Fórmula E

Formula E estreia Gen 3 Evo no Mónaco

A Fórmula E e a Federação Internacional do Automóvel deram a conhecer a próxima geração de viaturas de corrida. Trata-se do novo GEN3 Evo totalmente elétrico, capaz de atingir 0-100 Km/h em 1,82 segundos.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

A “Gen 3 Evo” da Fórnula E tornou-se no monolugar com maior aceleração no planeta, e as evoluções não se ficam pela aceleração. Em alguns pontos nos circuitos, os pilotos terão a possibilidade de utilizar a tracção integral, em monolugares mais robustos e aerodinâmicos.

Os pneus serão os Hankook iON construídos com recurso a 35% de material reciclado e, mesmo assim, o construtor garante mais (entre 5 a 10%) aderência face aos anteriores. Com estas alterações, entre outras, os monolugares serão capazes de chegar aos 320 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 1,82 segundos.

Desenvolvida por especialistas da Fórmula E e FIA, a “Gen 3 Evo” é 30% mais rápida que um Fórmula 1 nas acelerações dos 0-100 km/h e 36% mais rápida que a anterior geração dos monolugares eléctricos.

A energia da travagem também foi optimizada, e 50% da energia necessária à corrida é obtida mediante regeneração dos 600 kW produzidos na travagem. Com estas alterações e de acordo com os dados oficiais, a eficiência destes monolugares ronda os 90%, não só importantes para a competição, mas também para o desenvolvimento de tecnologias a aplicar nos automóveis de série. Já foi assim com os travões de disco, a injecção directa e turbos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *