NacionalRALIS

Kris Meeke: “jackpot” no Casinos do Algarve

Piloto do Team Hyundai Portugal lidera o campeonato, com 56 pontos, contra os 44 de Armindo Araújo e os 28 de Ricardo Teodósio. A próxima prova do campeonato será o Rali Terras D’Aboboreira, na estrada a 26 e 27 de abril.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA  (carlos.sousa@autolook.pt)

Mais rápido nas nove especiais que integravam o traçado da competição algarvia, Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2) averbou a segunda vitória da temporada, e, igual número de provas.

O piloto inglês parece lançado para ser o primeiro no final do Campeonato de Portugal de Ralis, restando saber se é considerado campeão, vencedor do campeonato ou não verá o seu desempenho reconhecido, por questões legais, que estão a ser discutidas por quem de direito.

A marca sul-coreana, que, ontem, tinha terminado o dia com os seus pilotos nas duas primeiras posições, viu essa possibilidade desaparecer a duas classificativas do fim, altura em que Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) conseguiu deixar para trás Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), o que deixou definido o pódio da prova algarvia.

Com Kris Meeke inalcançável no primeiro lugar, a mais interessante luta foi, de facto, travada entre o tirsense Armindo Araújo e o algarvio Ricardo Teodósio, com vantagem para o primeiro, que começou o dia de hoje na quarta posição após as três especiais disputadas na véspera.

«Assumimos uma escolha e gestão de pneus com a clara noção que poderíamos não ser tão rápidos no primeiro dia, mas que nos dava uma boa posição na estrada nas especiais de hoje», começou por explicar Armindo Araújo.

O piloto de Santo Tirso viu-se obrigado «a fazer uma recuperação e a travar uma intensa luta até à última especial». «Conseguimos subir até ao segundo lugar no penúltimo troço e segurar a posição no final. Estrategicamente fomos eficazes», frisou.

Excelente quarto lugar de Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 Evo), na segunda prova ao volante de um RC2, â frente do regressado Rui Madeira (Ford Fiesta Rally2), que acusou falta de ritmo, consequência da irregularidade das suas presenças na estrada.

Quem estava a recuperar, em termos de andamento, face ao dia anterior era José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) que tinha conseguido ascender à quarta posição, mas um desesperante problema elétrico, a causar sucessivas quebras de rendimento do motor, fê-lo cair para o fundo da tabela classificativa (13º). Pior sorte teve Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), que quando parecia ter assegurado o quarto lugar debateu-se com problemas de travões e acabou por ser forçado ao abandono.

No CPR 2RM não faltou incerteza na discussão dos primeiros lugares, com esta a manter-se até à classificativa de fecho, já depois do campeão Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4) ter sido forçado a desistir, quando o autoblocante cedeu, depois de ter arrebatado a liderança a Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4).

A partir de então, o jovem piloto de Viseu esteve sempre na frente, destacando-se de Daniel Nunes (Peugeot 208 Rally4) de Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) e de João Andrade (Peugeot 208 Rally4). Triunfo indiscutível de Lopes, sendo de destacar a subida de Andrade ao segundo lugar na última classificativa, com Nunes a ser vítima de problemas mecânicos (transmissão) após o final, algo que o fez penalizar um minuto à chegada a Portimão, sendo relegado para o quarto lugar.

Pedro Pereira (Peugeot 208 Rally4), o vencedor da FPAK Júnior Team em 2023, entrou com o pé direito no CPR ao terminar em quinto, na frente de Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) que passa a liderar o Campeonato Júnior.

Nos Clássicos, vitória de José Merceano (Mitsubishi Lancer IV) que depois de Luís Mota (Mitsubishi Carisma GT IV) ter terminado o primeiro dia na frente, conseguiu ascender ao primeiro lugar da categoria, antes do seu adversário desistir, e garantir a vitória.

O lituano Martynas Samsonas (Skoda Fabia N5) dominou no Campeonato Promo, com Adruzilo Lopes (Skoda Fabia N5), vencedor da prova de abertura, a terminar em segundo, ao beneficiar do abandono de Armando Carvalho (Mitsubishi Lancer IX), na última prova de classificação, com problemas de suspensão, com Miguel Carvalho (Hyundai i20 N5) a completar o pódio.

O lituano triunfou, também, na prova de abertura do Campeonato Start Sul, à frente de Miguel Carvalho, com João Bica (Mitsubishi Lancer IX) a garantir a terceira posição.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali Casinos do Algarve

Data – 15/16 de Março

Organizador – Clube Automóvel do Algarve

Estrutura – 383,29 km divididos por quatro secções: Lagoa – Vila do Bispo (79,81 km); Vila do Bispo – Lagoa (62,40 km); Lagoa – Silves (123,56 km); Silves – Portimão (117,52 km)

PC – 9 (2 + 1 + 3 + 3)

Extensão das PC – 104,94 km (13,54 km + 1,38 km + 45,01 km + 45,01 km)

Percentagem das PC – 27,37 %

Inscritos – 63 (17 RC2, 16 RC4, 1 RC5, 2 CLA, 3 P6, 1 P5, 4 P4, 1 P3, 4 P1, 6 X3, 6 X2, 2 X1)

Participantes – 63 (17 RC2, 16 RC4, 1 RC5, 2 CLA, 3 P6, 1 P5, 4 P4, 4 P1, 7 X3, 6 X2, 2 X1)

Classificados – 44 (13 RC2, 13 RC4, 1 CLA, 1 P6, 4 P4, 3 P1, 4 X3, 3 X2, 2 X1)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Kris Meeke, da 1.ª à 9.ª PC

RC2– Kris Meeke, da 1.ª à 9.ª PC

RC4 – Hugo Lopes, da 1.ª à 3.ª PC; Gonçalo Henriques, na 4.ª PC; Hugo Lopes, da 5.ª à 8.ª PC; Daniel Nunes, na 9.ª PC

RC5 – Luís Caetano, da 1.ª à 8.ª PC

CLA – Luís Mota, da 1.ª à 4.ª PC; José Merceano, da 5.ª à 9.ª PC

P6 – Vasco Tintim, na 1.ª PC; Paulo Cavaco, na 2.ª e 3.ª PC; Vasco Tintim, na 4.ª PC; Paulo Cavaco, da 5.ª à 9.ª PC

P5 – Nelson Silva, da 1.ª à 5.ª PC

P4 – Martynas Samsonas, da 1.ª à 9.ª PC

P1 – João Gago, da 1.ª à 5.ª PC; Viana Martins, da 6.ª à 9.ª PC

X3 – Armando Carvalho, da 1.ª à 8.ª PC; João Bica, na 9.ª PC

X2 – Hélder Miranda, na 1.ª e 2.º PC; Paulo Anselmo, da 3.ª à 9.ª PC

X1 – Nuno Pinto, da 1.ª à 9.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2)

RC2 – Kris Meeke/James Fulton(Hyundai i20 N Rally2)

RC4 – Daniel Nunes/José Janela (Peugeot 208 Rally4)

CLA – José Merceano/Francisco Pereira (Mitsubishi Lancer IV)

P6 – Paulo Cavaco/Rudi Cavaco (Peugeot 208 1.2 Pure Tech)

P4 – Martynas Samsonas/Ervinas Snitkas (Skoda Fabia N5)

P1 – Viana Martins/Rodrigo Assunção (Peugeot 208 R2)

X3 – João Bica/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer IX)

X2 – Paulo Anselmo/André Silva (BMW 316i Compact)

X1 – Nuno Pinto/João Silva (Citroën Saxo Cup)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Kris Meeke/James Fulton Hyundai i20 N Rally2 1.’02,32,2″
2.º Armindo Araújo/Luís Ramalho Skoda Fabia RS Rally2 a 55,6″
3.º Ricardo Teodósio/José Teixeira Hyundai i20 N Rally2 a 58,0″
4.º Ernesto Cunha/Rui Raimundo Skoda Fabia Rally2 Evo a 2’47,7″
5.º Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva Ford Fiesta Rally2 a 3’06,0″
6.º Lucas Simões/Valter Cardoso Ford Fiesta Rally2 a 3’33,5″
7.º Paulo Neto/Nuno Mota Ribeiro Skoda Fabia Rally2 Evo a 4’01,0″
8.º Ricardo Filipe/Filipe Carvalho Skoda Fabia R5 a 4’43,9″
9.º Martynas Samsonas/Ervinas Snitkas Skoda Fabia N5 a 4’55,8″
10.º Adruzilo Lopes/Paulo Leones Skoda Fabia N5 a 6’18,0″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Kris Meeke 9 0 0 0 0 0
Pedro Almeida 0 1 0 2 0 1
Ricardo Teodósio 0 2 7 0 0 0
Armindo Araújo 0 6 1 1 1 0
Ernesto Cunha 0 0 0 1 4 1
Martynas Samsonas 0 0 0 0 0 1
Rakan Al-Rashed 0 0 0 0 0 1
José Pedro Fontes 0 0 1 3 0 0
Rui Madeira 0 0 0 2 0 2
Pedro Meireles 0 0 0 0 2 0
Lucas Simões 0 0 0 0 0 2
Ricardo Filipe 0 0 0 0 2 0
Paulo Neto 0 0 0 0 0 1

CLASSIFICAÇÃO 2 RODAS MOTRIZES

1.º Hugo Lopes/Magda Oliveira (Peugeot 208 Rally4), 1h08m31.3s

2.º João Andrade/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 1.30.0

3.º Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 1.32.9

4.º Daniel Nunes/José Janela (Peugeot 208 Rally4), a 1.36.7

5.º Pedro Pereira/João Aguiar (Peugeot 208 Rally4), a 1.53.1

6.º Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 2.02.7

7.º Jorge Carvalho/António Santos (Renault Clio Rally4), a 2.54.5

8.º Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4), a 3.10.9

9.º Anton Korzun/Pavlo Kononov (Peugeot 208 Rally4), a 4.15.9

10.º Luís Morais/Rafael Cunha (Peugeot 208 Rally4), a 5.01.1

CAMPEONATO JÚNIOR

1.º Hugo Lopes/Magda Oliveira (Peugeot 208 Rally4), 1.08.31.3

2.º João Andrade/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 1.30.0

3.º Pedro Pereira/João Aguiar (Peugeot 208 Rally4), a 1.53.1

4.º Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 2.02.7

5.º Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Peugeot 208 Rally4), a 5.10.5

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS

PILOTOS – 1.º, Kris Meeke, 56 pontos; 2.º, Armindo Araújo, 44; 3.º, Ricardo Teodósio, 28; 4.º, Ruben Rodrigues, 18; 5.º, Ernesto Cunha, 18; 6.º, Lucas Simões, 16; 7.º, Paulo Neto, 16; 8.º, José Pedro Fontes, 15; 5.º, Pedro Meireles, 12; 10.º, Rui Madeira, 12.

NAVEGADORES – 1.º, James Fulton, 56 pontos; 2.º, Luís Ramalho, 44; 3.º, José Teixeira, 28; 4.º, António Costa, 18; 5.º, Rui Raimundo, 18; 6.º, Valter Cardoso, 16; 7.º, Nuno Mota Ribeiro, 16; 8.º, Inês Ponte, 15; 9.º, Ricardo Cunha, 12; 10.º, Nuno Rodrigues da Silva, 12.

Próximas provas – Rali Terras d’Aboboreira, a 26 e 27 de Abril, organizado pelo Clube Automóvel de Amarante, para o Campeonato de Portugal e para o Peugeot Rally Cup Portugal; Rali de Vieira do Minho, a 29 e 30 de Março, organizado pelo Motor Clube de Guimarães, para o Campeonato Promo; Rali Cidade de Portimão, a 20 e 21 de Abril, organizado para o Campeonato Start Sul, organizado pelo Clube Automóvel do Sul.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *