Fórmula E

Sam Bird vence ao “sprint” em São Paulo

Piloto da McLaren assumiu a liderança da corrida E-Prix na última volta, após final de prova emocionante. O português António Félix da Costa arrecadou os primeiros oito pontos, em função do sexto lugar alcançado na corrida brasileira de São Paulo.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Sam Bird (McLaren)

Foi a duas curvas da bandeira de xadrez que o inglês Sam Bird (McLaren) desferiu o ataque que o levou à primeira vitória na temporada, 12.ª da carreira, e lhe permitiu regressar ao lugar mais alto do pódio de mais de dois anos de ausência.

O neozelandês Mitch Evans (Jaguar) entrou para a derradeira volta no comando da prova, mas foi surpreendido pelo ataque do inglês e teve de contentar-se com o segundo lugar, à frente do inglês Oliver Rowland (Nissan).

Apesar de não ter pontuado, o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar) conserva o comando do campeonato, mas viu a sua vantagem sobre o alemão Pascal Wehrlein (Porsche), quarto, descer de 18 para quatro pontos, com Mitch Evans a ascender ao terceiro lugar do campeonato.

António Félix da Costa (Porsche)

O português António Félix da Costa (Porsche) que tinha chegado a São Paulo sem pontos, arrecadou os primeiros oito, em função do sexto lugar alcançado na corrida, depois de ter sido quinto no seu grupo de qualificação.

O piloto de Cascais ainda passou pelo comando na fase inicial da corrida, ao aproveitar a ida ao “attakc mode” dos que estavam à sua frente, mas contribuiu para o resultado conjunto da Porsche, que viu Pascal Wehrlein conquistar a “pole” e terminar em quarto.

Um desfecho que, em conjunto com o sexto posto de António Félix da Costa, permitiu à Porsche ascender ao segundo lugar do campeonato de equipas, atrás da Jaguar.

As sucessivas entradas em ação do “Safety Car”, fruto da necessidade de limpar a pista de destroços dos carros, em consequência de alguns “toques”, levou a que a corrida tivesse mais três voltas do que estava previsto.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º, Sam Bird (McLaren), 34 voltas (99,62 km), em 53’03,071”; 2.º, Mitch Evans (Jaguar), a 0,564”; 3.º, Oliver Rowland (Nissan), a 3,540”; 4.º, Pascal Wehrlein (Porsche), a 3,629”; 5.º, Jake Dennis (Andretti), a 3,722”; 6.º, António Félix da Costa (Porsche), a 5,567”; 7.º, Jean-Eric Vergne (DS9, a 6,006”; 8.º, Stoffel Vanddorne (DS), a 6,817”; 9.º, Max Gunther (Maserati), a 8,085”; 10.º, Sébastien Buemi (Enivision), a 8,610”. Classificaram-se mais nove pilotos

CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Nick Cassidy, 57 pontos; 2.º, Pascal Wehrlein, 53; 3.º, Mitch Evans, 39; 4.º, Jean-Eric Vergne, 39; 5.º, Jack Dennis, 38; 6.º, Sam Bird, 37; 7.º, Oliver Rowland, 33; 8.º, Max Gunther, 22; 9.º, Sebastien Buemi, 20; 10.º, Robin Frijns, 19; 11.º, Jake Hughes, 18; 12.º, Stoffel Vandoorne 18; 13.º, Norman Nato, 9; 14.º, Sacha Fenestraz, 8; 15.º, António Félix da Costa, 8; 16.º, Sérgio Sette Câmara, 2

EQUIPAS – 1.º, Jaguar TCS Racing, 96 pontos; 2.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team. 61; 3.º, DS Penske, 57; 4.º, Neom McLaren Formula E Team, 55; 5.º, Andretti Formula E, 47; 6.º, Nissan Formula E Team, 41; 7.º, Envision Racing, 39; 8.º, Maserati MSG Racing, 22; 9.º, ERT Formula E Team, 2

Próxima prova – Tokyo e-prix, dia 30 de março.

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