AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Júnior é a novidade para a Alfa Romeo

De acordo com as palavras do CEO da Stellantis, a Alfa Romeo não está à venda, nem nenhuma marca do Grupo. Não menos importante, dentro em breve a marca milanesa terá informações para os Giulia e Stelvio. Por agora a novidade é o Júnior, que conta com algumas inovações, a começar pelo preço.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

O primeiro modelo Alfa a ter uma versão eléctrica na fase de lançamento, é também o primeiro a ter a matrícula em posição central, devido ao novo “design” da dianteira deste “SUV” cujas cotas são menores que as do Tonale.

Na dinâmica, o cartão de visita do Milano, tem por base a equipa que desenvolveu o Giulia GTA. Na versão eléctrica é proposta com uma bateria de 54 kWh e está disponível com 156 cv ou na versão topo de gama Veloce com 240 cv, o epítome da desportividade da Alfa Romeo: diferencial autoblocante mecânico, a relação de direcção mais directa da sua classe, vias alargadas com barras estabilizadoras específicas à frente e atrás, suspensão e sistema de travagem desportivos, jantes de 20”.

O Júnior será apresentado com uma versão híbrida, com motorização 48-V Hybrid VGT de 136 cv, com turbo de geometria variável, sendo o único automóvel da classe dos compactos “premium” com a variante de tracção integral Q4 com gestão automatizada da tracção traseira.

ALFA ROMEO CENTRO STILE

REDEFINE O “DESIGN” NO SEGMENTO

Um Alfa Romeo baseia-se no equilíbrio perfeito entre beleza funcional e uma herança inigualável, tornando-o o epítome do estilo italiano no domínio automóvel. O novo Júnior não é excepção, pois as dimensões compactas – 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura – englobam a singularidade do original e moderno “design made in Italy” do Alfa Romeo Centro Stile.

As proporções são definidas com características estilísticas relacionadas com a tradição, as cavas das rodas musculadas e a icónica traseira tendo como referência o lendário Giulia TZ. Contribui para a sua poderosa personalidade o visual arrojado da frente, com faróis 3+3 “full led matrix” adaptativos.

ORIENTADO PARA UMA

CONDUÇÃO AUTÊNTICA E ENVOLVENTE

A mesma inspiração de pura desportividade pode ser encontrada no interior do automóvel, onde se destacam a atenção italiana a todos os pormenores, a utilização dos melhores materiais e a colocação de todos os comandos ao alcance do condutor, como demonstrado pelo volante compacto, para se adaptar a todos os estilos de condução.

Acima de tudo, o painel de instrumentos e o seu histórico “design” telescópico criam essa ligação visual directa e persuadem-no a envolver as suas mãos no volante, a ligar o motor e a tirar o melhor partido de uma experiência de condução única.

No centro do painel de instrumentos, o destaque é um visor TFT de 10,25″ para aceder aos dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução. No centro do tablier e orientado para o condutor, está um sistema de visor táctil de 10,25″ desenvolvido para trabalhar com componentes gráficos concebidos para uma interacção intuitiva com todas as funcionalidades, que podem ser personalizados através de um simples e rápido movimento de arrastar e largar.

Cada utilizador pode criar a sua própria página inicial, onde cada uma das funcionalidades do automóvel é uma aplicação em si. Para embelezar ainda mais o interior, as saídas do ar condicionado têm a forma de um “Quadrifoglio” (trevo de quatro folhas), o símbolo por excelência da desportividade da Alfa Romeo. Por fim, para chamar a atenção e acolher o condutor, destacam-se os bancos desportivos “Sabelt”.

O JÚNIOR E A DINÂMICA DE CONDUÇÃO

Com base no peso mais baixo do segmento e numa distribuição de massas optimizada, o Milano entra no mundo dos automóveis eléctricos como um verdadeiro Alfa Romeo. A equipa que coordenou o desenvolvimento da dinâmica de condução é a mesma que desenvolveu o Giulia GTA no centro de testes de Balocco, na província de Vercelli, com o objectivo claro de que o novo Milano atinja a melhor aderência à estrada da sua classe, possível graças a soluções técnicas específicas na versão Veloce.

Tem a direcção mais directa do segmento (14.6), especialmente calibrada para ser extremamente precisa, para reforçar as suas excepcionais qualidades de aderência à estrada; a suspensão desportiva foi rebaixada em 25 mm; as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras têm o perfil adequado para garantir curvas rápidas com um elevado nível de aderência; o sistema de travagem tem discos dianteiros com mais de 380 mm e pinças monobloco de quatro êmbolos; o diferencial Torsen oferece a melhor tracção possível em todas as condições.

Os pneus de 20″ de alto desempenho são também específicos para veículos eléctricos e oferecem uma grande aderência. Tudo isto constitui a base de um automóvel compacto único, com um carácter desportivo puro e reconhecível da Alfa Romeo.

EV ROUTING: NAVEGAÇÃO CONECTADA

A Alfa Romeo interpreta a utilização do “software” e da conectividade como uma forma de melhorar a experiência do condutor, a qual é e continua a ser o seu foco. Por isso, o Júnior está equipado com a mais avançada tecnologia conectada, para garantir o máximo conforto.

O “EV Routing é um inovador sistema conectado incorporado no navegador, que gere as necessidades de carregamento do cliente, de forma automática e sem complicações. Tudo o que os clientes precisam de fazer é definir o seu destino e, em seguida, o sistema de navegação calcula automaticamente quaisquer paragens de carregamento necessárias ao longo do percurso, com acesso a mais de 600.000 pontos de carregamento, a rede mais extensa da Europa.

A monitorização em tempo real do tráfego, da bateria e do estilo de condução torna possível confiar no “EV Routing” para uma experiência de condução sem ansiedade de carregamento. Outra grande inovação é a integração do assistente virtual “Hey Alfa” e do ChatGPT (I.A.), os quais utilizam o reconhecimento de voz para proporcionar um apoio à condução útil e discreto nas deslocações, para informações, conselhos e para responder a todas as necessidades do condutor.

VERSÃO DE LANÇAMENTO TOPO DE GAMA

O Júnior speciale apresenta uma versão de lançamento topo de gama disponível com as motorizações híbrida (136 cv) e eléctrica (156 cv). O Júnior Speciale, limitado exclusivamente à edição de lançamento, sintetiza desportivismo, tecnologia e conforto numa configuração única que inclui uma seleção orientada das melhores especificações oferecidas pela gama.

No exterior, destacam-se o emblema “Progresso”, os acabamentos desportivos mate com apontamentos no novo e já icónico vermelho Arese e as jantes de liga leve de 18″ “Petali”. O interior é embelezado com pormenores desportivos e exclusivos, como o interior em vinil e tecido “Spiga”, o volante em pele e o banco do condutor com comando eléctrico e função de massagem.

A atenção ao detalhe é assegurada pela elegante e distinta iluminação interior de oito cores que assinala as saídas de ar, o túnel central e o icónico telescópio. Uma configuração extremamente rica é completada pelo seguinte equipamento de segurança de série, condução autónoma de nível 2, navegação conectada, câmara traseira de 180°, porta traseira eléctrica mãos-livres e sistema sem chaves com tecnologia de acesso de proximidade.

GAMA DISPONÍVEL

Híbrida ou eléctrica com três “packs” para o máximo em tecnologia, exclusividade ou desportividade. O Alfa Romeo Júnior apresenta uma estratégia de gama que facilita ainda mais a configuração personalizada.

O Júnior é proposto com quatro grupos propulsores: híbrida de 136 cv, híbrida Q4 de 136 cv, eléctrica de 156 cv e eléctrica veloce de 240 cv. Três “packs” completam a oferta: “Techno, para as melhores especificações em termos de segurança, tecnologia e funcionalidade, como a condução autónoma de nível 2, a porta traseira eléctrica com mãos livres, as luzes LED Matrix e a navegação conectada com assistente virtual.

O “Premium, para o melhor do conforto e da exclusividade, graças ao interior em tecido vinílico, ao banco do condutor com comando eléctrico e função de massagem, à iluminação ambiente interior e aos pedais e ao apoio de pé em alumínio; e o “Sport o qual, por definição, oferece o melhor da desportividade com assentos Sabelt, estofos em Alcantara e elementos exteriores desportivos.

Em Portugal, as encomendas do Alfa Romeo Júnior serão abertas durante o próximo mês de maio, momento em que serão comunicados os preços da gama.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *