Velocidade moto

“Continuar mesmo quando fiquei sem nada”

Martim Garcia deu o salto para o Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK) em 2024 com uma das equipas mais competitivas em Espanha, tendo já participado na prova inaugural no circuito de Jerez.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

O Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK) teve início no circuito de Jerez e, dentro do pelotão, estão vários pilotos portugueses, entre os quais Martim Garcia, que teve a sua estreia em solo espanhol na classe SuperSport300 depois de um ano a participar em Portugal na mesma categoria.

«A temporada de 2023 foi de estreia numa nova categoria. Em termos de resultados foi um ano incrível. Não foram só alegrias, porque também tive uma lesão em que tive de fazer uma corrida lesionado, mas nem tudo pode ser perfeito, mas foi um ano incrível e inesquecível sem dúvidas. Aprendi que as corridas nunca são como começam e sim como acabam, e para além de tudo lutar até ao fim e acreditar», declarou Martim Garcia.

Em 2024 deu o salto para o ESBK e logo com uma equipa de peso, a Box 77 Competición, uma das principais e mais competitivas equipas da competição: «Este ano entrei para uma das melhores equipas Kawasaki de Espanha se não a melhor na minha opinião, é mais um sonho realizado», sustentou.

«Espero puder evoluir bastante com eles e chegar ainda mais longe, e eu acho que eles esperam que eu deia o meu melhor como sempre e os resultados vão aparecendo», acrescentou ainda o piloto de 16 anos, adiantando que «entrar nesta grande equipa também trará vários desafios».

«Os principais desafios vão ser estar com pessoas novas de outros idiomas, ter de sair da minha zona de conforto. Terei como objetivos dar o meu melhor e focar me no dia de hoje e dia após dia os resultados vão aparecer», sublinhou.

Contudo esta última época de defeso não foi nada fácil, o piloto corria na AKKOIL Racing Team que cessou operações e perdeu todos os seus patrocinadores: «Não estava à espera que isto fosse acontecer, não vou puder trabalhar com pessoas que eu gostava imenso, mas cada um segue o caminho que escolhe».

«Alguns escolheram desistir e eu escolhi continuar a lutar mesmo quando fiquei sem nada, graças aos meus pais e a minha força para não desistir, sem dúvida que com a minha nova equipa vou conseguir fazer o campeonato nacional mais forte do mundo, por isso só tenho de agradecer e continuar a acreditar», revelou o jovem piloto.

O campeonato passará duplamente pelo Autódromo de Estoril. Duas rondas que terão um sabor especial: «Acho muito interessante estas duas vindas ao Autódromo do Estoril, porque é a minha casa, é um circuito onde sou forte e tenho bastante confiança, por isso gostei muito do calendário», disse o piloto lisboeta.

As passagens do ESBK por Portugal serão as rondas 3 e 5, primeiramente nos dias 5, 6 e 7 de julho e, depois, no fim de semana de 30 e 31 de agosto e 1 de setembro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *