Velocidade moto

Três portugueses hoje em ação no JuniorGP

Portugal está representado por três pilotos no conceituado JuniorGP. Afonso Almeida, Martim Marco e Gonçalo Ribeiro exibem a bandeira das quinas às sete rondas do campeonato, o qual passará duas vezes por Portugal. Este domingo aceleram no Misano World Circuit Marco Simoncelli, em Itália.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

O Campeonato do Mundo FIM JuniorGP é a maior competição de antecâmera ao MotoGP, acolhendo todos os anos inúmeros jovens pilotos que pretendem dar o salto até ao mundial de velocidade. Hoje em dia é composto por quatro categorias: European Talent Cup, Campeonato Europeu de Stock, Campeonato Europeu de Moto2 e, o principal, o Campeonato do Mundo FIM JuniorGP em Moto3.

Por lá passaram a vasta maioria dos nomes que hoje se encontram no MotoGP, como os campeões do mundo Fabio Quartararo, Francesco Bagnaia e Joan Mir, ou mais recentemente o surpreendente Pedro Acosta.

A primeira ronda do ano decorre este fim de semana, onde estão presentes três jovens portugueses. Afonso Almeida e Martim Marco estão a competir na European Talent Cup, já Gonçalo Ribeiro marcará presença no Campeonato Europeu de Stock.

Afonso Almeida correrá pela AGR Team, uma experiente e prestigiante equipa no mundo da formação de jovens. O piloto de 14 anos, natural da Charneca da Caparica, vai estreou-se no campeonato, após dois anos a correr nas PreMoto3 no ESBK enquanto foi protegido de Miguel Oliveira.

Já Martim Marco é natural de Coimbra e também estreou-se na European Talent Cup aos 15 anos de idade, estando ao serviço da espanhola Fifty Motorsport, uma estrutura focada em criar jovens pilotos no mais alto nível possível. No ano passado fez parte do campeonato de PreMoto3 no ESBK e foi selecionado para realizar provas de captação para a Red Bull Rookies Cup, para não falar que também é um piloto de sucesso em Supermoto.

Já Gonçalo Ribeiro alinha na sua segunda época no Campeonato Europeu de Stock, onde terminou no 21.º lugar na classificação e teve como melhor resultado numa corrida uma 12.ª posição. Proveniente de d Caíde de Rei, o jovem de 18 anos está inserido este ano numa estrutura superior, será companheiro de equipa de Martim Marco no Fifty Motorsport.

As primeiras corridas do JuniorGP decorrerão este domingo, dia 21 de abril, no Misano World Circuit Marco Simoncelli, em Itália.

No calendário deste ano também constam duas passagens por Portugal. A primeira nos dias 3, 4 e 5 de maio no Circuito do Estoril e, a segunda, será a 21, 22 e 23 de junho no Autódromo Internacional do Algarve, onde os pilotos lusos irão com certeza tentar dar razões de satisfação aos adeptos da casa.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *