VELOCIDADE

Newgarden desqualificado em St.Petersburg

A NTT Indycar Series anunciou penalizações para os três carros do Team Penske no Grande Prémio de St.Petersburg, incluindo a desqualificação de Josef Newgarden, retirando-lhe assim a vitória na corrida.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

A primeira corrida do ano da Indycar Series, o Grande Prémio de São Petersburgo, correu-se à um mês e meio, mas só agora os responsáveis pelo campeonato anunciaram a decisão de penalizar os três carros do Team Penske nessa corrida.

A mais notória das penalizações foi para o vencedor da prova, o norte-americano Josef Newgarden, que assim perde a mesma, como a liderança do campeonato. Desqualificado foi também Scott Mclaughlin, que tinha terminado no terceiro lugar. O terceiro piloto da organização, Will Power, sofreu apenas uma redução de 10 pontos nas contas da classificação do campeonato.

Estas penalizações surgem derivado de um erro no software do sistema Push to Pass, usado pelos pilotos para ajudar a efetuar manobras de ultrapassagem com potência extra. Este sistema é proibido na primeira volta de corrida ou na primeira após um recomeço. Este erro no software permitia-lhes usar o Push to Pass nesses mesmos momentos, algo que não deveria de acontecer.

«Infelizmente, o software Push to Pass não foi removido como deveria ter sido, após os testes da motorização híbrida recentemente concluídos nos carros da Team Penske. Este software permitiu que o Push to Pass fosse utilizado durante os reinícios da corrida do Grande Prémio de São Petersburgo, quando não deveria ter sido permitido», começou por referir Tim Cincric, presidente do Team Penske.

«O carro n.º 2 conduzido por Josef Newgarden e o carro n.º 3 conduzido por Scott McLaughlin utilizaram ambos o Push to Pass num reinício, o que violou as regras da Indycar. O Team Penske aceita as penalizações aplicadas pela Indycar», sublinhou ainda Tim Cincric.

Assim, a classificação final da corrida atribui a vitória a Pato O’Ward, da Arrow Mclaren, com Will Power a terminar na segunda posição e o piloto da Andretti Global, Colton Herta, no lugar mais baixo do pódio.

No campeonato o líder passou a ser o vencedor da corrida de Long Beach, o neozelandês Scott Dixon. O homem da Chip Ganassi Racing encontra-se com 79 pontos, mais 2 o segundo classificado.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *