Kris Meeke: “jackpot” no Casinos do Algarve
Piloto do Team Hyundai Portugal lidera o campeonato, com 56 pontos, contra os 44 de Armindo Araújo e os 28 de Ricardo Teodósio. A próxima prova do campeonato será o Rali Terras D’Aboboreira, na estrada a 26 e 27 de abril.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Mais rápido nas nove especiais que integravam o traçado da competição algarvia, Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2) averbou a segunda vitória da temporada, e, igual número de provas.
O piloto inglês parece lançado para ser o primeiro no final do Campeonato de Portugal de Ralis, restando saber se é considerado campeão, vencedor do campeonato ou não verá o seu desempenho reconhecido, por questões legais, que estão a ser discutidas por quem de direito.
A marca sul-coreana, que, ontem, tinha terminado o dia com os seus pilotos nas duas primeiras posições, viu essa possibilidade desaparecer a duas classificativas do fim, altura em que Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) conseguiu deixar para trás Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), o que deixou definido o pódio da prova algarvia.
Com Kris Meeke inalcançável no primeiro lugar, a mais interessante luta foi, de facto, travada entre o tirsense Armindo Araújo e o algarvio Ricardo Teodósio, com vantagem para o primeiro, que começou o dia de hoje na quarta posição após as três especiais disputadas na véspera.
«Assumimos uma escolha e gestão de pneus com a clara noção que poderíamos não ser tão rápidos no primeiro dia, mas que nos dava uma boa posição na estrada nas especiais de hoje», começou por explicar Armindo Araújo.
O piloto de Santo Tirso viu-se obrigado «a fazer uma recuperação e a travar uma intensa luta até à última especial». «Conseguimos subir até ao segundo lugar no penúltimo troço e segurar a posição no final. Estrategicamente fomos eficazes», frisou.
Excelente quarto lugar de Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 Evo), na segunda prova ao volante de um RC2, â frente do regressado Rui Madeira (Ford Fiesta Rally2), que acusou falta de ritmo, consequência da irregularidade das suas presenças na estrada.
Quem estava a recuperar, em termos de andamento, face ao dia anterior era José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) que tinha conseguido ascender à quarta posição, mas um desesperante problema elétrico, a causar sucessivas quebras de rendimento do motor, fê-lo cair para o fundo da tabela classificativa (13º). Pior sorte teve Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), que quando parecia ter assegurado o quarto lugar debateu-se com problemas de travões e acabou por ser forçado ao abandono.
No CPR 2RM não faltou incerteza na discussão dos primeiros lugares, com esta a manter-se até à classificativa de fecho, já depois do campeão Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4) ter sido forçado a desistir, quando o autoblocante cedeu, depois de ter arrebatado a liderança a Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4).
A partir de então, o jovem piloto de Viseu esteve sempre na frente, destacando-se de Daniel Nunes (Peugeot 208 Rally4) de Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) e de João Andrade (Peugeot 208 Rally4). Triunfo indiscutível de Lopes, sendo de destacar a subida de Andrade ao segundo lugar na última classificativa, com Nunes a ser vítima de problemas mecânicos (transmissão) após o final, algo que o fez penalizar um minuto à chegada a Portimão, sendo relegado para o quarto lugar.
Pedro Pereira (Peugeot 208 Rally4), o vencedor da FPAK Júnior Team em 2023, entrou com o pé direito no CPR ao terminar em quinto, na frente de Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) que passa a liderar o Campeonato Júnior.
Nos Clássicos, vitória de José Merceano (Mitsubishi Lancer IV) que depois de Luís Mota (Mitsubishi Carisma GT IV) ter terminado o primeiro dia na frente, conseguiu ascender ao primeiro lugar da categoria, antes do seu adversário desistir, e garantir a vitória.
O lituano Martynas Samsonas (Skoda Fabia N5) dominou no Campeonato Promo, com Adruzilo Lopes (Skoda Fabia N5), vencedor da prova de abertura, a terminar em segundo, ao beneficiar do abandono de Armando Carvalho (Mitsubishi Lancer IX), na última prova de classificação, com problemas de suspensão, com Miguel Carvalho (Hyundai i20 N5) a completar o pódio.
O lituano triunfou, também, na prova de abertura do Campeonato Start Sul, à frente de Miguel Carvalho, com João Bica (Mitsubishi Lancer IX) a garantir a terceira posição.
FICHA DA PROVA
Prova – Rali Casinos do Algarve
Data – 15/16 de Março
Organizador – Clube Automóvel do Algarve
Estrutura – 383,29 km divididos por quatro secções: Lagoa – Vila do Bispo (79,81 km); Vila do Bispo – Lagoa (62,40 km); Lagoa – Silves (123,56 km); Silves – Portimão (117,52 km)
PC – 9 (2 + 1 + 3 + 3)
Extensão das PC – 104,94 km (13,54 km + 1,38 km + 45,01 km + 45,01 km)
Percentagem das PC – 27,37 %
Inscritos – 63 (17 RC2, 16 RC4, 1 RC5, 2 CLA, 3 P6, 1 P5, 4 P4, 1 P3, 4 P1, 6 X3, 6 X2, 2 X1)
Participantes – 63 (17 RC2, 16 RC4, 1 RC5, 2 CLA, 3 P6, 1 P5, 4 P4, 4 P1, 7 X3, 6 X2, 2 X1)
Classificados – 44 (13 RC2, 13 RC4, 1 CLA, 1 P6, 4 P4, 3 P1, 4 X3, 3 X2, 2 X1)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Kris Meeke, da 1.ª à 9.ª PC
RC2– Kris Meeke, da 1.ª à 9.ª PC
RC4 – Hugo Lopes, da 1.ª à 3.ª PC; Gonçalo Henriques, na 4.ª PC; Hugo Lopes, da 5.ª à 8.ª PC; Daniel Nunes, na 9.ª PC
RC5 – Luís Caetano, da 1.ª à 8.ª PC
CLA – Luís Mota, da 1.ª à 4.ª PC; José Merceano, da 5.ª à 9.ª PC
P6 – Vasco Tintim, na 1.ª PC; Paulo Cavaco, na 2.ª e 3.ª PC; Vasco Tintim, na 4.ª PC; Paulo Cavaco, da 5.ª à 9.ª PC
P5 – Nelson Silva, da 1.ª à 5.ª PC
P4 – Martynas Samsonas, da 1.ª à 9.ª PC
P1 – João Gago, da 1.ª à 5.ª PC; Viana Martins, da 6.ª à 9.ª PC
X3 – Armando Carvalho, da 1.ª à 8.ª PC; João Bica, na 9.ª PC
X2 – Hélder Miranda, na 1.ª e 2.º PC; Paulo Anselmo, da 3.ª à 9.ª PC
X1 – Nuno Pinto, da 1.ª à 9.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2)
RC2 – Kris Meeke/James Fulton(Hyundai i20 N Rally2)
RC4 – Daniel Nunes/José Janela (Peugeot 208 Rally4)
CLA – José Merceano/Francisco Pereira (Mitsubishi Lancer IV)
P6 – Paulo Cavaco/Rudi Cavaco (Peugeot 208 1.2 Pure Tech)
P4 – Martynas Samsonas/Ervinas Snitkas (Skoda Fabia N5)
P1 – Viana Martins/Rodrigo Assunção (Peugeot 208 R2)
X3 – João Bica/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer IX)
X2 – Paulo Anselmo/André Silva (BMW 316i Compact)
X1 – Nuno Pinto/João Silva (Citroën Saxo Cup)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Kris Meeke/James Fulton | Hyundai i20 N Rally2 | 1.’02,32,2″ |
2.º | Armindo Araújo/Luís Ramalho | Skoda Fabia RS Rally2 | a 55,6″ |
3.º | Ricardo Teodósio/José Teixeira | Hyundai i20 N Rally2 | a 58,0″ |
4.º | Ernesto Cunha/Rui Raimundo | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 2’47,7″ |
5.º | Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva | Ford Fiesta Rally2 | a 3’06,0″ |
6.º | Lucas Simões/Valter Cardoso | Ford Fiesta Rally2 | a 3’33,5″ |
7.º | Paulo Neto/Nuno Mota Ribeiro | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 4’01,0″ |
8.º | Ricardo Filipe/Filipe Carvalho | Skoda Fabia R5 | a 4’43,9″ |
9.º | Martynas Samsonas/Ervinas Snitkas | Skoda Fabia N5 | a 4’55,8″ |
10.º | Adruzilo Lopes/Paulo Leones | Skoda Fabia N5 | a 6’18,0″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Kris Meeke | 9 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Pedro Almeida | 0 | 1 | 0 | 2 | 0 | 1 |
Ricardo Teodósio | 0 | 2 | 7 | 0 | 0 | 0 |
Armindo Araújo | 0 | 6 | 1 | 1 | 1 | 0 |
Ernesto Cunha | 0 | 0 | 0 | 1 | 4 | 1 |
Martynas Samsonas | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Rakan Al-Rashed | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
José Pedro Fontes | 0 | 0 | 1 | 3 | 0 | 0 |
Rui Madeira | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 2 |
Pedro Meireles | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
Lucas Simões | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Ricardo Filipe | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 |
Paulo Neto | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
CLASSIFICAÇÃO 2 RODAS MOTRIZES
1.º Hugo Lopes/Magda Oliveira (Peugeot 208 Rally4), 1h08m31.3s
2.º João Andrade/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 1.30.0
3.º Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 1.32.9
4.º Daniel Nunes/José Janela (Peugeot 208 Rally4), a 1.36.7
5.º Pedro Pereira/João Aguiar (Peugeot 208 Rally4), a 1.53.1
6.º Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 2.02.7
7.º Jorge Carvalho/António Santos (Renault Clio Rally4), a 2.54.5
8.º Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4), a 3.10.9
9.º Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4), a 4.15.9
10.º Luís Morais/Rafael Cunha (Peugeot 208 Rally4), a 5.01.1
CAMPEONATO JÚNIOR
1.º Hugo Lopes/Magda Oliveira (Peugeot 208 Rally4), 1.08.31.3
2.º João Andrade/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 1.30.0
3.º Pedro Pereira/João Aguiar (Peugeot 208 Rally4), a 1.53.1
4.º Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 2.02.7
5.º Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Peugeot 208 Rally4), a 5.10.5
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
PILOTOS – 1.º, Kris Meeke, 56 pontos; 2.º, Armindo Araújo, 44; 3.º, Ricardo Teodósio, 28; 4.º, Ruben Rodrigues, 18; 5.º, Ernesto Cunha, 18; 6.º, Lucas Simões, 16; 7.º, Paulo Neto, 16; 8.º, José Pedro Fontes, 15; 5.º, Pedro Meireles, 12; 10.º, Rui Madeira, 12.
NAVEGADORES – 1.º, James Fulton, 56 pontos; 2.º, Luís Ramalho, 44; 3.º, José Teixeira, 28; 4.º, António Costa, 18; 5.º, Rui Raimundo, 18; 6.º, Valter Cardoso, 16; 7.º, Nuno Mota Ribeiro, 16; 8.º, Inês Ponte, 15; 9.º, Ricardo Cunha, 12; 10.º, Nuno Rodrigues da Silva, 12.
Próximas provas – Rali Terras d’Aboboreira, a 26 e 27 de Abril, organizado pelo Clube Automóvel de Amarante, para o Campeonato de Portugal e para o Peugeot Rally Cup Portugal; Rali de Vieira do Minho, a 29 e 30 de Março, organizado pelo Motor Clube de Guimarães, para o Campeonato Promo; Rali Cidade de Portimão, a 20 e 21 de Abril, organizado para o Campeonato Start Sul, organizado pelo Clube Automóvel do Sul.