GP da China com Sprint e de madrugada
As emoções da Fórmula 1 vão prosseguir este fim de semana com o Grande Prémio da China, quinta ronda da temporada de 2024. As atividades no traçado começam já esta madrugada de sexta-feira com o primeiro treino livre e a qualificação para a “Sprint”.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Após uma ausência de quatro anos, a Fórmula 1 regressa à China, que entrou para a história ao ser palco do 1000.º Grande Prémio do “Mundial”. O regresso ao território chinês é assinalado pela primeira corrida “Sprint” da temporada, o que vai colocar problemas diferentes aos pilotos e às equipas.
Existe, contudo, a curiosidade de ver quais os que, este ano, vão gerir melhor a mudança das condições de trabalho durante o fim de semana no Circuito Internacional de Xangai.
Com três 1 – 2 em quatro corridas, sempre com vitórias do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) à frente do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), a Red Bull parte como favorita no traçado de Xangai e tudo o que não seja uma vitória do campeão do mundo será surpresa.
À partida, a Ferrari parece ser a equipa mais capaz de a provocar, como o demonstra o facto dos seus pilotos terem ido cinco vezes, em oito possíveis, ao pódio e com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) a ser o único que conseguiu subir ao lugar mais alto, o que aconteceu na Austrália, onde aproveitou, da melhor maneira, a falha mecânica do carro de Max Verstappen.
Como curiosidade, refira-se que a Ferrari fez na Austrália, aquilo que a Red Bull fez no Bahrain, na Arábia Saudita e no Japão ou seja colocar os dois pilotos, Carlos Sainz e o monegasco Charles Leclerc, nos dois primeiros lugares do pódio.
Mas a resposta da Red Bull foi imediata e no Japão repôs a ordem demonstrando que continua a ser a equipa a bater. Surpreendentemente a McLaren coloca-se como a terceira equipa, ao ver os seus dois pilotos, o inglês Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, atrás dos dois homens da Red Bull e da Ferrari, tendo mesmo conseguido um pódio, por Lando Norris na Austrália.
Com um início de temporada longe do esperado está a Mercedes que o melhor que conseguiu até agora foi um quinto lugar, pelas mãos do inglês George Russell (Mercedes), na prova de abertura.
Já o sete vezes campeão mundial, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), a ter como melhor resultado o sétimo lugar alcançado no Bahrain, na prova de abertura da temporada.
PROGRAMA PARA ESTE FIM DE SEMANA
SEXTA-FEIRA (19 DE ABRIL)
04h30 / 05h30 – Treino livre 1
08h30 / 09h14 – Qualificação Sprint
SÁBADO (20 DE ABRIL)
04h00 / 05h00 – Sprint
08h00 / 09h00 – Qualificação
Domingo (21 de abril)
08h00 – Corrida
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 77 pontos; 2.º, Sergio Perez, 64; 3.º, Charles Leclerc, 59; 4.º, Carlos Sainz, 55; 5.º, Lando Norris, 37; 6.º, Oscar Piastri, 32; 7.º, George Russell, 24; 8.º, Fernando Alonso, 24; 9.º, Lewis Hamilton, 10; 10.º, Lance Stroll, 9; 11.º, Yuki Tsunoda, 7; 12.º, Oliver Bearman, 6; 13.º, Nico Hulkenberg, 3; 14.º, Kevin Magnussen, 1
EQUIPAS – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 141 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 114; 3.º, McLaren Formula 1 Team, 69; 4.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 34; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 33; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 7; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 4.
CALENDÁRIO PARA 2025
Ao contrário do que é habitual já é conhecido o calendário do “Mundial” de F1 para 2025, que mantêm as 24 corridas deste ano, mas por ordem diferente. O Albert Park, em Melbourne (Austrália) volta a receber a corrida de abertura, o que não acontecia desde 2019, para uma semana depois ser a China a receber a segunda prova, em vez da quinta como sucede esta temporada.
Seguem-se três corridas, Japão, Bahrein e Arábia Saudita, em fins-de-semana seguidos, antes da primeira deslocação aos Estados Unidos (Miami). Imola é o primeiro traçado europeu a receber a F1, a que se seguem Monte Carlo e Barcelona, também em três fins-de-semana seguidos, antes de nova travessia do Atlântico rumo a Montreal (Canadá).
Áustria e Inglaterra e Bélgica e Hungria recebem o campeonato em fins-de-semana seguidos, havendo um hiato de três semanas entre as deslocações a Silverstone e a Spa, com a corrida húngara a marcar o início das férias.
Zandvoort e Monza, em fins-de-semana seguidos, e Baku fecham a temporada europeia, que ruma de seguida a Singapura, com o campeonato a terminar com a mesma sequência de provas deste ano: Estados Unidos (Austin), México, em fins-de-semana seguidos, Brasil, Estados Unidos (Miami), Qatar e Abu Dhabi, com as três últimas a decorrerem, uma vez mais, em fins-de-semana seguidos.
CALENDÁRIO PARA 2025
DATA | PAÍS | CIRCUITO |
16 de Março | Austrália | Melbourne |
23 de Março | China | Xangai |
6 de Abril | Japão | Suzuka |
13 de Abril | Bahrein | Sakhir |
20 de Abril | Arábia Saudita | Jeddah |
4 de Maio | Estados Unidos | Miami |
18 de Maio | Emilia Romagna | Imola |
25 de Maio | Mónaco | Monte Carlo |
1 de Junho | Espanha | Barcelona |
15 de Junho | Canadá | Montreal |
29 de Junho | Áustria | Spielberg |
6 de Julho | Inglaterra | Silverstone |
27 de Julho | Bélgica | Spa-Francorchamps |
3 de Agosto | Hungria | Hungaroring |
31 de Agosto | Paises Baixos | Zandvoort |
7 de Setembro | Itália | Monza |
21 de Setembro | Azerbeijão | Baku |
5 de Outubro | Singapura | Marina Bay |
19 de Outubro | Estados Unidos | Austin |
26 de Outubro | México | Cidade do México |
9 de Novembro | Brasil | São Paulo |
22 de Novembro | Estados Unidos | Las Vegas |
30 de Novembro | Qatar | Losail |
7 de Dezembro | Abu Dhabi | Yas Marina |