WRC

Mundial de Ralis está de regresso à Europa

O Rali da Croácia é a quarta ronda pontuável para o Campeonato Mundial de Ralis (WRC) de 2024, com os melhores pilotos do mundo, respetivas equipas e viaturas da última geração a enfrentar 20 desafiantes especiais.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: ANDRÉ LAVADINHO

O “Mundial” de Ralis regressa à Europa e aos pisos de asfalto, depois da passagem pelo continente africano e pelas pistas de terra do Quénia, com a Croácia a receber a quarta prova da temporada. O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) e o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), os pilotos indicados pelas respetivas marcas para conquistarem o título, chegam separados por seis pontos.

Na marca japonesa, Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) está de volta à estrada, no lugar do finlandês Kalle Rovampera, que esteve em ação no Quénia, onde venceu. O francês parte em busca da primeira vitória da temporada e, dessa forma, “roubar” pontos a Theirry Neuville que, ao que tudo indica será o “protegido” na marca sul-coreana.

De facto, os maus resultados do estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1) nas provas anteriores, colocam-no, para já, a 34 pontos do seu colega de equipa. Ainda na Hyundai, o terceiro homem vai ser o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1), que substitui o finlandês Esapekka Lappi, vencedor na Suécia e que esteve presente no “Safari”.

O facto de a prova decorrer em pisos de asfalto não penaliza quem abre a estrada, com Thierry Neuville, vencedor em Monte Carlo, a não esconder que espera que o carro esteja tão bom como na prova monegasca para poder lutar pela vitória.

Pronto para aproveitar os “estragos” que o duelo entre os favoritos possa provocar vai estar o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1), terceiro no campeonato, algo que não parecia expectável no início da temporada. O piloto mostrou uma maturidade que ainda não tinha evidenciado e que lhe permitiu a subida ao pódio na Suécia e no Quénia.

No que diz respeito aos RC2, as ausências do sueco Oliver Solberg e o inglês Gus Greensmith, com quem divide o comando do campeonato, depois de cada um deles ter ganho uma das provas efetuadas, o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) pode sair da Croácia isolado no comando do respetivo campeonato.

No entanto, o seu compatriota Nicolas Ciamin (Hyundai i20 N Rally2), que dista um ponto do trio da frente, é um adversário a ter em linha de conta, bem como com o espanhol “Pepe” López (Skoda Fabia RS Rally2) e o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) o que coloca quatro marcas diferentes na luta pela vitória.

Centrada em Zagreb, a prova arranca esta sexta-feira, com uma especial de 23,63 km, a mais extensa, algo que não é costume acontecer, que antecede a passagem por mais três classificativas, que se repetem, com a particularidade de o fazerem pela ordem inversa, pelo que a prova de classificação que abre o dia vai fechá-lo dez horas mais tarde.

No sábado, os concorrentes terão pela frente mais uma dupla passagem por quatro especiais, que no domingo se reduzem a duas também percorridas por duas vezes.

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Thierry Neuville, 67 pontos; 2.º, Elfyn Evans, 61; 3.º, Adrien Fourmaux, 46; 4.º, Ott Tanak, 33; 5.º, Kalle Rovampera, 31; 6.º, Takamoto Katsuta, 30; 7.º, Sébastien Ogier, 24; 8.º, Esapekka Lappi, 23; 9.º, Oliver Solberg, 12; 10.º, Sami Pajari,6. Estão classificados mais 12 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Martijn Wydaeghe, 67 pontos; 2.º, Scott Martin 61; 3.º, Alexandre Coria, 46; 4.º, Martin Järveoja, 33; 5.º, Jonne Halttunen, 31; 6.º, Aaron Johnston, 30; 7.º, Vincent Landais, 24; 8.º, Janne Ferm, 23; 9.º, Elliott Edmondson, 12; 10.º, Enni Mälkönen,6. Estão classificados mais 12 navegadores.

MARCAS – 1.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 131 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 127; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 72.

RC2

PILOTOS – 1.º, Yohan Rossel, Oliver Solberg e Gus Greensimth, 25 pontos; 4, Nicolas Ciamin, 24; 5.º, “Pepe” López e Sami Pajari, 18; 7.º, Nikolay Gryazin, Georg Linnamäe e Kajetan Kajetanowicz, 15; 10.º, Roope Korhnen, 12. Estão classificados mais 18 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Elliott Edmondson, 43 pontos; 2.º, Arnaud Dunand e Jonas Andersson, 25; 4.º, Yannick Roche, 24; 5.º, David Vázquez e Enni Mälkkönen, 18; 7.º, Aleksandrov Konstantin, James Morgan e Maciej Szczepaniak, 15; 10.º, Anssi Viinikka, 10. Estão classificados mais 18 navegadores.

EQUIPAS – 1.º, AEC-DG Sport Competition, Toyota Gazoo Racing World Rally Team NG e Toksport World Rally Team, 43 pontos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *