.º Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen Toyota GR Yaris Rally1 a 2’19,3″
5.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone Toyota GR Yaris Rally1 a 4’38,9″
6.º Oliver Solberg/Elliott Edmondson Skoda Fabia RS Rally2 a 7’54,0″
7.º Gus Greensmith/Jonas Andersson Skoda Fabia RS Rally2 a 8’16,8″
8.º Sami Pajari/Enni Mälkönen Skoda Fabia RS Rally2 a 8’48,5″
9.º Yohan Rossel/Arnaud Dunand Citroën C3 Rally2 a 9’14,1″
10.º Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov Skoda Fabia RS Rally2 a 9’37,0″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Ott Tanak 7 3 1 3 0 2
Thierry Neuville 3 3 5 2 1 2
Kalle Rovampera 3 1 0 1 7 3
Elfyn Evans 2 4 5 3 1 0
Teemu Suninen 1 5 3 4 1 0
Takamoto Katsuta 0 0 1 1 5 3
Pierre-Louis Loubet 0 0 1 1 0 0
Nikolay Gryazin 0 0 0 1 0 1
Yohan Rossel 0 0 0 0 1 0
Oliver Solberg 0 0 0 0 0 3
Gregoire Munster 0 0 0 0 0 2

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Kalle Rovampera, 217 pontos; 2.º, Elfyn Evans, 186; 3.º, Thierry Neuville, 155; 4.º, Ott Tanak, 146; 5.º Sébastien Ogier, 99; 6.º, Esapekka Lappi, 98; 7.º, Takamoto Katsuta, 77; 8.º, Dani Sordo, 63; 9.º, Teemu Suninen, 34; 10.º, Oliver Solberg, 33. Estão classificados mais 15 pilotos

EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 466 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 360; 3.º, M-Sport World Rally Team, 247

Próxima prova – Central European Rally, de 26 a 29 de Outubro, na Alemanha, República Checa e Áustria.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *