WEC

Ferrari escorrega na vitória da Toyota em Imola

A Toyota Gazzoo Racing venceu as 6 Horas de Imola. A segunda corrida do ano do WEC foi marcada por vários acidentes, pela chuva e por falhas estratégicas da favorita Ferrari AF Corse.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

Depois do Qatar, foi agora a vez de Itália receber a segunda corrida de 2024 do Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC), no famoso Autódromo Enzo e Dino Ferrari, com as 6 Horas de Imola. Lamborghini e Isotta Fraschini corriam em casa, mas o favoritismo recaia sobre a outra marca italiana em prova, a mítica Ferrari. Que evidenciou o mesmo logo desde sábado, ao garantir os três primeiros lugares na grelha de partida na qualificação.

Porém, as circunstâncias da corrida ditaram que seria Toyota a vencer. O GR010 #7 pilotado Mike Conway, Nyck de Vries e Kamui Kobayashi foram os primeiros a cruzar a linha de meta à geral e, consequentemente, na categoria Hypercar.

O melhor dos carros japoneses partiu do sexto lugar, demonstrou sempre um bom ritmo foi ganhando várias posições ao longo da corrida, chegando a intrometer-se entre os Ferrari no início da segunda metade de prova.

Com duas horas para o final chegou o momento decisivo, a chuva decidiu aparecer. Nesse momento o Toyota #7 decidiu ir às boxes para colocar pneus de chuva. A vasta maioria do pelotão também tomou a mesma decisão, a única exceção foram os três carros de Maranello, os dois oficiais, #50 e #51, e o privado da AF Corse, o #83.

Esta decisão da construtora italiana, pensando que o aguaceiro seria passageiro, tornou-se cara, custando-lhes não só a vitória, como também qualquer lugar de pódio. No final a vitória recaio para o carro #7, que nos últimos minutos viu o Porsche #6 a se aproximar da sua traseira, tendo mesmo de defender a posição enquanto ainda poupava combustível.

O 963 pilotado por Andre Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor não conseguiu efetuar nenhuma manobra de ultrapassagem e foi o segundo colocado, mesmo com uma penalização de 5 segundos aplicada no final da prova. Este resultado, somado ao da vitória no Qatar, permite-lhes manter a liderança no campeonato, com um total de 56 pontos e 16 de vantagem.

A fechar o pódio ficou o outro carro da Porsche Team Penske, com Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki nos comandos do #5. O melhor Ferrari foi o 499P #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, que acabou no quarto lugar.

A categoria dos LMGT3 terminou com uma dobradinha dos BMW do Team WRT. Quem levou a melhor foi Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung ao volante do M4 GT3 #31, na frente do #46 da superestrela Valentino Rossi. Na terceira posição ficou o vencedor da primeira ronda e líder da tabela dos pontos, o Porsche #92 da Manthey.

A próxima corrida será disputada a 11 de maio, serão as tradicionais 6H de Spa, na Bélgica. A qual é considerada a grande preparação para a mítica clássica francesa 24H de Le Mans.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *