Velocidade moto

24 Horas Le Mans Motos 2024 em “polvorosa”

O EWC terá o seu começo este fim de semana com as 24 Horas de Le Mans Motos. Um total de cinco marcas estarão representas da classe principal divididas por várias equipas, onde todas estarão na luta pelo lugar mais alto do pódio.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

As 24 Horas de Le Mans Motos de 2024 é já este fim de semana (20 e 21 de abril). Esta será mais uma vez a prova de abertura do Campeonato do Mundo FIM de Endurance (EWC). Para este ano existem muitas novidades, com o defeso a ser marcado por muitas trocas de pilotos e mudanças de construtoras em várias equipas, o que tornam esta época uma das mais abertas da história recente do EWC.

Apresentamos uma passagem pelas principais equipas do campeonato na classe principal, a Fórmula EWC, dando a conhecer todas as novidades.

YAMAHA

#1 Yamalube YART Yamaha EWC Official Team: equipa que ganha não mexe, é precisamente isso que os atuais campeões do mundo, ao repetirem a tripla vencedora de 2023, com Nicólo Canepa, Karel Hanika e Marvin Fritz. A única alteração na formação oficial da Yamaha é a alteração da sua numeração, ao mudarem do #7 para #1, simbolizando o facto de serem os atuais campeões.

#99 KM 99: a segunda equipa da Yamaha é a satélite belga KM 99, que conta com várias novidades para esta temporada nos seus pilotos. Lucas Mahias e Bastien Mackiels saem para dar lugar a Randy de Puniet e Jeremy Guarnoni, que se juntam a Florian Marino, formando assim uma tripla 100% francesa.

#14 Maco Racing: a marca de Hamamatsu contará ainda com a representação da Maco Racing, que estreará também dois novos pilotos aos comandos da sua R1. Martin Choy e Takeshi Ishizuka são as novidades, com Martin Vurgrinec a ser o único repetidor.

#65 Motobox Kremer Racing: a privada alemã vai apresentar-se mais uma vez com as suas icónicas cores alaranjadas e aposta em três bávaros para as colocar nos lugares mais altos da classificação. Dominik Vincon mantem-se por mais um ano na equipa e será acompanhado por Daniel Rubin e Marco Fetz.

KAWASAKI

#11 Kawasaki WeBike Trickstar: a equipa oficial da Kawasaki será mais uma vez a Kawasaki WeBike Trickstar. A formação nipónica manteve para este ano apenas um piloto, o experientíssimo Gregory Leblanc. As novas contratações também não ficam nada atrás do francês em quilómetros em cima de motas, já que as mesmas são Christian Gamarino e Román Ramos, um múltiplo vencedor de provas no EWC na classe SuperStock e um campeão espanhol de superbikes respetivamente.

#8 Team Bollinger Switzerland: a histórica formação suíça será a segunda maior aposta no campo da Kawasaki, esta será também a única equipa com representação portuguesa, dado que Pedro Nuno garantiu a confiança dos helvéticos pelo segundo ano consecutivo, a ele juntar-se-ão Nico Thoni e Alex Toledo.

#24 BMRT 3D MAXXESS NEVERS: a fechar o tridente da marca nipónica está a BMRT 3D MAXXESS NEVERS. A equipa francesa decidiu este ano subir da classe SuperStock até à categoria principal. Com ela subiram os pilotos Julien Pilot e Loris Cresson, que se fasear-se-ão acompanhar do novo recruta Jonathan Hardt numa renovada ZX-10R.

HONDA

#5 F.C.C. TSR Honda France: a formação japonesa foi a vencedora em Le Mans na edição anterior, por isso irá tentar repetir o feito com a mesma tripla de pilotos. Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer serão os pilotos aos comandos da mais recente evolução da CBR1000RRR da equipa oficial da Honda.

#333 Honda Viltaïs Racing: a organização alemã entrará para a sua segunda época de Honda com Florian Alt, Leandro Mercado e Steven Odendaal na pilotagem da famosa “triple three”, os mesmos nomes que lhe deram o resultado de melhor equipa independente na classificação do campeonato de 2023. Perspetiva-se assim uma época ainda mais bem concebida em 2024, visto entrarem para esta temporada com um melhor conhecimento da moto.

#4 Tati Team Beringer: a Tati Team Beringer é uma das novidades vindas da época de defeso, ao trocarem a Kawasaki, com quem já tinham uma ligação de longa data, pela Honda. Na formação de pilotos a equipa gaulesa renovou com Hugo Clere e Randy Krumenncher, a nova cara será Corentin Perolari, vindo do infelizmente desaparecido Team Moto Ain.

#77 Wójcik Racing Team: outra equipa nova no campo da Honda é a Wójcik Racing Team, que decidiu por um término na sua relação com a Yamaha no fim de 2023. Para além disso aposta também numa troca de triplas de pilotos, com os jovens polacos Artur Wielebski, Kamil Krzemien e Jurand Kusmierczyk a serem promovidos à mota principal na Fórmula EWC e os mais experientes a fazerem a rota oposta, ao serem despromovidos à classe SuperStock.

SUZUKI

#12 Yoshimura SERT Motul: a parceira entre a Yoshimura e o SERT voltará a estar presente e com a única Suzuki na Fórmula EWC, a formação franco-japonesa deixou de receber o apoio oficial da marca desde o ano passado, com a sua saída geral da competição, porém continua a apostar na sua GSXR-1000. Em 2024 continuará com Gregg Black e Etienne Masson como representantes dentro de pista e contratou Dan Linfoot para ocupar o lugar deixado vago por Sylvain Guintoli.

BMW

#37 BMW Motorrad World Endurance Team: a BMW volta a apostar fortemente no mundial de endurance com a sua equipa oficial. Que para este ano contam com um reforço de peso, o antigo campeão do mundo do WorldSBK e do EWC Sylvain Guintoli, num esforço por parte da marca alemã para vencer a competição. O francês vai ter a companhia dos já habituais pilotos oficiais Ilya Mikhalchik e Markus Reiterberger na única BMW na classe principal.

Assim perspetiva-se mais uma brilhante e competitiva época do mundial de endurance, com as 24H de Le Mans Motos a abrir as hostilidades, num calendário composto por mais 3 provas, as 8H de Spa, 8H de Suzuka e o histórico Bol d’Or.

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