WRC

Super-especial do Rali de Portugal na Figueira a Foz

Com a nega da cidade de Coimbra, a super-especial do Vodafone Rally de Portugal pode estar de malas aviadas para a Figueira da Foz. A informação foi de imediato avançada quando se ficou a saber da não realização em Coimbra, pelo que a Figueira da Foz está na calha para a realizar.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Com Coimbra a abonar inexistência de verba para bisar a super-especial em Santa Clara, na margem esquerda do Mondego, o Automóvel Club de Portugal (ACP) recorreu ao Município da Figueira da Foz para a realizar no dia 11 de maio. Naturalmente que é necessária a confirmação oficial, mas não há fumo sem fogo e a informação de que a Praia a Claridade está na rota do especial urbana é uma realidade. Pelo menos a notícia já circula a alta velocidade e, ao que tudo indica, terá um acordo para os próximos três anos.

De acordo com Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara da Figueira ada Foz, o acordo entre o Município e i Automóvel Club de Portugal (ACP) é extensível até 2025: «Só avançámos com esta possibilidade depois do presidente da Câmara de Coimbra ter feito a confirmação pública de desistência e o ACP também», sublinhou Pedro Santana Lopes que considera que a prova vai ter um impacto «muito forte» na economia local da Figueira da Foz fora da época alta, com grande reflexo para todo esse fim de semana».

Por cada uma das três edições, o município da Figueira da Foz vai investir 300 mil euros, verba que, segundo afirmou, vai sair das contrapartidas do jogo e também de patrocínios e venda de ingressos. O presidente da autarquia adiantou ainda que o percurso vai ser definido nos próximos dias por uma equipa que está a ser constituída e que será revelada nos próximos dias, embora na próxima segunda-feira comece já a trabalhar.

«Estamos a trabalhar para conseguirmos, pelo menos, todos os meses, eventos de natureza diferente mobilizadores da procura turística, para corresponder às expectativas da economia local, nas áreas ligadas ao comércio e ao turismo», salientou.

O presidente do município de Coimbra, José Manuel Silva, anunciou na semana passada, durante a Assembleia Municipal, que deixou cair a super-especial do Rali de Portugal por falta de dinheiro.

«Gostaríamos de a fazer, mas, de facto, nesta altura, não há dinheiro para tudo aquilo que gostaríamos de fazer», afirmou o autarca eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós,Cidadãos!, PPM, Aliança, RIR e Volt).

O AutoSport avança que, se conformar a super-especial de abertura do Vodafone Rally de Portugal na Figueira da Foz: «“26 anos, 1 mês e 19 dias depois – 9.545 dias, se preferir –, o Mundial de Ralis regressa a uma cidade onde teve lugar um dos momentos mais espantosos da história do Mundial de ralis.

A emoção de quem seguiu o troço nesse dia ao vivo foi inigualável, mas a verdade é que a inconsciência de quem estava colocado à beira da estrada foi enorme. São famosas as palavras de Luís Moya, navegador de Carlos Sainz, que dentro do Ford Escort WRC não se coibiu de dizer o que lhe ia na alma.

«Nunca vi nada assim na minha vida “coño”, animales…» ou mesmo Colin McRae: «Inacreditável!», ou Nick Grist: «Isto é de doidos… » Realmente, visto de dentro dos carros o “filme” era ainda mais dramático, e ironicamente no fim a organização anulou a especial.

O facto de ter estado prevista uma extensão maior para o troço, que se viu amputado de mais de metade, acabou por agrupar ainda mais as pessoas, exponenciado o perigo. Compreende-se a dificuldade de anular a especial, e felizmente as recordações desse dia são todas boas. Pode dizer-se que é pena, mas nunca mais se viverá nada assim no WRC».

Obviamente que a super-especial da Figueira da Foz deverá ser realizada no perímetro urbano e não na Serra da Boa Viagem. O Vodafone Rally de Portugal, quinta prova pontuável para o Campeonato do Mundo da especialidade, vai para a estrada de 11 a 14 de maio.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *