Velocidade moto

Suzuki renasce das cinzas em Le Mans Motos

A Suzuki da Yoshimura SERT Motul venceu a edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans em motos, depois de uma recuperação quase milagrosa, por causa de uma queda nas primeiras horas de corrida.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

O Campeonato do Mundo FIM de Endurance (EWC) voltou a ter como prova de abertura as 24 Horas de Le Mans Motos. A edição deste ano foi vastamente marcada pelas baixas temperaturas praticadas na cidade francesa durante o fim de semana, com os termómetros a chegarem a marcar os 2ºC na madrugada.

Para não falar das largas diferenças na classificação final entre equipas, uma grande recuperação até à vitória e de uma única, e curta, intervenção do “safety car”. No final da maratona, a grande vencedora foi a Yoshimura SERT Motul com a Suzuki #12.

A formação franco-japonesa com Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot aos comandos da GSRX-1000 subiu ao lugar mais alto do pódio com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado.

Contudo esta conquista não foi nada fácil, à terceira hora de corrida, enquanto rodavam em segundo lugar, sofreram uma queda logo após uma paragem nas boxes, onde um mecânico desligou inadvertidamente o controlo de tração, o que causou o acidente e os fizeram perder quatro voltas.

Porém, as adversidades não ficaram por aí, com um problema mecânico a levar a uma paragem não programada e a mais 3 voltas perdidas. A partir daqui a Suzuki #12 só sobe trepar na classificação, chegando à liderança da corrida ainda com 8 horas para o final, a qual nunca mais largou.

Em segundo lugar ficou a BMW #37 da BMW Motorrad World Endurance Team. Sylvain Guintoli, Ilya Mikhalchik e Markus Reiterberger tiveram uma corrida bastante tranquila, afetados apenas por problemas menores que a equipa foi sempre superando.

No final os pilotos estavam satisfeitos com o resultado, mas ao mesmo tempo não estavam, já que um segundo lugar é um bom resultado, contudo ficaram atrás de uma mota que teve vários problemas ao contrário da deles.

Na terceira posição terminou a Yamaha #1 da Yamalube YART Yamaha EWC Official Team. Apesar do lugar de pódio, a equipa austríaca estava desolada, com particularidade para o piloto Karel Hanika. O checo caiu no início da manhã de domingo, após terem dominado a mesma praticamente desde o seu começo e de, à altura da queda, estarem com uma vantagem tranquilíssima e esmagadora, no caso quatro voltas de avanço. Ainda assim, Marvin Fritz e Nicolo Canepa conseguiram levar sozinhos a sua R1 até ao lugar mais baixo do pódio, já que Hanika ficou magoado na sequência do seu acidente.

A vencedora da classe SuperStock foi a Honda #55 da National Motos, com Guillaume Raymond e os irmãos Valentin e Sebastian Suchet aos comandos da CBR1000RR-R. A experiente formação francesa terminou com 6 voltas de vantagem e umas impressionantes 29 sobre o terceiro colocado. Além disso também alcançaram um excelente 5.º lugar à geral e foram a melhor Honda.

Destaque ainda para Pedro Nuno e a sua equipa, a Team Bollinger Switzerland. O piloto luso, juntamente com Nico Thoni e Alex Toledo, alcançaram o 7.º lugar à geral e o 6.º dentro da classe principal, a Fórmula EWC. Este é o melhor resultado na carreira do português neste campeonato, naquele que é o início da sua segunda temporada aos comandos da Kawasaki #8.

A próxima corrida do EWC será realizada a 8 de junho e será realizada no icónico Circuito de Spa-Francochamps, com as 8h de Spa.

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